Por onde começar à pesquisa dessa avaria?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Edvaldo9762
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Dez 2022, 16:34
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Por onde começar à pesquisa dessa avaria?

Mensagem não lida por Edvaldo9762 »

Monza GL 2.0 Após funcionamento, na estrada, apaga do nada. Fica à pergunta no ar: Por onde pesquisar esse tipo de avaria? Suspeita do distribuidor ou regulador de 12v do alternador. Se alguém já solucionou esse tipo de avaria e poder me orientar, fico grato!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Por onde começar à pesquisa dessa avaria?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Monza GL 2.0 Após funcionamento, na estrada, apaga do nada. Fica à pergunta no ar: Por onde pesquisar esse tipo de avaria? Suspeita do distribuidor ou regulador de 12v do alternador. Se alguém já solucionou esse tipo de avaria e poder me orientar, fico grato!
Edvaldo

De cara você pode descartar o regulador do alternador. Mesmo que o alternador pare de gerar corrente, a bateria vai suprir os sistemas e nunca o motor vai apagar.
Eu tive problema semelhante no meu Monza e era o módulo HEI o componente defeituoso. Eu dava partida, dirigia por alguns quilômetros e a pane se apresentava. O motor morria e não pegava mais.
O ruim é que depois de frio tudo voltava ao normal, o que le levou a ter o mesmo problema duas vezes. O carro morreu na Dutra, mais ou menos no mesmo lugar.
Infelizmente o HEI é algo que não se pode testar com segurança (apesar de haver muita gente que diz que é viável o teste).
Quando um Monza com injeção EFI apaga o motor do nada, a pesquisa inicial é a mesma de outros carros, verificar se está faltando combustível ou centelha nas velas.
Para falta de combustível é só tirar a caixa do filtro de ar e olhar se a borboleta está molhada. Tem o cheiro também.
Para falta de centelha o método é o mesmo que se usa há décadas, com uma chave de fenda testar se pula centelha para a parte metálica do motor. Eu, em casa, uso uma pistola estroboscópica que tenho aqui.
Se falta corrente nas velas, testa-se se tem corrente na saída da bobina. Se tiver, há problemas no distribuidor, que pode ser tampa rachada, rotor rachado, etc.
Se não tem alta tensão na saída da bobina, aí começa o teste de bobina de pulso. Existem dicas de como fazer esse teste usando um multímetro desses baratinhos ou uma pilha de 1,5 volts.
Se todos os componentes do distribuidor estiverem aparentemente OK, aí parte-se para a substituição do HEI.
O HEI original do meu Monza durou 20 anos. Depois que deu problema, já troquei uns 5, de várias marcas. Agora ando com um no porta-malas, pois não consegui descobri a causa de tantos HEIs estaram pifando.
Tem gente aqui no fórum que transferiu o HEI para uma parte mais fria do motor, pois parece que os HEIs atuais não aguentam mais calor.

É isso.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder