Limpeza do evaporador
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Limpeza do evaporador
Olá amigos,
Anteontem eu resolvi encostar numa oficina de a/c pra ver o estado do meu pois, sempre que o ligava, ficava ligando e desligando o relé, assim não gelava. Como me disseram que poderia ser falta de gás, resolvi encostar pra ver no que dava. O rapaz me disse que poderia ser um vazamento, já que tinha pouco gás. Quando mencionei que o sistema ficou parado há quase 1 ano, me disse que poderia ter escapado pelo selo do compressor e que se recarregasse poderia voltar a funcionar... Mas seria loteria, pois talvez fosse necessário trocar esse selo. Quando ele recarregou o ar voltou a gelar, mas ainda fraco. Me disse que eu deveria fazer uma limpeza no evaporador pra poder ficar 100%, só que me cobrou muito caro pra fazer isso (no meu, um 1990 nem precisa desmontar o painel). Então a pergunta é a seguinte: alguém aqui já fez essa limpeza? O rolamento dele tá começando a roncar... Qualquer mecânico pode fazer essa troca? Outra: se fico parado, na lenta, o compressor fica ligado e o a/c funcionando, mas se entro em movimento e subo a aceleração do motor ele desliga... Depois volta a ligar e fica nisso... Se atinjo 2000rpm o compressor desliga... Depois liga de novo e assim vai. O que pode ser isso?
Anteontem eu resolvi encostar numa oficina de a/c pra ver o estado do meu pois, sempre que o ligava, ficava ligando e desligando o relé, assim não gelava. Como me disseram que poderia ser falta de gás, resolvi encostar pra ver no que dava. O rapaz me disse que poderia ser um vazamento, já que tinha pouco gás. Quando mencionei que o sistema ficou parado há quase 1 ano, me disse que poderia ter escapado pelo selo do compressor e que se recarregasse poderia voltar a funcionar... Mas seria loteria, pois talvez fosse necessário trocar esse selo. Quando ele recarregou o ar voltou a gelar, mas ainda fraco. Me disse que eu deveria fazer uma limpeza no evaporador pra poder ficar 100%, só que me cobrou muito caro pra fazer isso (no meu, um 1990 nem precisa desmontar o painel). Então a pergunta é a seguinte: alguém aqui já fez essa limpeza? O rolamento dele tá começando a roncar... Qualquer mecânico pode fazer essa troca? Outra: se fico parado, na lenta, o compressor fica ligado e o a/c funcionando, mas se entro em movimento e subo a aceleração do motor ele desliga... Depois volta a ligar e fica nisso... Se atinjo 2000rpm o compressor desliga... Depois liga de novo e assim vai. O que pode ser isso?
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Limpeza do evaporador
No Monza com ar original, o que liga e desliga o compressor é a pressão no interior do sistema.
Se na marcha lenta o compressor fica acoplado e qdo se acelera um pouco ele desacopla, isso não indica necessariamente uma pane.
Acelerando o compressor, a pressão dele aumenta mesmo.
Mas, se o sistema estiver com gás demais, a pressão pode ficar alta demais e aí qualquer acelerada pode fazer a pressão subir demais e o compressor desacoplar.
Outra coisa é o tipo de gás que foi usado na carga.
Monzas até 95 usam o gás R-12. Se colocarmos o R-134 o sistema pode não funcionar de acordo.
Um bom mecânico de ar condicionado (infelizmente coisa rara de se encontrar) poderá checar as pressões com o motor em marcha lenta e a 2000 RPM.
Por outro lado, um sistema que ficou parado por 1 ano pode ter impurezas internamente. Se não foi aplicado vácuo por um bom tempo nele, sei não.
A valvula palito e mesmo o acumulador podem estar precisando de substituição. A válvula palito costuma também entupir (mais fácil ela entupir que o evaporador, já que ela pequenas passagens, faceis de ficarem obstruidas), o que faz com que o ar não gele direito.
Abraços
Se na marcha lenta o compressor fica acoplado e qdo se acelera um pouco ele desacopla, isso não indica necessariamente uma pane.
Acelerando o compressor, a pressão dele aumenta mesmo.
Mas, se o sistema estiver com gás demais, a pressão pode ficar alta demais e aí qualquer acelerada pode fazer a pressão subir demais e o compressor desacoplar.
Outra coisa é o tipo de gás que foi usado na carga.
Monzas até 95 usam o gás R-12. Se colocarmos o R-134 o sistema pode não funcionar de acordo.
Um bom mecânico de ar condicionado (infelizmente coisa rara de se encontrar) poderá checar as pressões com o motor em marcha lenta e a 2000 RPM.
Por outro lado, um sistema que ficou parado por 1 ano pode ter impurezas internamente. Se não foi aplicado vácuo por um bom tempo nele, sei não.
A valvula palito e mesmo o acumulador podem estar precisando de substituição. A válvula palito costuma também entupir (mais fácil ela entupir que o evaporador, já que ela pequenas passagens, faceis de ficarem obstruidas), o que faz com que o ar não gele direito.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Limpeza do evaporador
lc, nos carros EFI, a central de IE controla tb o funcionamento do compressor. No caso, quando exige mais potência do motor (em uma arrancada, por exemplo), a IE desliga o compressor, e volta a ligar depois de alguns instantes.
Até mais.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Limpeza do evaporador
Mas o meu é carburao, por isso fiquei na úvia. O rapaz que colocou gás pra mim isse que poderia ser problema elétrico, na bobina do compressor. Confere?José Leal escreveu:lc, nos carros EFI, a central de IE controla tb o funcionamento do compressor. No caso, quando exige mais potência do motor (em uma arrancada, por exemplo), a IE desliga o compressor, e volta a ligar depois de alguns instantes.
Até mais.
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Re: Limpeza do evaporador
Acho que nos EFI o compressor só é desligado em acelerações qdo o acelerador estiver muito lá em cima.
Se não me engano (corrijam-me se minha informação estiver errada), isso só ocorre qdo o sensor da posição da borboleta estiver a 75% do seu curso -acho que li isso em algum lugar :smt017 ).
A 2000 RPM isso está longe de ocorrer.
Abraços
Se não me engano (corrijam-me se minha informação estiver errada), isso só ocorre qdo o sensor da posição da borboleta estiver a 75% do seu curso -acho que li isso em algum lugar :smt017 ).
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Abraços
Luiz Carlos
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Re: Limpeza do evaporador
Também acho isso... Aliás, acredito que no carburado nem desligue com a alta rotação devido a essa falta de "controle", eu acho...Luiz Carlos (Rio) escreveu:Acho que nos EFI o compressor só é desligado em acelerações qdo o acelerador estiver muito lá em cima.
Se não me engano (corrijam-me se minha informação estiver errada), isso só ocorre qdo o sensor da posição da borboleta estiver a 75% do seu curso -acho que li isso em algum lugar :smt017 ).
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Re: Limpeza do evaporador
lc_ss escreveu: limpeza no evaporador (no meu, um 1990 nem precisa desmontar o painel). Então a pergunta é a seguinte: alguém aqui já fez essa limpeza?
Alguém já fez essa limpeza? ou saberia me indicar exatamente onde fica, se é fácil retirá-lo?
o profissional me cobrou R$ 600 pra fazer a limpeza, disse que tem que retirar todo o painel pra ter acesso ao evaporador!
alguém tem mais informações sobre isso...
abrasssssssss
BEC
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http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=11487
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Re: Limpeza do evaporador
Leo, boa tarde!
Eu fiz essa limpeza por duas vezes (falta coragem pra fazer a 3º).
Quanto a localização, está na parte de baixo bem no centro do painel. Eu fiz da seguinte forma:
- tirei o banco do carona;
- tirei a manopla do cãmbio;
- tirei o console central todo (cuidado pra não quebrar);
Nesse ponto vc tem que retirar uma proteção do evaporador que também serve como difusor de ar na parte dos pés;
Depois disso tem somente a tampa do evaporador com alguns parafusos.
Essa limpeza que eu faço, não retiro o evaporador, já que pra isso teria que esvaziar o gás do AC e aumenta bastante a dificuldade e o custo!
Então tiro essa tampa que coleta a água do AC e faço a limpeza do evaporador.
Só que é um serviço de muita dificuldade pela posição (parte baixa do painel), gasta bastante tempo.
Roniele...
Eu fiz essa limpeza por duas vezes (falta coragem pra fazer a 3º).
Quanto a localização, está na parte de baixo bem no centro do painel. Eu fiz da seguinte forma:
- tirei o banco do carona;
- tirei a manopla do cãmbio;
- tirei o console central todo (cuidado pra não quebrar);
Nesse ponto vc tem que retirar uma proteção do evaporador que também serve como difusor de ar na parte dos pés;
Depois disso tem somente a tampa do evaporador com alguns parafusos.
Essa limpeza que eu faço, não retiro o evaporador, já que pra isso teria que esvaziar o gás do AC e aumenta bastante a dificuldade e o custo!
Então tiro essa tampa que coleta a água do AC e faço a limpeza do evaporador.
Só que é um serviço de muita dificuldade pela posição (parte baixa do painel), gasta bastante tempo.
Roniele...