Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

arnaldo silva escreveu: 12 Ago 2022, 08:36
Bem estranho... Fiquei domingo passado inteiro(rsrsrsrs!) fazendo inversões dos três fios e não consegui fazer o retrovisor funcionar 100%. Sempre falta uma posição. Agora, no teste de bancada com um relé, aí funciona as 4 posições.
Tem vídeos no YouTube que explicam como adaptar retrovisores de 3 fios no lugar de 4 fios. Procure por lá que com as explicações vai conseguir instalar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Adaptação de espelho com dois motores em carro com espelho de um motor somente. De fato é preciso inserir relés no circuito:
https://youtu.be/h1mY1Cw0zBk

O Monza, como disse o Carlos Freire, não usa relé. A necessidade de relé na adaptação mostrada no vídeo talvez seja devido aos botões de comando serem diferentes nos Monzas com espelhos de dois motores. É apenas uma suposição minha. :roll:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por jorgeAP »

Como funciona o esquema elétrico do Monza com retrovisor elétrico com 2 motores? Aparentemente o comando é o mesmo. Não se encontra os comandos distintos pra um ou outro pra comprar.
Pretendo fazer a mudança do meu que não funciona em um dos lados. Colocar um motor mais eficiente e silencioso. Se tivesse uma opção de adaptação do comando original pra 2 motores sem o relé seria uma boa.
Monza 91 automático (o melhor)
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Pessoal uma dúvida aqui, hoje coloquei um comando novo dos botões do vidro, esse comando que coloquei tem as alavancas de controle do retrovisor elétrico, no meu Monza não tem esses retrovisores elétricos, mas quando fui colocar notei que existem dois conectores que se encaixam perfeitamente nessas alavancas.
Pergunto: o chicote do Monza sem retrovisores elétricos já tem o fio do retrovisor?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por tyo »

RAMIREZ escreveu: 25 Out 2022, 22:31 Pessoal uma dúvida aqui, hoje coloquei um comando novo dos botões do vidro, esse comando que coloquei tem as alavancas de controle do retrovisor elétrico, no meu Monza não tem esses retrovisores elétricos, mas quando fui colocar notei que existem dois conectores que se encaixam perfeitamente nessas alavancas.
Pergunto: o chicote do Monza sem retrovisores elétricos já tem o fio do retrovisor?
Sim, o chicote é o mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 12 Ago 2022, 18:52 Olá pessoal.

Adaptação de espelho com dois motores em carro com espelho de um motor somente. De fato é preciso inserir relés no circuito:
https://youtu.be/h1mY1Cw0zBk

O Monza, como disse o Carlos Freire, não usa relé. A necessidade de relé na adaptação mostrada no vídeo talvez seja devido aos botões de comando serem diferentes nos Monzas com espelhos de dois motores. É apenas uma suposição minha. :roll:

Abs
OPA!! Bom dia... Então, minha dúvida era que os botões e o chicote dos retrovisores elétricos do tubarão, são iguais do caixote ou seja, 5 fios. ERA UMA CURIOSIDADE PARA TENTAR ENTENDER para onde iam os outros 2 fios já que, chegam somente 3 fios no retrovisor do tubarão. Cheguei a desmontar o console, o porta luvas para tentar descobrir para onde vai os outros 2 fios que não chegam no retrovisor. Percebi que quando se aciona o interruptor do vidro elétrico do tubarão, faz um click creio que no módulo do vidro elétrico que fica atrás do porta luvas.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

minha dúvida era que os botões e o chicote dos retrovisores elétricos do tubarão, são iguais do caixote ou seja, 5 fios. ERA UMA CURIOSIDADE PARA TENTAR ENTENDER para onde iam os outros 2 fios já que, chegam somente 3 fios no retrovisor do tubarão. Cheguei a desmontar o console, o porta luvas para tentar descobrir pra onde vai os outros 2 fios que não chegam no retrovisor. Percebi que quando se aciona o interruptor do vidro elétrico do tubarão, faz um click creio que no módulo do vidro elétrico que fica atrás do porta luvas.
Arnaldo

Estávamos falando de espelho retrovisor e de repente você muda para vidros. Não creio que haja alguma ligação entre os dois sistemas.
Só para informar, a partir de 1995 os comandos dos vidros do Monza sofreram modificação. Até o 94, tanto para baixar como para subir os vidros é preciso segurar o respectivo botão até o vidro abrir ou fechar totalmente. A partir do Monza 94 modelo 95, para baixar é só manter o botão pressionado por 3 segundos, pode-se soltá-lo que o vidro abre totalmente. Para fazê-lo parar no meio do caminho, é só pressionar o botão momentaneamente no sentido contrário. Já para subir, por motivo de segurança, já que não existe um mecanismo anti esmagamento, é necessário segurar o botão até completar a operação. Existe um aviso de que, toda vez que se remover a bateria do carro, depois de reinstalá-la é necessário fechar os vidros e manter o botão pressionado por 3 segundos após o fechamento total, para ajuste. Se não me engano, a caixa de controle disso tudo fica atrás do porta-luvas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
LuísWailand
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Out 2023, 21:21
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com retrovisor elétrico tubarão 93 a 96

Mensagem não lida por LuísWailand »

Olá amigos..

Preciso tirar uma dúvida.
Tenho um Monza GLS 1995, tenho um espelho elétrico e o outro foi batido e trocado pelo manual há alguns anos atrás. Quero trocar esse manual por um elétrico para deixar como original.
A minha dúvida é: posso comprar um retrovisor sem controle (pesquisei da marca Retrovex), e colocar os componentes elétricos nele e vai funcionar? Ou existe algum retrovisor que é próprio para espelho elétrico e não vai funcionar o Retrovex. Alguns anúncios desse espelho tem uma imagem que o interior do espelho é parecido com o elétrico.
Responder