Combustivel retornando ao abastecer

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
monzadocarmona
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Combustivel retornando ao abastecer

Mensagem não lida por monzadocarmona »

Bom dia, pessoal.
Já troquei todas mangueiras e mesmo assim ao abastecer o tanque cospe a gasolina para fora e antes não acontecia, mesmo colocando com um galão e um funil, o tanque cospe um pouco. Tem que abastecer em baixa vazão e parando de vez em quando.
Como eu disse, já mandei trocar exatamente todas mangueiras, pois achávamos que era o problema, até tinha um filtro de gasolina meio entupido. Se por pressão forte chega a lavar o frentista!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996

Re: Combustivel retornando ao abastecer

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sintoma é de problema no sistema de respiro do tanque. Para o combustível entrar, o ar quente está no tanque tem que sair. Ou tem algo entupido, mangueira em posição errada ou algum filtro direcional invertido.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
monzadocarmona
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988

Mensagem não lida por monzadocarmona »

Carlos A. Freire escreveu: 06 Jul 2026, 19:09 O sintoma é de problema no sistema de respiro do tanque. Para o combustível entrar, o ar quente está no tanque tem que sair. Ou tem algo entupido, mangueira em posição errada ou algum filtro direcional invertido.
Tem alguma explicação de como posso conferir? Pois o mecânico está fazendo pouco caso e fui orçar em outro lugar me cobraram 500 e, falaram que iam ter que baixar o tanque.
Já foram trocada TODAS as mangueiras, pois ele começou a fazer isso do nada, depois do carro ficar parado duas semanas.
Como começou acontecer isso, pedi para trocar todas mangueiras até mesmo da bomba.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

monzadocarmona escreveu: 10 Ago 2026, 09:27
Tem alguma explicação de como posso conferir? Pois o mecânico está fazendo pouco caso e fui orçar em outro lugar me cobraram 500 e, falaram que iam ter que baixar o tanque.
Já foram trocada TODAS as mangueiras, pois ele começou a fazer isso do nada, depois do carro ficar parado duas semanas.
Como começou acontecer isso, pedi para trocar todas mangueiras até mesmo da bomba.
Não era preciso trocar mangueiras que não fazem parte do sistema de respiro do tanque ou do gargalo.
É só conferir se as mangueiras estão conectadas corretamente em seus devidos lugares e, se não há obstruções.
Outra coisa, ao abastecer, algumas bombas tem uma espécie de chapéu para proteger o frentista, caso o combustível retorne, mas se esse "chapéu" fechar o bocal, vai ficar desligando no automático. Aí tem que voltar um pouco para dar espaço para o gás do tanque possa sair para o combustível entrar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder