Como colocar mais giros no Monzão ?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Como colocar mais giros no Monzão ?

Mensagem não lida por Monzorel »

Sempre tive curiosidade como fazer o giro subir mais tipo seria legal ver o monza com 8000 9000RPM
sera que tem como ?
alguem ja viu isso ?
ser que tem algum limitador ?
deixando o cambio mais curto ?
volante ?
potencia ?
turbão ?
Aspro ?
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Re: Como colocar mais giros no Monzão ?

Mensagem não lida por TheRipper »

O Monza do Leonardelli aqui do fórum gira perto de 8.500RPM, se não me engano. Há um tópico com as especificações do motor dele.
O meu corta giro em 8.300RPM, mas eu troquei o motor hehehe
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Monzorel »

TheRipper escreveu:O Monza do Leonardelli aqui do fórum gira perto de 8.500RPM, se não me engano. Há um tópico com as especificações do motor dele.
o motor que vc usa tem 190cv
sera por isso ?
tem algum risco ?
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Monzorel escreveu:
TheRipper escreveu:O Monza do Leonardelli aqui do fórum gira perto de 8.500RPM, se não me engano. Há um tópico com as especificações do motor dele.
o motor que vc usa tem 190cv
sera por isso ?
tem algum risco ?

O meu motor é 16v, C20XE, o giro máximo recomendado para ele com peças originais é de 7.800RPM, não costumo passar disso. Num motor aspirado potência geralmente está diretamente ligada ao regime de rotação, porém, nem sempre é proporcional.

Pra fazer um 8v girar 8.000RPM, você precisa de bielas mais parrudas, parafusos de biela ARP e de preferência pistões forjados. Mas a maior limitação desse motor está no cabeçote, na parte de acionamento de válvulas. Os balancins precisam ser especiais ou pelo menos ter algum tratamente de dureza. Molas duplas, tuchos mecânicos, e dependendo até válvulas forjadas.
E claro, para o motor atingir altas rotações com disposição, a parte de fluxo precisa ser bem desenvolvida: admissão (carburador ou borboleta de injeção), escape, trabalho no cabeçote, comando de válvulas...
Galbiruts
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Galbiruts »

O The Ripper falou tudo no 8v o ponto critico é o balancim que passando de 7500 rpm o risco de quebra é extremamente alto!!!!
Mais tbm para poder chegar aos 7500 rpm precisa de molas de valvulas duplas, retrabalho no cabeçote e comando com duração maior!!!!
Monza 2.0 Turbão...!!!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Para ver melhor o que acontece com a válvula quando o motor está girando em excesso, assistam este vídeo:

Nas partes em câmera com velocidade normal, não dá para perceber nada, mas quando mostra em câmera lenta, dá para ver como tudo fica parecendo gelatina... hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=_REQ1PUM0rY
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Galbiruts escreveu:O The Ripper falou tudo no 8v o ponto critico é o balancim que passando de 7500 rpm o risco de quebra é extremamente alto!!!!
Mais tbm para poder chegar aos 7500 rpm precisa de molas de valvulas duplas, retrabalho no cabeçote e comando com duração maior!!!!
e ainda tem os tuchos mecanico. e como o galbiruts descreveu, molas duplas ou molas feita sob medida com arame mais grosso, assim as mola voltam a posição de descanço mais rapido, quanto entra no regime de alta rpm.

tucho mec + mola dupla e regra basico, é usado numa preparação de nivel em motor turbo forte, quando a rpm sobe num rtimo mais alto que os tucho hidraulico podem acompanhar(se esvaziando rapidamente trabalhando secos) e causando over valve float, dae pode quebra varias coisa :mrgreen:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder