sim, pode acontece por isso, apesar que essas bobina isoladas com Epoxy sao bem resistentes comparada as asfalticas, o dielétrico delas é superior. mas realmente eu nao li isso, so li a parte que citei pra ti antes, que deu problema, trocou as vela e voltar a funcionar, nao costa que trocou a bobina. dae deu a duvida500EF escreveu:Eu só falei tudo isso porque li em algum lugar ali no post dele, que a bobina tinha vazado.
Isso é sinal de superaquecimento e de que o isolamento interno dela já está indo embora.
talvez o vazamento que ele se referi foi do carter e misturou tudo, bom, daqui a pouco ele tira a duvida nossa.
esse era o problema estava sem a resistencia. nao pode com todo esse Dwell, ou é um ou é o outro. agora Dwell grande + tensao alta nesse caso da problema mesmo.500EF escreveu: E só para ilustrar com a experiência que eu tive recentemente, estou com uma Mi no meu carro, já que a CDI Plus está ligada.
Estes dias eu desliguei a CDI plus e deixei a indutiva chaveando diretamente na bobina. Em poucos segundos a temperatura foi na estratosfera... Não dava para encostar a mão nem no módulo, nem na bobina.
E estava sem pré-resistor.
lembro que o Deco usou a resistencia senao usar ela vai super aquecer mesmo rapidamente, o tempo é longo de mais pra uma corrente dessa.
mas detalhe, mesmo usando resistencia ela se faz mais forte que a asfaltica, o Deco disse uma vez que teve melhoras no desempenho na troca do sistema.
senao deu pra encostar a mao com certeza passou dos 70° dae é bem rapido pra queimar tudo. é fato que modulo bosch tem um tempo maior no chaveamento pra bobina asfaltica(pra falar a verdade nao tinha visto ainda no scope), ate pq ela sao diferentes e precisa de mais tempo carregando do que as plastica que sao mais eficientes. mas se fizer a coisa certa nao da problema.
1° tem que usar a resistencia.
2° tem que usar a bobina comum (sem driver interno) a de 2 pinos.
o Deco é a prova que funciona, acho que tem mais gente usando sem problemas.
---------------
uma coisa que esqueci de falar acima na tua citação, é que ainda entra na conta da corrente a Rds(on) do transistor, que nao é tao pouco assim(as vezes tem ate mais resistencia que a proprio indutor). Rds(on) é a resistencia entre a fonte(terra) e o dreno(bobina) que cada tipo de transistor tem, e cada tipo de aplicaçao tem. a corrente sempre é menor do que a calculada(bruta essa que tu postou). e tem ainda a resistencia da PCB, dos fios, dos conectores. ou seja so com uma prova indutiva la na bobina pra saber a corrente de verdade hehehehe
ah a indutancia da bobina é bem pequena a minha DIS bosch senao me engano é 45uH e resistencia de 0.6 Ohms praticamente nao tem oposição da corrente em velocidade baixa.
aqui ta oque falei, alguem ja verificou a corrente no Scope usando ponta indutiva no primario. da pra ver que a corrente é bem pequena se fosse usar a corrente bruta total do sistema.

como falei antes, o indutor é um opositor da propria corrente que a criou, os dois campos magneticos se repelem e trava a corrente do condutor ate carregar o solenoide por completo. na imagem agente ve que nao chega nem perto da corrente maxima teorica do sistema sem contar os descontos ( fios, transistor, PCB, conector, componentes, tensao, etc)
com esses 12ms acredito que chega perto do limite da corrente maxima, mas é preciso saber a indutância da bobina antes. pra resolver esse problema se limita a corrente com o resistor la na entrada. por isso ela nao queima