O papel aceita qualquer coisa... A GM mostrava laudos para ABNT e pronto; está liberado... Quem vai saber o que está lá dentro?
Só quem trabalhava nos projetos... Eu cheguei a conhecer um cara que trabalhou no projeto de nacionalização do Kadett, mas na época eu era um sabugo de mané... Se fosse hoje iria fuçar esse cara até umas horas...
DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
A linha de produção e regulamentovrsilva escreveu:O papel aceita qualquer coisa... A GM mostrava laudos pra ABNT e pronto; está liberado...
1° A montadora fabrica o motor / programa / testa / finaliza
2° A montadora envia o motor ou carro para um órgão credenciado do país para homologar o motor
3° ABNT / testa / dinamômetro mesma coisa que a montadora na primeira etapa / faz a homologação tantos CV-torque
4° A montadora recebe o estudo (aquele número ABNT tal número do estudo no manual do proprietário)
5° Comercializa o carro e oficializa os valores à midia.
Resumidamente é isso!
Agora eu fico pensando, só uma fazendo cambalacho?
Não teria ambas as partes se dado as mãos? Como tudo nessa birosca de vila acredito que ambas faziam falcatrua, ABNT ganhava o bolinho, a GM vendia o carro, e o DETRAN/RENAVAM acreditava, e o usuario tinha mais potência sem saber.
Eu não acredito na potência declarada dessa época na linha GM. O número 116cv me cheira a proprina e não à engenharia.
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Obs: Até atualmente temos exemplos disso, no caso do Veloster. propaganda enganosa e valores escusos...
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Não é só no Brasil que aconteceu isso, os muscle cars americanos também tinham a potência declarada mais baixa que a real, por algum motivo relacionado ao seguro ou porquê talvez não queriam assustar as pessoas com a alta potência de seus motores.
Engine-----------------------Advertised----Rated----------True
-------------------------------HP@RPM-----Torque@RPM---HP@RPM
Buick 455 Stage 1----------360@5000----510@2800----420@5400
Camaro Z/28 302-----------290@5800----290@4200----310@6200
Chevelle 396 L-78----------375@5600----415@3600----400@5600
Corvette 427 L-88----------430@5200----450@4400----480@6400
Mopar 340-4 bbl------------275@5000----340@3200----320@5600
Mopar 440-Magnum--------375@4600----480@3200----410@5400
Mopar 440 Six-Pack--------390@4700----490@3200----430@5600
Mopar 426 Street Hemi----425@5000----490@4000----470@6000
Mustang Boss 302-----------290@5800----290@4300----310@6200
Ford 351-4 bbl Cleveland--300@5400----380@3400----340@5600
Mustang Boss 351-----------330@5400----370@4000----360@6000
Mustang 428 Cobra-Jet----335@5200----440@3400----410@5600
Mustang Boss 429-----------375@5200----450@3400----420@5600
Oldsmobile 455 W-30------370@5300----500@3600----440@5600
Oldsmobile 350 W-31------325@5400----360@3600----350@5800
Pontiac Ram Air 400-------366@5100----445@3600----410@5600
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Off-topic: ô Rafa, quando o teu carro vai sair desses cavaletes? Está só descansando e recebendo tua atenção e cuidados, é muita mordomia para ele, kkkk!
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Camaro Z/28 302-----------290@5800----290@4200----310@6200
Chevelle 396 L-78----------375@5600----415@3600----400@5600
Corvette 427 L-88----------430@5200----450@4400----480@6400
Mopar 340-4 bbl------------275@5000----340@3200----320@5600
Mopar 440-Magnum--------375@4600----480@3200----410@5400
Mopar 440 Six-Pack--------390@4700----490@3200----430@5600
Mopar 426 Street Hemi----425@5000----490@4000----470@6000
Mustang Boss 302-----------290@5800----290@4300----310@6200
Ford 351-4 bbl Cleveland--300@5400----380@3400----340@5600
Mustang Boss 351-----------330@5400----370@4000----360@6000
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Oldsmobile 350 W-31------325@5400----360@3600----350@5800
Pontiac Ram Air 400-------366@5100----445@3600----410@5600
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Off-topic: ô Rafa, quando o teu carro vai sair desses cavaletes? Está só descansando e recebendo tua atenção e cuidados, é muita mordomia para ele, kkkk!
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Lucas acho que no fim do ano já tiro ele do pedestal, rsrsrs! Preciso desocupar a garagem, então estou agilizando as coisa, até lá estará "pronto".Lucas_G escreveu:Off-topic: ô Rafa, quando teu carro vai sair desses cavaletes? Está só descansando e recebendo a tua atenção e cuidados, é muita mordomia para ele, kkkk!
Quando eu tirar ele de lá vai estar uma marca no piso, uahahuauhauauauh! Desde 2006 no mesmo lugar. Se esse Monza fosse podre, pode ter certeza que ja tinha entortado, por sorte ele está zero na estrutura, e os poucos podres que fiz nele, era aqueles esperados em Monza. O meu coroa cuidou muito bem dele. Como decapei ele todo sei que está perfeito as soldas e estruturas.
Eu que diga ou melhor o bolso, chega uma hora que cansa, mas estamos indo...10 anos na função não é qualquer um que aguenta. Seja mental ou financeiramente. Mas vai valer apena e agradeço por ter 35 anos hoje, e não 25 anos. Senao acho que daria um problemão.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Para deixar claro que o Kadett GLS 98 possui a relação as close radio, ou seja, é curta igual ao GSI, já o Kadett GLS 97 possui a F18 overdrivebeto.piteco escreveu: ↑02 Nov 2008, 21:11 Como já foi dito acima, o F18 é um câmbio mais novo que o F16.
Quanto a relações de marchas, isso vai depender da versão do carro.
Existem duas versões básicas destes dois câmbios:
- as close ratios, que são os câmbios das versões esportivas (Monza S/R, Kadett GS, Kadett GSI, Vectra GSI, Calibra)
- as overdrive, que são os câmbios das versões normais (Monza SL, Monza SL/E, Monza Classic, Monza GL, Monza GLS, Kadett SL, Kadett SL/E, Kadett GL, Kadett GLS, Vectra GLS, Vectra CD)
Identificar estes câmbios com o carro em movimento é fácil:
- na close ratio as marchas acabam mais rápido e em quinta o motor consegue esticar a marcha até o fim e reage rápido a qualquer acelerada.
- na overdrive as marchas demoram mais para acabar e em quinta o motor não tem força para estica-la até o fim e tem reações bam mais lentas ao acelerador que a quarta marcha.
- com relação entre ser F16 e F18, na F18 os engates são muito mais fáceis e precisos, sem aquelas enroscadinhas que o F16 dá de vez em quando...
Com o câmbio fora do carro, identificar F16 e F18 é fácil, pois vem gravado com letras bem grandes na carcaça do câmbio.
Já para identificar se o câmbio é um close ratio ou overdrive é complicado, pois até agora ainda não identifiquei um código gravado neles que os diferem (como ocorre nos VW: PV ou PB). Se alguém aqui souber os diferenciar... O mais garantido é conhecer o carro de onse saiu o câmbio.