500EF escreveu:Além disso, a bobina Mi recebe originalmente a tensão direta do alternador e a resistência do primário dela é de cerca de 0,5 ohm (a dos nossos carburados é de 1,5ohm + outro tanto desses adicionados pelo pré-resistor).
Então, se simplesmente ligar a Mi no monza, direto sem pré-resistor, isso dá mais de 27A (I=V/R => I=13,8/0,5 = 27,6A).
Se fizer isso no monza, sem colocar resistor, a caixinha bosch vai fritar em algum momento, já que originalmente ela deve fornecer uns 6A a 8A no máximo.
tu acabou pulando um monte de coisa nesse meio tempo.
vamos la.
1° que nao 27 A essa conta alem de ser teorica tu ta esquecendo do basico. indutores(bobina pra nome popular) sao opositores de corrente, ela nao deixa a corrente subir de imediato. a propria corrente criada pelo condutor ao criar o campo magnetico no arredor do fio comprime o campo externo do solenoide.
resumindo, no momento T=0 nao vai ter os teus 27A precisa de tempo pra atingir essa corrente
e pode ter certeza que nao vai atingir 27A (corrente maxima limitada pelo circuito) tem outras resistencia no caminho
entao esquece isso!
2° o transistor de potencia desse modulo bosch é muito forte, é antigo e duravel, ele segura cargas de pico maior que 27A eu mesmo ja postei aqui o datasheet dele um tempo a atras mostrando a corrente max que ele suporta entre o C e o E desse transistor NPN. nao é atoa que ele é usado em carregador de bateria
3° o dissipador termico desse transistor é enorme, pra chegar ao limite de saturaçao termica do transistor o dissipador precisa esta a mais de 80°C e me desculpa ! pra fazer isso so metendo um maçarico nele.
4° denovo é teorico o calculo, indutores sao imprevisíveis nem sempre sai oque esta no papel. tanto é que é so tu olhar pro teu scope e ver que nem sempre sai a mesma tensao no primario.
repito denovo, o dele nao queimou nada, e se tivesse taria queimado a pelo menos 3 anos atras
500EF escreveu:
Mas aí, cada um, cada um, né? rsrsrs
eu vejo da forma tecnica, como falei antes senao queimou nesse tempo todo nao queima mais, e novamente tu esqueceu que o dele nao queimou e sim deu um pequeno problema por alguem ter dito a ele em usar sem resistencia nas velas e nos cabos. tu leu a fala que coloquei dele? no momento que voltou as velas normais terminou o problema, ou seja nao queimou nada
tu ta loco pra que queime e diz: Nao disse ! rsrsrsrs
essa é uma forma facil e barata do que gastar com amplificador de centelha. isso quebra as vendas desses cara kkkkkk
eu particularmente faria bem diferente no caso dele, nao usaria amplificador de centelha e tao pouco bobinas especificas. eu projetaria um modulo de igniçao digital com IGBT e com programação e ajuste no corte do sinal AC (rpm do sensor) mudando o tempo de carga. dessa forma se ajusta como é o caso das ECU prog, a minha ECU opera o tempo todo em 4ms. sem contar que existem IGBT com flyback de 500V (multiplica isso pra ver oque da)
o meu IGBT (driver da PROecu) corta e estabiliza a tensao do primario em 400V, porem nao sai 40kv na vela pq a bobina tem fator menor que 100:1
PROecu - Injeções eletronica para monzas.