Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

Amigo Luiz, já te expliquei nas outras mensagens, é um erro de omissão do próprio catálogo, estude e você verá que álcool e gasolina 2.0 usam os mesmos códigos para essas molas, então use seu raciocínio e por dedução você vai entenda que você deve usar o mesmo recurso para álcool 2.0 do que gasolina 2.0. O sistema não funciona com 2 molas iguais, fique tranquilo, agora, se você quiser continuar se apegando ao erro porque para você está correto, bom, eu já cumpri com o upload de informações que é a soma do meu trabalho com relação a distribuidores de Monza e a confusão que deriva deles, mas se você acha que depois de todas as minhas explicações sobre isso estou errado, siga seus próprios critérios, Grande abraço.

52273387 MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais diferentes 1987 a 1991 motor 2.0 gasolina, motor 2.0 álcool
52273386 MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais iguais 1987/ motor gasolina 2.0 "Por dedução e lógica esta seria a mola correspondente" Observe que até a numeração é correlativa

Amigo, permita-se pensar que um catálogo de peças não é a Bíblia, tem erros, alguns deles podem ser corrigidos usando lógica e raciocínio.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por luiz sle »

Amigo,

Acalme-se, rsrsrs! O fórum é para discussão de ideias, afim de enriquecer o tópico, e sanar possíveis dúvidas futuras de outras pessoas. Em momento algum tive a intenção de discordar ou de apontar que as afirmações estavam incorretas.

Mas voltando ao assunto do tópico, o print que lhe mandei não aparecia o código que informou. Apareceram especificações apenas para o 1.8, havia provavelmente algum filtro ativo.

Bom, para futuras buscas, seguem abaixo as especificações resumidas:
Códigos molas distribuidor..png
Se algum dos monzeiros tiver um distribuidor com as molas originais que possa abrir e pegar as especificações de: arame, quantidade de elos de cada umas das molas e puder postar aqui, conseguiríamos deixar o tópico completo.

Luiz Fernando.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

Olá Luís...

Tô tranquilo, rsrsrsrs! Eu estava preocupado porque pensei que você não me entendia. Concordo com você que tudo isso nos ajuda a trocar informações, claro que não acho que sou o dono da verdade quando compartilho minhas conclusões mas vou me convencer desde que não se prove o contrário, rsrsrs! Seu post é muito apropriado e quanto às medidas das molas nesse aspecto, acho que seria possível desde que todas as amostras delas estivessem disponíveis e assim conseguir medir cada uma com precisão, uma tarefa um tanto trabalhosa. Por enquanto posso dizer que comparei alguns entre 1,8 e 2,0 e o fio do 2,0 é um pouco mais grosso o que torna as molas mais fortes e acho que contei nos 2,0, 1 ou 2 voltas a mais. Também pode ser visto nos gráficos a este respeito que o 2.0 tem uma curva de avanço mais pronunciada e o avanço total é menor que nos motores 1.8.

Todos os componentes do distribuidor são os mesmos para todos os modelos de motores carburados com ignição eletrônica, exceto as molas de avanço centrífugo e dispositivos de avanço a vácuo, que são os mesmos em construção. eles só variam na força da mola interna que empurra a membrana.

Obrigado a receber a tarefa de carregar a tabela com as informações.
GRANDE ABRAÇO E ESTAMOS EM CONTATO.
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por Enéias »

Olá Monzeiro.

Sobre o avanço em si estava estudando no carro que tenho aqui, um AP MI 1.6 99 com distribuidor eletrônico e conforme eu vario o inicio do avanço na correia dentada, eu também altero o inicio do avanço no sistema, por ex: se eu atrasar o incio de abertura das válvulas também tenho que atrasar o inicio do ponto, porém posso adiantar girando o distribuidor "X" graus o avanço entra mais rápido em em menor RPM, se eu atrasar no distribuidor ele entra mais lento e pro final(mais distribuído no sistema), acho que isso todos sabem. E se eu adiantar acorre o contrario e/ou proporcionalmente conforme regulagem.

Sobre as molas do sistema de avanço de ignição, ouvi uma história de um "Japoneis" mecânico paulista das décadas de 70/80 que ganhava tudo que era competição na época, pois este alterava as molas do avanço deixando as molas mais fracas, assim o avanço iniciava antes no sistema e entrava mais rápido pela diminuição das resistência do sistema de molas do avanço ser menor, o que é possível observando a temperatura de trabalho do motor e desconsiderando a regulagem original de fabrica, se aplica um regulagem "X" para determinada faixa de trabalho, que é o que acontece no sistema Hall, regulo a velocidade do avanço "no copo" (distribuidor + ou -) e também regulo o inicio do ponto na correia dentada ( se avanço começa nos 2000rpm ou nos 5000rpm). é possível que existam molas diferentes entre os mesmos distribuidores, além de pressão diferente entre os diafragmas do sistema a vácuo provavelmente.

Na roda fônica pelo que entendi é preciso desposicionar a fônica a fim de mudar o início do ponto no sistema além da regulagem de comando etc...

E também vai graxa dentro do eixo distribuidor, o meu aqui estava seco e fazia ruído após aquecer por falta de lubrificação.

E limpem os contatos internos de relés dos Automóveis de vocês, obtive resultados impressionantes após as manutenções nos mesmos!!!


Att.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite, pessoal!

Através do Cesinha (membro aqui do monzeiros.com), tive acesso à um distribuidor novo, original GM: 94645113.
Código Bosch: 9 230 087 022
Aplicação: Monza 1.6 à gasolina, ignição eletrônica.

Através da tampinha lateral do distribuidor, consegui ter acesso às molas de avanço centrífugo desse modelo. Seguem os dados:
Mola com terminais diferentes: 9,5 elos
Mola com terminais iguais: 11 elos


Vale salientar que a espessura do arame da mola, também muda. Mas como o distribuidor é novo, não tive como desmontá-lo. Acredito que essa mudança no arame, deve ocorrer de acordo com tipo de combustível e cilindrada.

Abraços.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder