LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Nowhere man
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por Nowhere man »

Bom... Sou novo por aqui e estou tendo alguns problemas com o a ventoinha. Alguém poderia me dizer quanto tempo ela fica armada depois de atingir o meio da escala e voltar ate 1/4 da escala?
No meu Monza 89 ela demora uns 3 minutos, mas hoje andando aqui na Radial Leste em SP o trânsito parou e a miserável da ventoinha ficou quase 8 longos minutos para desarmar e o ponteiro quase nem se movia. Detalhe; foi trocado o sensor de temperatura e colocado a válvula termostática, que por sinal não existia no carro, isso está me deixando meio loco. Não sei o que é certo ou não, já falei com o mecânico e o cara perguntou se passava do meio da escala. A resposta foi não e o cara disse que então estava tudo bem, que o importante era que a ventoinha estava funcionando!
Se alguém puder me informar, eu agradeço!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Nowhere man escreveu:Bom... Sou novo por aqui e estou tendo alguns problemas com o a ventoinha. Alguém poderia me dizer quanto tempo ela fica armada depois de atingir o meio da escala e voltar ate 1/4 da escala?
No meu Monza 89 ela demora uns 3 minutos, mas hoje andando aqui na Radial Leste em SP o trânsito parou e a miserável da ventoinha ficou quase 8 longos minutos para desarmar e o ponteiro quase nem se movia. Detalhe; foi trocado o sensor de temperatura e colocado a válvula termostática, que por sinal não existia no carro, isso está me deixando meio loco. Não sei o que é certo ou não, já falei com o mecânico e o cara perguntou se passava do meio da escala. A resposta foi não e o cara disse que então estava tudo bem, que o importante era que a ventoinha estava funcionando!
Se alguém puder me informar, eu agradeço!

Nowhere man,

Pelo menos o interruptor térmico (cebolão) está funcionando direitinho e vai manter a ventoinha ligada até que o liquido de arrefecimento atinja o valor mínimo 87°C

Pode-se ainda avaliar a VT que pode estar abrindo pouco. A melhor marca/qualidade de VT é Whaler. Já tem muitos chiando com a Thomsom TME

Outro ponto é saber sobre a bomba d'água se está funcionando bem.

Se o sistema de arrefecimento tem sido abastecido com aditivo e lavado uma vez ao ano é provável que não seja a bomba. Se usa somente água "torneiral"... vale verificar a bomba e lavar o sistema pelo menos com água limpa para não despregar a oxidação causando vazamento (faca de 2 gumes em veículos mal cuidados com o sistema de refrigeração).

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Nowhere man

Mas Waldir, em condições normais de funcionamento, quanto tempo em media a ventoinha consegue resfriar o liquido?
Isso falando em minutos e claro levando em conta temperatura ambiente.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Nowhere man escreveu:Mas Waldir, em condições normais de funcionamento, quanto tempo em media a ventoinha consegue resfriar o liquido?
Isso falando em minutos e claro levando em conta temperatura ambiente..

No meu caso 1 minuto e meio à 2.

A temperatura externa influencia muito. Rodo 10 Km pela manhã 6:15 ... 6:45 e a ventoinha não arma nenhuma vez
Rodo no mesmo circuito à tarde 17:45 ... 18:20 transito pesado e nos primeiros 15 min ela arma uma vez e depois em média cada 5 min
se o trânsito continuar pesado. No verão ela arma mais vezes e gasta uns 2 minutos para resfriar.

O que importa é a manutenção da temperatura ideal de trabalho do motor e no seu caso comandado pela VT e o interruptor e que vai ficar em torno de 92°C

No seu caso se ultrapassar muito os 2 minutos...' é possível' que haja problema na VT ou na bomba d'água. Porém, se a temperatura (no painel) não ultrapassar 3/4 e se mantiver no meio ou pouquinho acima,"desencane" deixa o ventilador trabalhar. A leitura dos informativos do painel devem ser constantes.

Abs

waldir
Nowhere man

A junta do cabeçote poderia causar uma demora em resfriamento da água?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Nowhere man escreveu:A junta do cabeçote poderia causar uma demora em resfriamento da água?
Penso que só vai aumentar a pressão no sistema.

A água ferve aos 100°C no nível do mar.

O sistema pressurizado eleva a ebulição para 106 ~108°C

Água + etilenoglicol eleva a ebulição para 118ºC, além de evitar corrosão
MIQUEIAS FABIANO
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por MIQUEIAS FABIANO »

Boa noite!
Notei que o reservatório está trincado e teve duas vezes que o carro esquentou que acendeu a luz de aquecimento, mas não expandiu ou vazou. A ventoinha não armou desliguei o carro e liguei de novo e a ventoinha armou. O que pode ser que está acontecendo e outra coisa, a água está sumindo, mas troquei o reservatório e esta novinho, mas continua sumindo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

MIQUEIAS FABIANO escreveu:Boa noite!
Notei que o reservatório está trincado e teve duas vezes que o carro esquentou que acendeu a luz de aquecimento, mas não expandiu ou vazou. A ventoinha não armou desliguei o carro e liguei de novo e a ventoinha armou. O que pode ser que está acontecendo e outra coisa, a água está sumindo, mas troquei o reservatório e esta novinho, mas continua sumindo.
Miqueias,
Estando o motor quente e o liquido refrigerante próximo aos 95°C ao religar o motor é normal que a UCE acione a ventoinha.

As demais situações que vc descreveu acima, precisam de observação para constatar e solucionar.

Deve ser um conjunto de falhas/problemas. Um vc já eliminou que foi trocando o reservatório. Trocou a tampa do reservatório de expansão também?

-Deve verificar se a Válvula Termostática está funcionando, e não está travando fechada. Outro fator é a qualidade da VT... Sugiro não usar MTE Thonsom.
Tive uma experiência que estava em conflito com o sensor de temperatura, devolvi na loja e recoloquei a velha que é da Whaler.

-Conferida a VT, é necessário descobrir eventuais pontos de vazamento. ( há algumas oficinas que tem uma bomba manual de pressão que se conecta no reservatório e mete pressão e mostrará vazamentos nas mangueiras e tubo de distribuição abaixo do coletor de admissão, junção do cavalete da VT com o motor etc) para verificar sem essa maquina pneumática, deve-se fazer com o motor frio e papel toalha nos pontos que citei... Com sorte se descobre)

-Se a junta do cabeçote estiver danificada, uma das referências é o estufamento das mangueiras e o borbulhamento do liquido no reservatório após o desligamento da ventoinha... percebe-se isso tirando a tampa.

-Outra verificação é tirar a vela de ignição (com o motor bem frio), uma por uma e examinar a rosca próximo aos eletrodos... Se estiver enferrujada, o vazamento é na junta ao lado daquele cilindro.

-Outra situação remotas são selos vazando muito pouquinho, selo da bomba d'água.
Responder