DÉCO - MEU CARRO

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Rafaelo
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Eu só falei tudo isso porque li em algum lugar ali no post dele, que a bobina tinha vazado.

Isso é sinal de superaquecimento e de que o isolamento interno dela já está indo embora.
sim, pode acontece por isso, apesar que essas bobina isoladas com Epoxy sao bem resistentes comparada as asfalticas, o dielétrico delas é superior. mas realmente eu nao li isso, so li a parte que citei pra ti antes, que deu problema, trocou as vela e voltar a funcionar, nao costa que trocou a bobina. dae deu a duvida

talvez o vazamento que ele se referi foi do carter e misturou tudo, bom, daqui a pouco ele tira a duvida nossa.

500EF escreveu: E só para ilustrar com a experiência que eu tive recentemente, estou com uma Mi no meu carro, já que a CDI Plus está ligada.

Estes dias eu desliguei a CDI plus e deixei a indutiva chaveando diretamente na bobina. Em poucos segundos a temperatura foi na estratosfera... Não dava para encostar a mão nem no módulo, nem na bobina.

E estava sem pré-resistor.
esse era o problema estava sem a resistencia. nao pode com todo esse Dwell, ou é um ou é o outro. agora Dwell grande + tensao alta nesse caso da problema mesmo.

lembro que o Deco usou a resistencia senao usar ela vai super aquecer mesmo rapidamente, o tempo é longo de mais pra uma corrente dessa.

mas detalhe, mesmo usando resistencia ela se faz mais forte que a asfaltica, o Deco disse uma vez que teve melhoras no desempenho na troca do sistema.

senao deu pra encostar a mao com certeza passou dos 70° dae é bem rapido pra queimar tudo. é fato que modulo bosch tem um tempo maior no chaveamento pra bobina asfaltica(pra falar a verdade nao tinha visto ainda no scope), ate pq ela sao diferentes e precisa de mais tempo carregando do que as plastica que sao mais eficientes. mas se fizer a coisa certa nao da problema.
1° tem que usar a resistencia.
2° tem que usar a bobina comum (sem driver interno) a de 2 pinos.

o Deco é a prova que funciona, acho que tem mais gente usando sem problemas.

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uma coisa que esqueci de falar acima na tua citação, é que ainda entra na conta da corrente a Rds(on) do transistor, que nao é tao pouco assim(as vezes tem ate mais resistencia que a proprio indutor). Rds(on) é a resistencia entre a fonte(terra) e o dreno(bobina) que cada tipo de transistor tem, e cada tipo de aplicaçao tem. a corrente sempre é menor do que a calculada(bruta essa que tu postou). e tem ainda a resistencia da PCB, dos fios, dos conectores. ou seja so com uma prova indutiva la na bobina pra saber a corrente de verdade hehehehe

ah a indutancia da bobina é bem pequena a minha DIS bosch senao me engano é 45uH e resistencia de 0.6 Ohms praticamente nao tem oposição da corrente em velocidade baixa.

aqui ta oque falei, alguem ja verificou a corrente no Scope usando ponta indutiva no primario. da pra ver que a corrente é bem pequena se fosse usar a corrente bruta total do sistema.
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como falei antes, o indutor é um opositor da propria corrente que a criou, os dois campos magneticos se repelem e trava a corrente do condutor ate carregar o solenoide por completo. na imagem agente ve que nao chega nem perto da corrente maxima teorica do sistema sem contar os descontos ( fios, transistor, PCB, conector, componentes, tensao, etc)

com esses 12ms acredito que chega perto do limite da corrente maxima, mas é preciso saber a indutância da bobina antes. pra resolver esse problema se limita a corrente com o resistor la na entrada. por isso ela nao queima
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

A parte do vazamento está no post logo acima do primeiro que eu fiz, na página anterior, na tentativa de justificar o que poderia ter causado.

Mas agora nem sei se ele estava falando deste tipo de vazamento.

Se foi, pode ter certeza que aqueceu (pode ter sido no tal teste ou com o tempo de uso com dwell bem fora do especificado mesmo) e com isso o isolamento interno dela já pode estar comprometido. Talvez não falhe o tempo todo, apenas em determinadas situações que exigem mais tensão no secundário (retomada, fase fria, etc).
DÉCO escreveu:...passei cola junta nas bordas da bobina mi q tava vazando, piorou com o problema das velas bosch (minha experiencia) , tenho bobina reserva no carro, como disse , nao ta falhando , ta beleza , gaças a Deus tambem . . .
E eu tinha visto alguns gráficos de corrente no primário da Mi por aí na internet também. Depois vou ver se acho...
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas agora nem sei se ele estava falando deste tipo de vazamento
pois é, e ainda Epoxy nao vaza, quando acontece ele rach@
DÉCO escreveu:...passei cola junta nas bordas da bobina mi q tava vazando, piorou com o problema das velas bosch (minha experiencia) , tenho bobina reserva no carro, como disse , nao ta falhando , ta beleza , gaças a Deus tambem . . .
nao tinha visto, mas as vezes essas rachaduras nao sao internas, o epoxy com o tempo tende a se desprender da do envólucro de plastico, mas a resina dentro da bobina nao sai nem a pau de la, so quebrando toda a bobina.

ao meu ver deve ser um desprendimento entro o solido(epoxy) e a estojo da bobina(plastico) mas nao quer dizer que vai vazar. é por isso que substituiram a bobina com isolamento de asfalto essa sim saida tudo hehehehe. ele deve ter tapado achando que esse era o problema, tanto é que ele disse que voltou a funcionar trocando as velas.

500EF escreveu:E eu tinha visto alguns gráficos de corrente no primário da Mi por aí na internet também. Depois vou ver se acho...
corrente em que tempo de carga ? se achar posta ae pra avaliar
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

Os gráficos eu vi justamente em um tópico sobre adaptação de bobina mi em carburado (não lembro se era forum de fusca ou opala).

Vou tentar achar novamente...
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Bom. depois vou ler as vossas postagens com tempo, agora algumas informaçoes :

Sim minha bobina começou a vazar centelha pelo corpo, depois que tive problema com as velas bosch R0 , o problema estava nas velas e nao na resitencia, voltei para o carro as velas velhas OBSERVEM : bp7es, NAO resistiva.
minha bobina é alimentada direto atravez de rele dos 14 v do alternador, a minha caixa de igniçao é alimentada com 9v provindo de uma resistençia de ventoinha .

Nao existe aquecimento na minha bobina ou na minha caixa da igniçao, nao chega nem a ficar morna a bobina, desde o começo tudo TUDO direto, cabos, rotor jumpeado, velas diretas, ja estou com esta bobina a mais ou menos uns 40.000 km sem absolutamente nenhum defeito .
Como vcs sabem, sou leigo nestas informaçoes tecnicas sobre bobina , mas não havia vazamento de centelha antes do problema das velas com defeito de fabrica , eu como um bom leigo, acredito que o q degradou a bobina foi a falha na igniçao, que nao dava conta de consumir a centelha que tinha q pular para algum lado e o caminho mais curto encontrado foi a carcaça da bobina, no momento do problema sim a bobina ficou absurdamente quente, depois q voltei as velas velhas, ainda NAO resistivas, voltou a temperatura normal como sempre (menos q morna).
O carro ainda esta em observaçao nesta questao, continuo com uma bobina reserva guardada dentro do carro, asfaltica, c eu tiver problemas vou voltar provisoriamente a asfaltica mesmo , depois compro outra MI .

Sou levado a acreditar que consegui uma melhora mais por estar usando "tudo direto" do que pela bobina mi em si .

Depois vou ler com mais atençao tudo que estao falando, e FIQUEM A VONTADE, pode continuar , alias eu agradeço muito estas informaçoes :ok:
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

so pra ilustrar, achei onde testaram a bobina Mi no modulo bosch.
http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... ito-x.html

aqui fala tanto oque falei e o Eduardo falou tb... e parece que aconteceu o mesmo que no Deco o isolamento se abriu.

como tinha imaginado o tempo de carga diminui a medida que encolhe a senoide subindo a rpm. entao os 12ms seria o max possivel e um motor em cruzeiro deve ficar entao nos 7 a 8ms na pratica.

outra coisa interessante é a corrente, como comentei antes ela é bem pequena pq tem varios fatores que entram no calculo.



é bom mesmo observar isso antes de por.
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

Mas mesmo com 8ms ela estará operando acma do dobro para o que foi projetada.

E tudo que continuar carregando depois de passar do tempo ideal, so vai fazer saturar e gerar calor internamente na bobina.

Se pegar engarrafamento, que faz voce ficar em marcha-lenta ou giro bem baixo por periodo longo, o treco pode ficar bem critico...
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Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas mesmo com 8ms ela estará operando acma do dobro para o que foi projetada.
nao olhe pelo tempo que a bobina é carregada olhe pela corrente dela. observou ali que é apenas 7a e nao os 24a que tu tinha imaginado? como disse antes, a corrente funciona de uma forma bem diferente na pratica. e ao meu ver apenas 2a a mais nao vao fazer ela torrar. e outra coisa o periodo do acionamento do transistor é variavel conforme a rotaçao. é impossivel ter 8ms a 6000 rpm, entao ele sempre vai ser menor do que foi medido com ele em lenta por exemplo.

eu vi teu log e mostrou 37Hz oque equivale a 1115 rpm e deu 12ms, se aumentar essa velocidade vai ser menor ainda.

500EF escreveu: Se pegar engarrafamento, que faz voce ficar em marcha-lenta ou giro bem baixo por periodo longo, o treco pode ficar bem critico...
talvez. esses 2A a mais nao me convenceram em torrar a bobina e o modulo


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so pra lembrar, os 7.7A que ele mediu foi obetido ja carregada por completa o indutor, no calculo ali da RL a curva expoencial do Constante de Tempo(t) ficou bem claro que são 5t(99% carregada) olhando a curva da corrente pelo exemplo que o cara mostrou ali.

ou seja nunca que vai ter mais corrente do que aquilo mostrado no grafico, é limitado pelo resistor,transistor,fio,parasitas,etc,etc

e se aumentar a velocidade do pulso vai diminuir o dwell, outra vez... vai encurtar o tempo de carga e a corrente será ceifada em um tempo menos 2T ou 3T dae so calculando pra saber, mas é certo que será menos que 7.7a. a curva da corrente é cortada antes de chegar a estabilizar em outras palavras...




ainda nao estou convencido, nem pra um lado nem pra o outro, so estou analisando pelo lado científico e técnico.
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