injeção
- Jhonatann W
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
injeção
Olá pessoal. De uns dias pra cá andei sentindo um forte cheiro de gasolina, mas nem liguei. Então, hoje quando vou sair com o carro para minha surpresa, o carro não pega.
O defeito apresentado, a ''cuba'' enche de gasolina e mesmo desligando o bico ainda continua enchendo.
Alguém tem alguma dica?
O defeito apresentado, a ''cuba'' enche de gasolina e mesmo desligando o bico ainda continua enchendo.
Alguém tem alguma dica?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Re: injeção
Modulo HEI que está com problema, ou a UCE
Se encheu a cuba é preciso secar... Verificar se há combustível nas câmaras e secar também...
Não force a partida que pode dar calço hidráulico
viewtopic.php?f=15&t=30784#p374253
Veja o último diagrama destacado em vermelho no tópico
Se encheu a cuba é preciso secar... Verificar se há combustível nas câmaras e secar também...
Não force a partida que pode dar calço hidráulico
viewtopic.php?f=15&t=30784#p374253
Veja o último diagrama destacado em vermelho no tópico
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Olá Jhonatann.Jhonatann W escreveu: ↑20 Ago 2019, 12:18 Olá pessoal. De uns dias pra cá andei sentindo um forte cheiro de gasolina, mas nem liguei. Então, hoje quando vou sair com o carro para minha surpresa, o carro não pega.
Alguém tem alguma dica?
De que carro está falando? Se for o Monza 96 do seu perfil, ele não tem cuba...
Sendo um Monza EFI e a válvula injetora está desliga e ainda assim vaza combustível, o problema é de vedação. Se a válvula injetora estiver ligada, a probabilidade de defeito no módulo HEI é grande. Basta nesse caso, soltar os conectores do módulo Hei e ligar a ignição, se parar de encharcar o TBI e coletor de admissão, ali está o problema.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Jhonatann W
Me referi a cuba, mas seria a parte logo abaixo do bico, a cada virada de chave enche aproximadamente uns 200 ml, conversando com alguns mecânicos, me disseram ser apenas o bico travado aberto. Meu mecânico de confiança está de ferias então, to fud...
Bico aqui na cidade só da marca Euro, não sei o que, Delphi só por encomenda.
E agora, arrisco um bico usado ou tento esse Euro?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Vai trocar peças sem antes fazer os testes? Fez pelo menos o teste que indiquei na mensagem anterior? Caso afirmativo, o que deu?Jhonatann W escreveu: ↑20 Ago 2019, 16:09 Me referi a cuba, mas seria a parte logo abaixo do bico, a cada virada de chave enche aproximadamente uns 200 ml, conversando com alguns mecânicos, me disseram ser apenas o bico travado aberto. Meu mecânico de confiança está de ferias então, to fud...
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Jhonatann W
Mesmo com o módulo Hei desligado injeta muita gasolina, consegui um bico usado continua a mesma coisa, já não sei mais o que fazer. Poderia ser regulador de pressão ou teria que trocar o kit de vedação e testar novamente?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Foi o que eu disse lá em cima... Se desligar todos os dois conectores que entram na base do distribuidor (módulo HEI) e, ainda assim encharcar o TBI de combustível, o problema está na vedação da válvula injetora com TBI. Desmonte a válvula injetora e confira posição correta dos o'rings e das redes de filtro. Teste a válvula injetora quanto a estanqueidade e analise o TBI com relação a furos e trincas.Jhonatann W escreveu: ↑20 Ago 2019, 18:35 Mesmo com o módulo Hei desligado injeta muita gasolina, consegui um bico usado continua a mesma coisa, já não sei mais o que fazer. Poderia ser regulador de pressão ou teria que trocar o kit de vedação e testar novamente?
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Investigação de panes exige método. Do contrário perde-se tempo, gasta-se dinheiro e acaba-se não resolvendo o problema.
Começa-se (no caso de encharcamento do TBI como relatado) retirando a válvula injetora e substituindo o reparo. É barato. O mais difícil é soltar a trava da válvula, que exige uma chave torx.
Depois disso, se continuar o problema, remove-se o plugue da válvula. Se o problema persistir, leva-se a válvula para uma oficina onde ela possa ser testada.
Se a válvula passar bem no teste e o problema continuar, aí pode-se desconfiar da UCE.
Quanto a problema no módulo HEI, acho pouco provável ser ele o culpado. Geralmente o HEI, quando dá problema, deixa de enviar para a UCE o sinal para que ela libere o funcionamento da válvula injetora. Aí não tem combustível para queima e o motor não acende.
Abs
Nota: Eu tive um problema desses no meu Fiat Mille. De vez em quando o motor não pegava. Eu deixava passar um tempo e então dava partida com o acelerador acionado até o fundo, procedimento para motor afogado. Aí ele pegava.
Um dia, depois de meses de sofrimento e o macete não funcionar, resolvi tirar a tampa do TBI para ver o que estava acontecendo. Quase daí duro de tanta gasolina que tinha no TBI. Removi a válvula injetora e notei que faltava o "o"ring pequeno dela. Tinha sido engolido pelo motor. Comprei um jogo de reparo, coisa de 5 reais na época, instalei o mesmo e nunca mais tive problema. No caso do Fiat Mille, como ele tem sonda lambda, depois que o motor pegava a sonda detectava mistura rica demais e orientava a UCE a diminuir o fornecimento de gasolina para o motor, ou seja, depois de pegar o motor ficava redondinho.
Como o Monza não tem isso, a coisa fica ruim. Se tiver vazamento nessa área e o motor pegar, vai funcionar com mistura rica o tempo todo. Além de dar prejuízo, pode lavar os cilindros e encurtar a vida do motor.
Começa-se (no caso de encharcamento do TBI como relatado) retirando a válvula injetora e substituindo o reparo. É barato. O mais difícil é soltar a trava da válvula, que exige uma chave torx.
Depois disso, se continuar o problema, remove-se o plugue da válvula. Se o problema persistir, leva-se a válvula para uma oficina onde ela possa ser testada.
Se a válvula passar bem no teste e o problema continuar, aí pode-se desconfiar da UCE.
Quanto a problema no módulo HEI, acho pouco provável ser ele o culpado. Geralmente o HEI, quando dá problema, deixa de enviar para a UCE o sinal para que ela libere o funcionamento da válvula injetora. Aí não tem combustível para queima e o motor não acende.
Abs
Nota: Eu tive um problema desses no meu Fiat Mille. De vez em quando o motor não pegava. Eu deixava passar um tempo e então dava partida com o acelerador acionado até o fundo, procedimento para motor afogado. Aí ele pegava.
Um dia, depois de meses de sofrimento e o macete não funcionar, resolvi tirar a tampa do TBI para ver o que estava acontecendo. Quase daí duro de tanta gasolina que tinha no TBI. Removi a válvula injetora e notei que faltava o "o"ring pequeno dela. Tinha sido engolido pelo motor. Comprei um jogo de reparo, coisa de 5 reais na época, instalei o mesmo e nunca mais tive problema. No caso do Fiat Mille, como ele tem sonda lambda, depois que o motor pegava a sonda detectava mistura rica demais e orientava a UCE a diminuir o fornecimento de gasolina para o motor, ou seja, depois de pegar o motor ficava redondinho.
Como o Monza não tem isso, a coisa fica ruim. Se tiver vazamento nessa área e o motor pegar, vai funcionar com mistura rica o tempo todo. Além de dar prejuízo, pode lavar os cilindros e encurtar a vida do motor.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ