Não segura marcha lenta

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Gabriel 1306
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Não segura marcha lenta

Mensagem não lida por Gabriel 1306 »

Boa noite, Monzeiros.
Acompanhava o fórum há algum tempo e hoje decidi me inscrever para tirar algumas dúvidas. Tenho um Monza GL 95 EFI a gasolina. Comprei ele com alguns problemas e desde então ando resolvendo. Semana passada comprei um kit reparo da TBI e fiz os procedimentos, mas desde então o carro anda meio ruim em questão de marcha lenta. Já vi vídeos e mais vídeos, vi tópicos aqui também, mas queria que alguém conseguisse me ajudar na minha situação.
Fiz reparo da TBI, anel do bico, peneiras, TPS novo, MAP novo e o atuador já tem uns 3 meses de uso. Mas acontece o seguinte, regulei a borboleta para ficar fechada certinho, ali por volta de 0,48 e o carro não segura a lenta, o atuador parece não agir. Só consigo manter uma lenta se mexer no parafuso do batente. Tentei deixar ele filé, borboleta com o batente certinho, pressão de combustível boa, mas o carro não firma a lenta.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Re: Não segura marcha lenta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Fazer avaliação de defeito a distância assim fica complicado, rs!

Essa manutenção no TBI foi feita para resolver esse defeito ou o defeito ocorreu depois dessa manutenção?

Trocou peças boas por peças novas. Esse procedimento não é legal. Peças novas podem apresentar defeitos ou serem mau instaladas e, pode adicionar mais defeitos ao que já tem.

A única tensão que postou foi do TPS. Disse que a pressão de linha de combustível está boa, mas não disse quanto tem e nem mencionou a vazão da linha de combustível.
Precisamos saber o tempo de injeção e a relação A/F, para saber se a injeção está tentando corrigir algum problema de funcionamento de sensor ou da ignição.
Seria interessante, sabermos como e onde estão as mangueiras do sistema de vácuo.
Sabermos se a válvula injetora é a original e está em boas condições, bem como a montagem das redes (filtros) e os o'rings. Verificar se há gotejamento na válvula injetora.

Obs. Mexer em ajuste que vem fechado de fábrica, só em último caso, quando a borboleta está dom desgaste.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gabriel 1306

Bom dia.

Então, eu fiz a manutenção aqui na oficina que trabalho para resolver questões de possíveis entradas de ar por junta e pelo tubo de distribuição de vácuo que estava com uma entrada quebrada. Enfim, fiz os procedimentos e deixei tudo regulado conforme teria que ser.

Tive todo cuidado em instalar as peças novas.

Sim, o TPS está em 0.48/0.50 e a pressão da linha de combustível está em 1.8 bar.

De linha de vácuo só tem a do MAP e o Canister está isolado.

Em questão do bico, está tudo certo, leque bonito, sem gotejamentos.

Só estou mexendo nele, pois comprei ele praticamente sem funcionar. Estou deixando zerado pra acabar com dores de cabeça em relação a consumo excessivo de combustível.

Abraços, Carlos!

Agradeço desde já!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Gabriel 1306 escreveu: 16 Jun 2026, 14:18
Então, eu fiz a manutenção aqui na oficina que trabalho para resolver questões de possíveis entradas de ar por junta e pelo tubo de distribuição de vácuo que estava com uma entrada quebrada. Enfim, fiz os procedimentos e deixei tudo regulado conforme teria que ser.
Conforme como tem que ser não nos ajuda a ajudar você... Sem dados técnicos complica a avaliação a distância, principalmente a falta de informação do tempo de injeção e da relação A/F.
Tive todo cuidado em instalar as peças novas.
Isso não quer dizer nada. Peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas. Na avaliação, peças novas recém trocadas também devem entrar nos testes.
Sim, o TPS está em 0.48/0.50 e a pressão da linha de combustível está em 1.8 bar.
A pressão da linha está baixa. Suba para 2.0 bar que é o ideal que fica entre 1,9 e 2,1 bar, faltou dizer a vazão, que o ideal é de 1,5L/min
De linha de vácuo só tem a do MAP e o Canister está isolado.
Tem certeza que isolou o Canister? Não foi a EGR (se tiver). O Canister armazena gases do tanque e libera para ser queimado assim que o motor entrar em funcionamento.
Em questão do bico, está tudo certo, leque bonito, sem gotejamentos.
Ai está outro ponto complicado... não sabemos se é original ou paralelo. O bico injetor não original (paralelo) para Monza e Kadett EFI, a maioria não tem bom funcionamento. O tempo de injeção já indicaria uma possível correção da injeção para melhorar o funcionamento.
Só estou mexendo nele, pois comprei ele praticamente sem funcionar. Estou deixando zerado pra acabar com dores de cabeça em relação a consumo excessivo de combustível.
Quando o tempo de injeção estiver perto de 800m/s e a relação A/F em 14, a injeção está dentro do ideal, sem tentativa de correção de algo funcionando de forma errada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gabriel 1306

Bom dia, Carlos

Ontem consegui resolver o problema. Meu patrão me deu um módulo que ele tem reserva e deu certo. Meu Monza está programado para álcool e ele é originalmente gasolina. O módulo que ele tem é exatamente o modelo compatível com o meu.

Já encomendei um módulo novo para substituição.
Responder