Pois é Matheus, o Carlos tem rezão. O consumo depende de vários fatores.
Eu tive um Monza 86 1.8 Classic que quando comprei á com uns 15 anos de uso, estava com um carburador DFV, joguei dinheiro fora tentando arrumá-lo,(não sei se o carburador estava condenado e o tecnico me enrolou ou se é ruim mesmo) então consegui um Brosol 2E na caixa na época eu mesmo montei. Precisei fazer uma adaptação no pé do carburador com uma flange por que as galerias não se casavam. Nos próximos 8 anos não tive problemas. O consumo que era de 4,5 l/km na cidade passou para 6,5 e na estrada que era de 7,5 para 9,5-10,5/l dependendo do trânsito.
Isso tudo no álcool.
Outra coisa também que o Carlos disse que é muito importante é o sincronismo do motor. Tive experiência com um Monza 90 2.0 SL/E que quando comprei estava fazendo 7 km/l na estrada e não tinha potencia. Pedi para um mecânico de confiança fazer uma revisão e descobriu que a correia dentada estava atrasada 2 dentes em ralação ao ponto. Ao ajustar o carro passou a fazer 10 km/l na estrada, com álcool.
Quanto ao terreno que você trafega é importantíssimo, como o Carlos disse acima. Para se ter uma idéia, meu Classic 90 2.0 carburado que na anterior cidade que eu morava que era quase plana ele fazia cerca de 8 km/l na gasolina, agora onde moro, uma cidade com muita ladeira e buraco, paralelepipedos dá trabalho para faze 6 km/l. É brincadeira?
É isso aí. confira todos detalhes que o Carlos disse lá em cima. Leve em conta também que o álcool tem o agravante de destruir o carburador em especial, sendo motivo de muita manutenção. Pelo menos uma vez por ano, enquanto que na gasolina já estou rodando há 3 anos e não precisei dar manutenção até agora desde que o técnico especialista deu um bom trato nele quando comprei. Funciona como um "relógio suíço"
Abs
Gilmar