PREPARAÇÃO NOS MONZAS...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: PREPARAÇÃO NOS MONZAS...

Mensagem não lida por 500EF »

Leandro_tevars escreveu:
Monzorel escreveu:de quanto pra quanto foi a compressão quando vc rebaixou ?
Amigo...Ainda não tenho certeza ainda porque ainda não fechei e funcionei :smt017 ....Pelo que o pessoal daqui tem falado eu creio que deve ter ficado na casa de 9.8 a 10.1 partindo de 9.1. Só montando pra conferir. :smt023
O certo é medir antes de montar.

Basta usar um fluido, como óleo, completando o cilindro até a boca e também a câmara do cabeçote com as válvulas nos lugares. Depois soma o volume correspondente à altura da junta e faz as contas de qual o volume de óleo para preencher o cilindro e dividir pelo volume do cabeçote + volume da junta. (precisa de buretar a quantidade de óleo que deu no motor e no cabeçote).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leandro_tevars »

Monzorel escreveu:cara eu tenho um certo medo de rebaixar e continuar a mesma coisa e ainda ficar com aquela lenta quadrada igual carro a gasolina no alcool

O polimento do cabeçote vc mesmo fez ?

de onde vc é ?

outra coisa que e legal fazer é abrir os dois estagios do carbura de uma vez quer dizer

quando 40 a 60% do primeiro abre o segundo começa abrir sem precisar de suquição

se vc almentar o giro pra sair meu deus e um soco, ai carai !!! o seu injeção

esquece !!!

mas o eu ja deixei astra 1.8 e monza classic 2.0 kadett.1.8 na arrancada pra traz

o astra depois ele me pega, ja o monza e o kadett ....

de arrancada e ... vem todos os cavalos de uma vez só

de final ele e bem xoxo

Se você rebaixar pouco eu creio que fica bom....tipo 0,5mm se for carro com GNV vai até melhorar no GNV, só que vc vai ter que saber se o seu cabeçote já foi retificado alguma vez. Vc tem que conferir quanto ele tá dando de espessura pra você não rebaixar demais e chegar no limite de retífica dele pq senão :smt010 . E ninguém merece perder cabeçote. É ossu...

As medidas do cabeçote são: Monza OHC 1.6/1,8./2.0/2.2 Gas. 96,00mm(standart) 95,00(máximo retificado) e Monza OHC 1.6/1,8./2.0/2.2 Alc. 96,00(standart) 95,20(máximo retificado). :wink:
Tirei de uma tabela GM.

Sou eu mesmo que estou fazendo o polimento. Ainda não acabei não. To rebaixando as guias agora pra continuar polindo. Sou de Belo Horizonte. Estou postando as fotos e to fazendo um vídeo pro pessoal ver que não tem "bicho de sete cabeças" nenhum em polir os dutos. Tem gente que fala que é dificil pacas só que não tem nada de difícil. É só jogo de paciência.

Vou ver como vai ficar depois de tudo pronto e funcionando. De repente coloco mais um bico injetor....abro mais a admissão....ainda não sei.

:smt005 Na arrancada ele fica muito bom mesmo. Vamos ver se eu penso em fazer raiva em algum astra por aí também. :mrgreen:
:smt023
Editado pela última vez por Leandro_tevars em 11 Mai 2009, 22:57, em um total de 2 vezes.
No momento brincando no meu Monza GLS 95 EFI.

Cabeçote após rebaixamento e antes do brunimento da Admição e Escape.

ImagemImagemImagemImagemImagem
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

500EF escreveu: O certo é medir antes de montar.

Basta usar um fluido, como óleo, completando o cilindro até a boca e também a câmara do cabeçote com as válvulas nos lugares. Depois soma o volume correspondente à altura da junta e faz as contas de qual o volume de óleo para preencher o cilindro e dividir pelo volume do cabeçote + volume da junta. (precisa de buretar a quantidade de óleo que deu no motor e no cabeçote).

Sim ....Eu disse que ainda não montei é porque o bloco tá desmontado também...... :smt023

Mas vem aki....Você acha que tem algo que eu possa melhorar?!?

500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Qual o seu objetivo final da preparação? Dependendo do que você for querer e como for usar o carro (não dá para ficar levando as crianças para a escola todo dia em um carro com comandão de 300 graus... haja combustível... hehehe) pode ser que um turbo seja economicamente mais viável. Mas se um ganho pequeno em torque já resolver o seu problema, a simples elevação da taxa já deve resolver.

Tudo depende do que você quer e quanto tem para gastar. :smt023

Ah! Tem certeza que é uma boa idéia deixar os dutos de admissão brilhando como espelho? Não sou engenheiro nem nada, mas penso que um pouco de rugosidade ajude na emulsificação da mistura... :roll:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Ah! Tem certeza que é uma boa idéia deixar os dutos de admissão brilhando como espelho? Não sou engenheiro nem nada, mas penso que um pouco de rugosidade ajude na emulsificação da mistura... :roll:

Em carburado e monoponto não é legal deixar 100% liso.
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

500EF escreveu:Qual o seu objetivo final da preparação? Dependendo do que você for querer e como for usar o carro (não dá para ficar levando as crianças para a escola todo dia em um carro com comandão de 300 graus... haja combustível... hehehe) pode ser que um turbo seja economicamente mais viável. Mas se um ganho pequeno em torque já resolver o seu problema, a simples elevação da taxa já deve resolver.

Tudo depende do que você quer e quanto tem para gastar. :smt023

Ah! Tem certeza que é uma boa idéia deixar os dutos de admissão brilhando como espelho? Não sou engenheiro nem nada, mas penso que um pouco de rugosidade ajude na emulsificação da mistura... :roll:

Bom, inicialmente eu pretendo ter um carro com mais potência e uma arrancada melhor. Como pretendo usar esse carro mais no fim de semana mas também durante a semana às vezes, gostaria de poder aliar potência e ecônomia de uma forma a ficar com um custo benefício bacana. Acho que se eu conseguir uns 20cv a mais já esta de bom tamanho. Eu acho :mrgreen: .

Pretendo gastar algo em torno de 2000,00 a 3500,00 com ele entre retífica do bloco, adaptações e peças. Parto de 2000,00 pq eu tenho alguns clientes donos de retíficas que fazem o serviço pra mim praticamente a preço de custo.

Com relação aos dutos, eu estou polindo mesmo somente os de escape, os de admissão estou apenas retirando o grosso. Conversei com um amigo meu que tem 30 anos de experiência, 4 "sertões" como equipe de apoio e tem uma oficina especializada em Off Road aki em BH e ele me disse que já fez os dutos de 2 Evolutions e que poliu tanto o escape quanto a admissão e que ficou o "bicho". Ele me disse que "O ganho da potência com o polimento dos dutos de admissão é muito maior do que qualquer perda na emulsificação da mistura. Se você quer potência não tem nada disso não....pode deixar brilhando que você não vai se arrepender. Mesmo porque não dá pra se medir a perda ou o ganho na emulsificação da mistura. Pela minha experiência pode fazer que vai ficar muito bom." . Depois do que ele me disse eu optei por fazer a retirada do excesso da rugosidade da admissão e deixar brilhando os dutos de escape.

Estou aberto à sugestões. Opiniões e experiências sempre são bem vindas..... :smt023

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

TheRipper escreveu:
500EF escreveu:Ah! Tem certeza que é uma boa idéia deixar os dutos de admissão brilhando como espelho? Não sou engenheiro nem nada, mas penso que um pouco de rugosidade ajude na emulsificação da mistura... :roll:

Em carburado e monoponto não é legal deixar 100% liso.

:smt017 É...pode ser. Vou deixar assim e ver como o conjunto vai se comportar em funcionamento. De repente, quem sabe fica bacana...

Ah!!! Tem mais uma coisa. Li um comentário seu em um tópico aki dizendo que você fez um encamisamento especial em bronze nas guias de válvulas. Qual o bronze que você usou? Tipo....O processo foi utilizando as guias originais do Monza ou você fabricou outras com o Bronze? Você poderia me explicar? :smt023

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

O cabeçote pronto pra ser fresado.

Imagem

Imagem

Responder