Antes de ele chegar lá na tapeçaria , o Monzão deu uma parada no auto-elétrico.
Lá, foram feitos alguns trabalhos básicos, nada de complexo:
- Troca de todas as lâmpadas queimadas do painél.
- Ligação de farois, lanternas, setas, e trocas de lâmpadas em geral.
- Re-instalação do limpador de vidros traseiro.
- Troca dos relês temporizadores e outros.
- Reinstalação da luz de neblina traseira, essa, bem comum nos carros de hoje, mas uma novidade na época. Li em alguns lugares que o S/R foi o pioneiro nesse acessório.
- Reinstalação dos retrovisores elétricos.
- Revisão dos interruptores do painel.
- Revisão dos interruptores nas portas.
Essa versão do Monza inaugurou alguns relês temporizadores e outros igualmente curiosos. Foram os primeiros do gênero a surgirem na linha GM, tanto é que no Catálogo GM, só constam nos Kadetts 89 (o Monzão foi cobaia). Fiquei sabendo da existência dos relês pela revista Super Auto.
- Temporizador de vidros elétricos, ou seja, vc desliga o carro, e ainda tem 15 segundos para fechá-los. Sinceramente, uma mão na roda.
- Temporizador do farol. Isso tem montadora que hoje em dia vende com nome chique ("follow me home"), e os Monzões já tinham isso há 22 anos atrás. É um relê que mantém o farol alto ligado por 15 segundos após vc desligar o carro. Isso dá tempo, se vc correr bastante (

), para trancar a porta do carro e abrir a porta de sua casa, sem tropeçar pelo caminho.
- Relê cigarra de alerta de faróis acesos. Também super útil durante o dia, para não esquecer o farol ligado e descarregar a bateria.
Tem um relê que ainda não achei, que é o temporizador de luz interna, ou seja, ele mantém a luz interna acesa por também 15 segundos, após vc entrar no carro.
Na foto abaixo, o painel iluminadão, após a troca das lampadas. Inclusive, a iluminação do botão do farol, que liga quando vc liga o carro, independentemente do farol estar aceso ou não.
