ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Bom dia galera... Adquiri recentemente um Monza Class 1.8 álcool 93 com ar condicionado original. Me apaixonei pela máquina.
O gás provavelmente é o R12. Quais itens devo trocar pra usar o gás do Monza 96?
O gás provavelmente é o R12. Quais itens devo trocar pra usar o gás do Monza 96?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
PiresO gás provavelmente é o R12. Quais itens devo trocar pra usar o gás do Monza 96?
Qual o motivo pelo qual você quer mudar de R-12 para R-134a? O ar condicionado do seu Monza não está funcionando?
É difícil você ter certeza de qual gás está no seu carro. Nesses anos todos desde zero algum dono pode ter feito essa mudança.
Mudança que pode ter sido feita de acordo com as normas ou no chute, como a maioria dos reparadores faz. Fazem uma limpeza no sistema e colocam o R-134a. Como aparentemente o sistema continua funcionando, acham que está tudo OK.
Caso seu ar esteja com problema, sugiro simplesmente fazer uma limpeza, reparar possiveis vazamentos (o selo do compressor do Monza costuma dar problema e vazar) e colocar um gás substituto, o R-437a.
Esse gás sustitui perfeitamente o R-12 e não necessita de nenhuma mudança no sistema. Com esse gás pode-se usar qualquer tipo de óleo, o para o R-12 e o para R-14a. Já o R-134a precisa substituir até válvulas do sistema, segundo sites especializados em ar condicionado automotivo.
https://www.capitalrefrig.com.br/gas-re ... t-chemours
Quanto a sua pergunta sobre o que é preciso substituir para atualiar o sistema para o do Monza 96, existe muita divergência a respeito. Temos muitas discussões aqui no fórum, em vários tópicos.
A última consulta que fiz, anteontem, em uma oficina de reparação de ar condicionado (estive lá para fazer um reparo em outro carro), me foi dito que se você reparar o selo do compressor, limpar o sistema, é só injetar o R-134a. Não acreditei muito nisso. Provavelmente vai refrigerar o carro, mas não sei se com eficiência e por quanto tempo até degradar algum componente. A molécula do R-134a é 100 vezes menor que a do R-12, o que muito provavelmente vai gerar vazamentos em pouco tempo.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 04 Abr 2019, 09:04, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Valeu meu brother. O meu ta gelando e bem. A preocupação é de um dia esse gás escapar e por aki não encontrar o gás adequado. Mas tudo bem. Obrigado aí pela resposta.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Legal.ta gelando e bem
Eu, no seu lugar, não me preocuparia com isso. Mesmo porque seu ar pode continuar gelando bem por anos.
Quando der problema, aí você parte para descobrir qual o gás que seu carro está usando e a partir disso decidir o que fazer.
Abs
Luiz Carlos
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Olá tyo, boa tarde!tyo escreveu: ↑25 Mar 2019, 17:21e qual seria o valor para esse serviço todo?lucasosmak escreveu: ↑25 Mar 2019, 16:32 Prezados amigos monzeiros, tudo bem?
Como lá no comecinho desse tópico eu tinha muitas dúvidas em relação a esse processo de retrofit do sistema de ar condicionado do monzão, eu visitei uma loja especializada aqui na minha cidade, São Bernardo do Campo, região metropolitana de SP, é o técnico me deixou tranquilo dizendo que realiza esse processo faz bastante tempo e é bem simples. No meu caso, será a troca dos selos do compressor, bem como sua revisão completa, troca dos todos anéis de vedação do sistema, sensores de pressão, acumulador e somente a parte de borracha das mangueiras originais, para assim aplicar o r134. Como eu ainda estou no processo de restauração do monzão, essa etapa ficará pra depois. Assim que eu tiver uma avaliação real sobre esse serviço, comento aqui com vocês.
Eu ainda não cheguei nessa parte do serviço. Estou na funilaria ainda, depois será a mecânica e, aí sim, essa parte do ar condicionado. Assim que eu tiver essa resposta, te chamo aqui e comento.
Abraços.
- mspagiari
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Bom, novamente aconselho a quem quiser por em ordem o ar condicionado, esta é a época ideal, outono e inverno principalmente de Junho a Agosto, pois as oficinas de ar por aqui ficam vazias.
A Friocar fez um ótimo trabalho no Monza, foi em Junho de 2015 e até hj tá gelando, qdo saí de lá tava um frio bravo, o ar ligado parecia um freezer.
Esta é a época pessoal, não esperem esquentar.
A Friocar fez um ótimo trabalho no Monza, foi em Junho de 2015 e até hj tá gelando, qdo saí de lá tava um frio bravo, o ar ligado parecia um freezer.
Esta é a época pessoal, não esperem esquentar.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Olá mspagiari
Lembro de quando você falou aqui sobre essa oficina.
Se não me engano, eles tinham nessa época o gás R-12, certo?
Caso positivo, sabe se eles ainda trabalham com esse gás?
Estou quase fazendo um retrofit para o R-134, pois aqui no Rio nem o substituto do R-12 eles conhecem.
Não pretendo enfrentar o próximo verão sem ar no Monza. Se não conseguir ativar o ar, vou vender o carro.
Abs
Lembro de quando você falou aqui sobre essa oficina.
Se não me engano, eles tinham nessa época o gás R-12, certo?
Caso positivo, sabe se eles ainda trabalham com esse gás?
Estou quase fazendo um retrofit para o R-134, pois aqui no Rio nem o substituto do R-12 eles conhecem.
Não pretendo enfrentar o próximo verão sem ar no Monza. Se não conseguir ativar o ar, vou vender o carro.
Abs
Luiz Carlos
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- mspagiari
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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134
Luiz, aí no Rio não tem esta franquia da FRIOCAR ?
Pelo q me lembre, eles primeiro verificaram se tinha vazamentos e não havia.
Daí informei q o gás era R12 e eles disseram q não tinha mais no mercado e foi proibido.
Eles usaram uma maquina para limpar o sistema, não sei como procederam, se era ar comprimido, não sei...
Depois deram carga com o gás, mas não era o r12, talvez o r134 mesmo, calibraram com uma maquina lá a pressão, parece q injetaram um óleo antes, não lembro a marca, o supervisor ficou em cima do mecanico na calibragem da pressão do ar conferindo.
Qdo ligaram, a ventilação estava fraca, como se a velocidade do ar estivesse no minimo no botão.
Pensei q não ia dar certo, rs...
Aí o cara chamou o supervisor de novo q desmontou aquela caixa plastica onde fica o ventilador, mexeu lá, depois mexeu dentro do carro, embaixo do tabelier, retirou os controles do ac no painel, td isto de uma forma NINJA... não sei se o cara já teve monza ou manja mesmo.
Daí ele mandou eu ficar dentro do carro e pediu para eu ligar o ar, rapaz, veio um freezer na minha cara, rs... e até hj tá gelando.
Pensei q iam enfiar a faca, mas na época cobraram 150 e deram 3 meses de garantia na nota.
Bom, o q ajudou na presteza é q só havia uma PAJERO na oficina q é um galpão grande e eles nem estavam mexendo nela, um frio de gelar lá fora e ainda chovendo e durante o serviço ninguem chegou na oficina.
Por isso q eu falo, tem q ir atras no inverno e de preferencia chovendo.
Tinha um amigo q levou um vectra 94 com problema no ar lá (não ligava no botão), mas aí era compressor ruim, tinha vazamento e o serviço ficava em 1500, outro caso e ele desistiu...
Eu acho q tive sorte, desde então só troquei a correia do ac que chiou e tava velha em uma oficina aqui perto faz uns dois anos.
Qto a vender o carro da dó, aqui perto tem um GLS duas portas inteiro completo o cara tava vendendo por 6800 e baixou para 5800 pq não vende, o carro ta lá ainda na loja.
O monza tá desvalorizado demais aqui em SP devido ao preço absurdo da gasolina, um inteiraço por 7 mil tá caro, é judiação.
O meu não vendo, vou comprar o q com 5 paus ? q é o q pego aqui. um fusca?
O meu só trocaria por um CIVIC usado em bom estado e cambio manual, mas não tenho grana.
Fora a burocracia de transferencia, vistoria do novo carro, aqui só com despachante e $$$ ...
Boa sorte aí amigo.
Pelo q me lembre, eles primeiro verificaram se tinha vazamentos e não havia.
Daí informei q o gás era R12 e eles disseram q não tinha mais no mercado e foi proibido.
Eles usaram uma maquina para limpar o sistema, não sei como procederam, se era ar comprimido, não sei...
Depois deram carga com o gás, mas não era o r12, talvez o r134 mesmo, calibraram com uma maquina lá a pressão, parece q injetaram um óleo antes, não lembro a marca, o supervisor ficou em cima do mecanico na calibragem da pressão do ar conferindo.
Qdo ligaram, a ventilação estava fraca, como se a velocidade do ar estivesse no minimo no botão.
Pensei q não ia dar certo, rs...
Aí o cara chamou o supervisor de novo q desmontou aquela caixa plastica onde fica o ventilador, mexeu lá, depois mexeu dentro do carro, embaixo do tabelier, retirou os controles do ac no painel, td isto de uma forma NINJA... não sei se o cara já teve monza ou manja mesmo.
Daí ele mandou eu ficar dentro do carro e pediu para eu ligar o ar, rapaz, veio um freezer na minha cara, rs... e até hj tá gelando.
Pensei q iam enfiar a faca, mas na época cobraram 150 e deram 3 meses de garantia na nota.
Bom, o q ajudou na presteza é q só havia uma PAJERO na oficina q é um galpão grande e eles nem estavam mexendo nela, um frio de gelar lá fora e ainda chovendo e durante o serviço ninguem chegou na oficina.
Por isso q eu falo, tem q ir atras no inverno e de preferencia chovendo.
Tinha um amigo q levou um vectra 94 com problema no ar lá (não ligava no botão), mas aí era compressor ruim, tinha vazamento e o serviço ficava em 1500, outro caso e ele desistiu...
Eu acho q tive sorte, desde então só troquei a correia do ac que chiou e tava velha em uma oficina aqui perto faz uns dois anos.
Qto a vender o carro da dó, aqui perto tem um GLS duas portas inteiro completo o cara tava vendendo por 6800 e baixou para 5800 pq não vende, o carro ta lá ainda na loja.
O monza tá desvalorizado demais aqui em SP devido ao preço absurdo da gasolina, um inteiraço por 7 mil tá caro, é judiação.
O meu não vendo, vou comprar o q com 5 paus ? q é o q pego aqui. um fusca?
O meu só trocaria por um CIVIC usado em bom estado e cambio manual, mas não tenho grana.
Fora a burocracia de transferencia, vistoria do novo carro, aqui só com despachante e $$$ ...
Boa sorte aí amigo.
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