COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO
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COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO
Olá a todos os Monzeiros.
Venho compartilhar imagens do meu compressor de ar condicionado, que travou quando eu estava de viagem no Piauí, no mês de janeiro de 2021, como citado em um tópico que criei aqui no fórum, para compartilhar as imagens de lá. Pois bem, estando lá ao pegar a rodovia logo depois que acionei o ar condicionado ao dar uma esticada de primeira marcha, o compressor espirrou como sempre se fez devido a alta pressão, por conta de alta rotação, que no entanto é desarmado pelo próprio sistema que é um modo de segurança que possui. Depois disso, ele travou segurando o motor até fazendo ele apagar.
Ao voltar para a cidade onde eu estava, fui verificar e a polia (disco ) de embreagem estava travada e não existia santo que a destravasse e, a polia de correia estava normal, portanto, fiquei quase 15 dias lá, sem o ar condicionado.
Quando fui atrás de oficinas especializadas, uns disseram que trava por conta de falta de óleo/sujeira e nesse caso é lixo, outros dizem que não é necessário fazer limpeza quando trocar por outro compressor e nem trocar o filtro acumulador (copo), pois esses compressores da linha Monza /Kadett /Ipanema, modelos da Denso não soltam limalha para correr na tubulação, pois quando trava eles ficam parados ao contrário dos carros novos de hoje, que mesmo com problemas continuam circulando limalha no sistema e também ambos me disseram, para não comprar um compressor novo chinês, pois não estão durando e que valeria mais apena achar um usado da Denso em bom estado, mesmo porquê, no ranking a linha Denso está em terceiro lugar na questão de durabilidade, perdendo apenas para compressores de Landau e carros desse tipo que duram toda eternidade (palavras da Belair Ar Condicionado e Mecânica 1985).
Hoje a pouco tempo desmontei o compressor travado e antes das imagens a seguir, já posso dizer que: não houve falta de óleo ou algum problema com ele e nem de gás, não foi por conta de sujeira embora estava muito sujo no sistema, não foi por conta de estar usando gás R134a, pois o meu carro originalmente saiu de fabrica com gás R12, embora eu seja o terceiro dono e já troquei o condensador por um do Monza 96 e, esse compressor que travou quando botei era usado e nem sei de que ano era o carro que estava e menos ainda, o tipo de gás que circulou nele.
Também não foi por conta de usar ventoinha auxiliar para mudar a temperatura mais rapidamente na cabine, também não foi em razão do sistema desarmar o compressor e a ventoinha auxiliar continuar resfriando o sistema, pois ela esta sendo acionada via resistência (com relê) da ventoinha do radiador, quando o ideal é pegar o positivo do compressor, pois ao desarmar ele ventoinha auxiliar também é desligada, e porque ? Nos vídeos a seguir tem as respostas. Por fim, ele travou por razões que só DEUS pode explicar, pois ele nunca foi aberto para retíficas e etc...
Na sequência segue imagens e são muitas, pois detalhei clinicamente os componentes do compressor, também irão ver o porquê que travou, sendo usando quase 5 anos, também removi a válvula (caneta), não foi fácil por conta da sujeira, mas não existiu limalha, compressor ``novo`` (usado em bom estado original Monza/Denso),válvula caneta nova AC Delco, filtro acumulador (copo novo original GM) e o meu carro estava com esse filtro acumulador da linha S-10/Blazer diesel para gás R134a, quem tiver querendo entrem em contato via MP, pois sei onde possa ter e também não me perguntem como aconteceu isso, rsrsrs! Segue também vídeos que no meu ver, mata muita charadas senão todas sobre o sistema de ar condicionado automotivo, mesmo porquê, analisando os componentes internos desse que desmontei, acredito que a troca do tipo de gás nesses compressores não irá causar problemas ou pelo menos até aparecer alguém especialista (coisa que não sou) e prove ao contrário, pois sei que ao trocar o gás deve também ter óleo próprio para ele e, limpeza para remover o gás e óleo antigo, mesmo sendo do mesmo tipo.
Por mais, sejam bem vindos e fiquem a vontade.
abs estamos ai
PARTE 1
Venho compartilhar imagens do meu compressor de ar condicionado, que travou quando eu estava de viagem no Piauí, no mês de janeiro de 2021, como citado em um tópico que criei aqui no fórum, para compartilhar as imagens de lá. Pois bem, estando lá ao pegar a rodovia logo depois que acionei o ar condicionado ao dar uma esticada de primeira marcha, o compressor espirrou como sempre se fez devido a alta pressão, por conta de alta rotação, que no entanto é desarmado pelo próprio sistema que é um modo de segurança que possui. Depois disso, ele travou segurando o motor até fazendo ele apagar.
Ao voltar para a cidade onde eu estava, fui verificar e a polia (disco ) de embreagem estava travada e não existia santo que a destravasse e, a polia de correia estava normal, portanto, fiquei quase 15 dias lá, sem o ar condicionado.
Quando fui atrás de oficinas especializadas, uns disseram que trava por conta de falta de óleo/sujeira e nesse caso é lixo, outros dizem que não é necessário fazer limpeza quando trocar por outro compressor e nem trocar o filtro acumulador (copo), pois esses compressores da linha Monza /Kadett /Ipanema, modelos da Denso não soltam limalha para correr na tubulação, pois quando trava eles ficam parados ao contrário dos carros novos de hoje, que mesmo com problemas continuam circulando limalha no sistema e também ambos me disseram, para não comprar um compressor novo chinês, pois não estão durando e que valeria mais apena achar um usado da Denso em bom estado, mesmo porquê, no ranking a linha Denso está em terceiro lugar na questão de durabilidade, perdendo apenas para compressores de Landau e carros desse tipo que duram toda eternidade (palavras da Belair Ar Condicionado e Mecânica 1985).
Hoje a pouco tempo desmontei o compressor travado e antes das imagens a seguir, já posso dizer que: não houve falta de óleo ou algum problema com ele e nem de gás, não foi por conta de sujeira embora estava muito sujo no sistema, não foi por conta de estar usando gás R134a, pois o meu carro originalmente saiu de fabrica com gás R12, embora eu seja o terceiro dono e já troquei o condensador por um do Monza 96 e, esse compressor que travou quando botei era usado e nem sei de que ano era o carro que estava e menos ainda, o tipo de gás que circulou nele.
Também não foi por conta de usar ventoinha auxiliar para mudar a temperatura mais rapidamente na cabine, também não foi em razão do sistema desarmar o compressor e a ventoinha auxiliar continuar resfriando o sistema, pois ela esta sendo acionada via resistência (com relê) da ventoinha do radiador, quando o ideal é pegar o positivo do compressor, pois ao desarmar ele ventoinha auxiliar também é desligada, e porque ? Nos vídeos a seguir tem as respostas. Por fim, ele travou por razões que só DEUS pode explicar, pois ele nunca foi aberto para retíficas e etc...
Na sequência segue imagens e são muitas, pois detalhei clinicamente os componentes do compressor, também irão ver o porquê que travou, sendo usando quase 5 anos, também removi a válvula (caneta), não foi fácil por conta da sujeira, mas não existiu limalha, compressor ``novo`` (usado em bom estado original Monza/Denso),válvula caneta nova AC Delco, filtro acumulador (copo novo original GM) e o meu carro estava com esse filtro acumulador da linha S-10/Blazer diesel para gás R134a, quem tiver querendo entrem em contato via MP, pois sei onde possa ter e também não me perguntem como aconteceu isso, rsrsrs! Segue também vídeos que no meu ver, mata muita charadas senão todas sobre o sistema de ar condicionado automotivo, mesmo porquê, analisando os componentes internos desse que desmontei, acredito que a troca do tipo de gás nesses compressores não irá causar problemas ou pelo menos até aparecer alguém especialista (coisa que não sou) e prove ao contrário, pois sei que ao trocar o gás deve também ter óleo próprio para ele e, limpeza para remover o gás e óleo antigo, mesmo sendo do mesmo tipo.
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