Macete para por no ponto a Correia Dentada

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Mauro, a marcação é perfeitamente visível sim, desde que o motor não esteja muito sujo :lol:

O lado direito da figura abaixo dá uma idéia de onde fica essa marcação:
Imagem

Só não leve em conta o que está escrito na mesma figura sobre 10º e 0º, pois me parece que está invertido.
O correto é o último risco (o mais à esquerda na polia)ser o ponto morto alto ou ponto morto superior.
A polia gira no sentido horário, portanto a marca de 10 graus deve ficar à direita da marca de 0 graus :) .
O ruim nessa verificação é que a capa protetora da correia dentada não deixa que se veja a marcação da polia do comando de válvulas :(
E para tirar essa capa é complicado...
Eu já pensei em abrir uma janela de inspeção na parte superior da capa, para poder conferir a marcação com facilidade. Tá faltando disposição para meter a mão na massa.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
maurosbastos
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por maurosbastos »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Mauro, a marcação é perfeitamente visível sim, desde que o motor não esteja muito sujo :lol:

O lado direito da figura abaixo dá uma idéia de onde fica essa marcação:
Imagem

Só não leve em conta o que está escrito na mesma figura sobre 10º e 0º, pois me parece que está invertido.
O correto é o último risco (o mais à esquerda na polia)ser o ponto morto alto ou ponto morto superior.
A polia gira no sentido horário, portanto a marca de 10 graus deve ficar à direita da marca de 0 graus :) .
O ruim nessa verificação é que a capa protetora da correia dentada não deixa que se veja a marcação da polia do comando de válvulas :(
E para tirar essa capa é complicado...
Eu já pensei em abrir uma janela de inspeção na parte superior da capa, para poder conferir a marcação com facilidade. Tá faltando disposição para meter a mão na massa.

Abraços
Ok Luiz,
Mas meu distribuidor é diferente, só tem duas setas! Acredito que seja bem mais fácil. Com relação a Tampa da Correia, seria legal uma janela pra observar! :smt023
Só isso basta, você nao acha necessário sacar a vela? E colocar a chave como todo mundo faz... :smt017

Acho que vou esperar pelo mecânico e com todas essas informações só vou observar uma vez e na próxima faço sozinho!
Abraços
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).

Monza é Monza...hehehehehe
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mas meu distribuidor é diferente, só tem duas setas!
Mauro, as marcações de que estou falando não ficam no distribuidor, ficam na polia de comando, na extremidade do virabrequim.

Marcações no distribuidor, no Monza, não indicam nada, pois o distribuidor é acionado pelo eixo de comando de válvulas, que pode estar fora de sincronismo com o virabrequim, e por consequência, com os pontos mortos altos dos cilindros.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
maurosbastos
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por maurosbastos »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Mas meu distribuidor é diferente, só tem duas setas!
Mauro, as marcações de que estou falando não ficam no distribuidor, ficam na polia de comando, na extremidade do virabrequim.

Marcações no distribuidor, no Monza, não indicam nada, pois o distribuidor é acionado pelo eixo de comando de válvulas, que pode estar fora de sincronismo com o virabrequim, e por consequência, com os pontos mortos altos dos cilindros.

Abraços
Agora me situei Luiz, foi mal. É que a cada dia estou aprendendo uma coisa nova :smt021
Quando o mecânico for mecher, vou prestar bem a atenção para gravar,pois não me sinto confiante em fazer isso. :smt011

Se bem que até agora, tudo que li aqui e tentei eu realiazei no Monza, leds no PD, no CB, LEds no console, trocar água do sistema, o fórum tem me ajudado muito!

E se você puder me ajudar, quando tiver dúvidas te perguntarei.. :lol:

Grande Abraço
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).

Monza é Monza...hehehehehe
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Luiz Carlos, de onde tiraste esta figura? O que mais tens escondido por aí que a gente possa aproveitar?
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Zucco, essa e outras figuras eu tenho aqui no pc, algumas garimpadas na net, outras de manuais diversos.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
rogerio martins
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por rogerio martins »

DE fato, por no ponto o motor do monza, não é para qualquer um, exige muita experiencia e calma, eu já tive problemas com isso tambem, quando teve que se mexer em ponto, os mecanicos fazem o serviço, dizem que está no ponto ,e quando voce vai andar com o carro, percebe que não desenvolve, pesa ao dar partida e gasta mais, volta ao mecanico e ele teima em dizer que está certo, de tanto levar e ver eles mexerem e nada resolver, eu mesmo comecei a mexer no ponto, no distribuidor, regulando ,andando e regulando, até chegar ao ponto certo, coisa que estes mecanicos não fazem ,por perderem tempo, pois tenham outros carros para entregarem ,entenderam? Para eles tempo é dinheiro, e quem perde com isso somos nós, que pagamos e eles fazem o serviço de qualquer jeito, pensando que nós não conhecemos nada, que qualquer serviço que foi feito está bom, acho que cada um conhece o seu carro, como ele desenvolve, dar partida , o consumo e quando isso muda, não adianta querer nos enrolar porque nós sabemos que não ficou bom .
rogerio martins
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por rogerio martins »

Ai meu amigo Dominoni, voce nos relatou sobre o ponto, mas se esqueceu de nos dizer como fazer para acertar o ponto da polia no comando de valvulas caso esteja fora, como proceder? Como e onde deveremos regular? Acho que faltou explicaçoes técnicas neste sentido, voce falou como um mecanico, já experiente, por favor nos enumere passo a passo, de como proceder para por no ponto, item por item.
Responder