Óleo com Álcool

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo com Álcool

Mensagem não lida por tyo »

É que este tópico é antigo e muitos perfis já foram excluídos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Saulo colina
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Saulo colina »

Boa noite pessoal.
Aproveitando o tópico, eu tenho um Monza EFI 93 1.8 álcool e ele está misturando álcool com óleo. Já troquei as velas, os cabos de vela, a bobina, o regulador de pressão, o atuador de marcha lenta e a pressão da bomba está em 1,9 bar. Porém, está misturando álcool no óleo. Já troquei o óleo 2x e continua misturando. O nível de óleo não aumenta e não baixa água. Além do álcool, o segundo cilindro não está pegando. Eu tirei a vela e lá dentro da para ver vestígios de álcool.
Quando funciono o motor e lá está na tampa onde põe óleo fica o cheiro de álcool.
O que pode ser isso?
Obs: O bico estancando bem 3 não pinga nada...
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Saulo colina escreveu: 21 Nov 2024, 22:24 Boa noite pessoal.
Aproveitando o tópico, eu tenho um Monza EFI 93 1.8 álcool e ele está misturando álcool com óleo. Já troquei as velas, os cabos de vela, a bobina, o regulador de pressão, o atuador de marcha lenta e a pressão da bomba está em 1,9 bar. Porém, está misturando álcool no óleo. Já troquei o óleo 2x e continua misturando. O nível de óleo não aumenta e não baixa água. Além do álcool, o segundo cilindro não está pegando. Eu tirei a vela e lá dentro da para ver vestígios de álcool.
Quando funciono o motor e lá está na tampa onde põe óleo fica o cheiro de álcool.
O que pode ser isso?
Parece um problema na junta do cabeçote.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Saulo colina escreveu: 21 Nov 2024, 22:24 Boa noite pessoal.
O que pode ser isso?
Bom dia.

Tem que resolver primeiro esse problema do 2º cilindro não funcionar. É muito provável que esse combustível que esteja contaminando o óleo seja da falta de queima do 2º cilindro. O que recebe não é queimado e passa para o óleo.
Resolvendo o problema do cilindro, e permanecendo o sintoma no óleo, ai se verifica o estado da válvula injetora a sua estanqueidade e do TBI. Depois a mistura ar combustível, tempo de injeção e o índice de CO no escapamento. Mas não adianta ir nesse parte sendo que o 2º cilindro está parado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Saulo colina

Boa noite amigos.
É o seguinte, tudo foi verificado pelo mecânico, porém a mistura de álcool no óleo foi devido a excesso de combustível, isso o carro com 2bar de pressão.
O cilindro estava encharcado por isso ele não funcionava, o mecânico conseguiu baixar a pressão para 0,8bar o excesso parou não misturou mais álcool no óleo, porém o consumo ainda está com consumo elevado está dando algo entre 3 a 3.5 por litro de álcool mesmo com pressão a 0.8 bar, se aumentar a pressão vem o excesso novamente .
Será o bico injetor?
Fiz teste de estanqueidade e está bom não pinga nada, mas na hora de injetar com 2.0bar injeta muito e da excesso.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Saulo colina escreveu: 08 Mar 2025, 00:14 Boa noite amigos.
É o seguinte, tudo foi verificado pelo mecânico, porém a mistura de álcool no óleo foi devido a excesso de combustível, isso o carro com 2bar de pressão.
O cilindro estava encharcado por isso ele não funcionava, o mecânico conseguiu baixar a pressão para 0,8bar o excesso parou não misturou mais álcool no óleo, porém o consumo ainda está com consumo elevado está dando algo entre 3 a 3.5 por litro de álcool mesmo com pressão a 0.8 bar, se aumentar a pressão vem o excesso novamente .
Será o bico injetor?
Fiz teste de estanqueidade e está bom não pinga nada, mas na hora de injetar com 2.0bar injeta muito e da excesso.
Bom dia.

Tem coisa muito errada ai. Com pressão de 0,8 bar o carro nem sai do lugar. Será que esse manômetro utilizado está bem aferido?
Foi resolvido o problema de não funcionamento do 2º cilindro?
Essa válvula injetora é original GM ou Delphi?
Com 2 bar de pressão na linha de combustível o sistema está estanque?
Não foi informado o valor da vazão da linha de combustível.
Seria interessante verificar o tempo de injeção e a relação A/F para saber como a IE está se comportando.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Saulo colina

Bom dia Carlos Freire .
E o seguinte, depois desse perrengue todo que passei o mecânico me passou a seguinte informação:
O carro estava com pressão nominal de 2.1 bar, porém com álcool misturando ao óleo, conseguiu colocando uma mola mais fraca no regulador de pressão diminuir a pressão para 0.8 Bar assim resolveu o problema de mistura álcool ao óleo. Quanto ao bico, ele é da marca VDO e está com total estanqueidade, não pinga nada e o carro funciona redondo na lenta nas acelerações, mas mesmo assim está consumindo muito álcool está fazendo algo em torno de 3.5 por litro.
Trocados
VSS
MAP
ATUADOR MARCHA LENTA
VELA
CABO DE VELA
MODULO HEI COMPLETO
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
O que mais me assusta e o consumo elevado no demais o carro está bem firme.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Saulo colina escreveu: 08 Mar 2025, 09:59 Bom dia Carlos Freire .
E o seguinte, depois desse perrengue todo que passei o mecânico me passou a seguinte informação:
O carro estava com pressão nominal de 2.1 bar, porém com álcool misturando ao óleo, conseguiu colocando uma mola mais fraca no regulador de pressão diminuir a pressão para 0.8 Bar assim resolveu o problema de mistura álcool ao óleo. Quanto ao bico, ele é da marca VDO e está com total estanqueidade, não pinga nada e o carro funciona redondo na lenta nas acelerações, mas mesmo assim está consumindo muito álcool está fazendo algo em torno de 3.5 por litro.
Trocados
VSS
MAP
ATUADOR MARCHA LENTA
VELA
CABO DE VELA
MODULO HEI COMPLETO
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
O que mais me assusta e o consumo elevado no demais o carro está bem firme.
Vamos lá...

Ainda não temos a informação de ter resolvido o problema do 2º cilindro...

Esse negócio de alterar parte importante no carro é complicado e, não faz sentido mudar a mola e alterar a pressão, já que quem deve vencer a pressão é a válvula injetora e o regulador de pressão, deixa a linha na pressão nominal para que passe pelo injetor conforme o projeto. Não faz sentido algum a linha estar com 0,8 bar de pressão e o carro andar normalmente. A não ser que esse injetor não seja de Monza.
Sendo injetor de Monza, recomendo a troca por um original GM ou um Delphi. Não use qualquer outra marca que vai ter problemas.
Estamos em fase de testes nos injetores da Meca Brasil. No inicio tinha problemas e demos retorno e o último funcionou bem. Mas ainda em fase de testes...
Se puder colocar um Delphi, mesmo que usado é melhor e volte o regulador e linha de combustível para condições recomendadas pela montadora em seus manuais. Depois encontre o defeito e evite mascarar defeitos com adaptações e alterações do sistema.

As peças acima trocadas e imagino sem testar para saber se tinham defeitos, só faz doer no bolso do proprietário e, pode até causar defeito ou ter baixa longevidade, já que peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas.
Por isso indiquei fazer a verificação do tempo de injeção e da relação A/F do sistema de injeção. Peças novas trocadas por prevenção ou a olho para tentar solucionar problemas, para mim não resolve de nada, rs! Mesmo porquê, algumas dessas peças não tem relação direta com esse defeito, rs!
São Paulo-SP
Responder