Olá senhores amigo monzeiros do fórum
Apos muitas pesquisas aqui eu não encontrei os métodos simples de conversão de Gasolina pra Etanol, então eu e o amigo Jesuíno vamos tentar fazer algumas experiencias pra fazer esta alteração no meu Monza Classic Se 90 Automático.
Bom vamos as explicações sabemos que o carburador é diferente já que o etanol em tese é mais corrosivo e que o tanque também, porem nos últimos anos o nosso governo tem adicionando o etanol que se seguido a regra seria menos de 30% mas na pratica é muito maior, e com a ultima mudança vai na lei que vai subir pra 40% ou seja essa adaptação pra quem tem o veiculo a gasolina é praticamente obrigatória, e levando em conta que aqui na minha região a diferença de preço é muito grande ou seja R$ 1,50 ou 0,67% por litro, não ta fazendo sentido manter um veiculo totalmente a gasolina rodando com 50% ou mais de etanol.
Bom sempre abasteci em um posto próximo da minha casa e nos últimos dias tava sentindo que ele estava demorando mais pra pegar e quando pegava as vezes apagava igual carro a etanol rs.. Só que este posto foi fechado por esta vendendo a gasolina com 75% de etanol então a luz vermelha acendeu se ta com 75% e ta andando deve conseguir com 100%.
Outra pesquisa que fiz e observei é que devido a densidade água,etanol e gasolina é que quando paramos nossos veículos por um peiudo grande o Etanol fica em baixo e a Gasolina em sima ou seja no primeiro momento os nosso carros anda apenas com Etanol já que ele fica no abaixo e a boia pega mais em baixo e apos os balanços se começa a puxar a mistura entre os dois, alguém me corrija se eu estiver errado pelo amor de Deus.
Então em 1º vamos tentar apenas trocando os giclês e acertando o ponto e o que mais for necessário, nesse ( Mais o que for necessário ) conto com a ajudar de vocês amigos.
Sei que pra fazer 100% teria que trocar os pistões quem em meu caso se for fazer eu penso em por pistões flex o que me deixaria margem pra fazer e desfazer essa mudança quando necessária.
No mais agradeço e vou postando aqui as alterações que vamos fazer e conto com a participação e conhecimento de cada um pra deixar esse tópico de forma que realmente dê uma luz aos amigos.
Esqueci de por as medias que meu monza faz atualmente 6 km/l cidade e 10,5 km/l rodovia na gasolina batizada rs...
Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
- ricardoximenis
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Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
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- Gilmar Martins
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Re: Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
Bom, eu tive um monza SL/E 90 adaptado no álcool só o carburador. O técnico que fez o reparo era "fera", deixou o motor redondinho. O problema é que, como vc mencionou, a corrosão. No máximo a cada ano tinha que fazer a limpeza, trocar reparos etc. Por outro lado o consumo era bom, coisa de 9,5 km/l na estrada, andando 90 a 110 km/h.
Tenho um classic 90 carburado atualmente, que quando comprei estava no álcool, mas original gasolina. Voltei a funcionar om gasolina. Faz mais de 3 anos e nunca mais precisei mexer no carburador. So uso gasolina aditivada. Eu pessoalmente não recomendo a mudança, mas se vc decidiu, legal. Outra coisa motor flex não é econômico, ou uma coisa ou outra. Nunca fará a km igual. Embora a tecnologia melhorou muito, o rendimento ainda está longe do ideal. É o que eu tenho visto.
Mas, depois poste para nós, vou acompanhar atentamente.
Abraços,
Gilmar
Tenho um classic 90 carburado atualmente, que quando comprei estava no álcool, mas original gasolina. Voltei a funcionar om gasolina. Faz mais de 3 anos e nunca mais precisei mexer no carburador. So uso gasolina aditivada. Eu pessoalmente não recomendo a mudança, mas se vc decidiu, legal. Outra coisa motor flex não é econômico, ou uma coisa ou outra. Nunca fará a km igual. Embora a tecnologia melhorou muito, o rendimento ainda está longe do ideal. É o que eu tenho visto.
Mas, depois poste para nós, vou acompanhar atentamente.
Abraços,
Gilmar
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Re: Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
eu não sei se vale a pena na relação custo-benefício sei que parece tentador eu já pensei nisso também já que o álcool é bem mais barato porém ele gasta muito mais que a gasolina ainda mais num carro adaptado sem aquecimento do coletor e a taxa de compressão correta vai acabar bebendo bem eu ficaria e fico na gasolina já que só de aumentar o álcool na gasolina em 2% o consumo muda.Eu nunca gostei de álcool na verdade nem em carro originais sou da opinião do Raul Seixas:"derramar cachaça em automóvel é a coisa mais sem graça de que já ouvi falar" kkkkk
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
Amigão tenho um Monza hact 1.8 a gasolina fiz a troca do carburador para alcool foi a unica conversão que fiz. O carro nao anda de inicio como antes a gasolina .. MAS DEPOIS QUE ESQUENTA SOBE ATE PAREDE KKKKKKK
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Re: Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol
Se não aumentou a taxa de compressão, tem que avançar o ponto inicial em mais uns 6 graus sobre o original. Senão fica fraco... 

Eduardo Rettore
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