Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTEC700

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTE

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Se não soltar com 17 kgfm, pare, que pode quebrar o parafuso, é a única coisa que pode dar errado, veja se o encaixe está firme e não vai espanar.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por henez »

Ok...mas ficou uma pergunta para tras:
E uma outra técnica que eu pensei agora:E se eu reapertar ele,sem afrouxar,o torquímetro não vai deixar pois ele esta com pelo menos 11kg de torque,correto?
MonzaClub20EFICHZ

É necessário soltar e reapertar, e não só reapertar.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Ok....agora só falta o torquimetro,mas só o torque de 11kg ja basta?digo isso,pois pelo que tu me disse isso era um aperto "antigo",da epoca que não tinha aperto em graus,e em uma materia do Carlo Freire,diz que os 60° é +- 8kg de torque,então eu deveria dar 2kg+8+8+8=26kg ou estou errado?

Considerando 2kg de encosto,e mais os 3 apertos de 60°,que neste caso seriam 8kg

Link de onde retirei esta informação: http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... e_01.shtml
MonzaClub20EFICHZ

Eu sempre usei assim sem problemas, é um sugestão, pode fazer qualquer uma das duas.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Ok,mas queria a opinião de mais alguem,até seria bom se o próprio Carlos Freire visse esse assunto,é que assim,não to dizendo que ninguém é mentiroso ou que um tem a razão,mas a diferença é gritante,11kg que tu diz para os 26kg que o Carlos diz,tipo,fique confuso agora.

Vou mandar uma MP para o Carlos para que ele possa ficar a par do assunto,e se possível colaborar aqui também.

Repetindo,não to confiando em um,ou dizendo que um é mentiroso,só que eu sou o tipo de cara que primeiro pesquisa,e depois de ter tudo pesquisado é que eu vou e faço,entende.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A melhor fonte de especificações é o manual de reparação do veículo.

Algumas juntas também enviam a sequência e torque dos parafusos na embalagem da junta de cabeçote.

Procurei e não encontrei onde eu disse que o torque seria 26kg mesmo no site do Monza Clube. O que achei foi que disse 8kg mais o aperto angular.

É preciso tomar cuidado com os valores em que são especificados e unidades de medida. Pois Kg, é diferente de N.m. e lbf.pé. São medidas diferentes e os valores ficam muito diferentes entre eles ou outra unidade de medida.

No manual de reparações do Monza 90, na página 6B-07, indica:

... apertar os parafusos na sequência indicada (fig. 2) e gradativamente: 25N.m. (18lbf.pé).
Após aperto, especificado, gire o parafuso mais 180º - 200º em 3 etapas (60º + 60º + 60º), tornando como referência as arestas do sextavado da cabeça do parafuso.

No folheto da junta de cabeçote Taranto indica:

1ª - Torque inicial de 2,5kg
2ª - Aperto angular a + 60º
3ª - Aperto angular a + 60º
4ª - Aperto angular a + 30º
5ª - Aperto angular a + 30º

PS: O assunto não tem nada com o título do tópico. Recomendo que quando ocorrer algo assim, crie ou utilize outro tópico com mesmo assunto, para mais usuários participarem da discussão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Obrigado Carlos por vim ao tópico,mas percebi que voce veio as escuras,então vamos ver se ajudo:
Procurei e não encontrei onde eu disse que o torque seria 26kg mesmo no site do Monza Clube. O que achei foi que disse 8kg mais o aperto angular.
Voce disse isso,ou melhor,nas entrelinha,ou então foi o que eu entendi,vou explicar isso:
No folheto da junta de cabeçote Taranto indica:

1ª - Torque inicial de 2,5kg
2ª - Aperto angular a + 60º
3ª - Aperto angular a + 60º
4ª - Aperto angular a + 30º
5ª - Aperto angular a + 30º
Ok,o torque inicial é em Kg,mas os demais são em graus,e pelo que eu li na matéria do Monza Club, você mesmo disse que 60° é +- 8kg de força,então,somando tudo,daria os 22,5kg(esqueci que o inicial não é 2kg,e sim 2,5kg,e um dos torques não é de 60°,e sim 30°),sendo que a soma fica em:2,5+8+8+4=22,5kg,sendo que o ultimo aperto tem que ser feito com o motor já aquecido a +-50°C,torque este que esta faltando,pois,a mudança repentina do ponto ocorre a essa temperatura.
PS: O assunto não tem nada com o título do tópico. Recomendo que quando ocorrer algo assim, crie ou utilize outro tópico com mesmo assunto, para mais usuários participarem da discussão.
Então,concordo,mas é que tudo iniciou quando eu passei o scanner no meu monza e foi mostrado o problema do avanço de ignição maluco,qualquer coisa é só observar os posts anteriores.

Qualquer duvida é só falar que hoje to em casa ;)

Att. Henrique Martinez
Responder