500EF escreveu: ↑03 Mai 2017, 08:33
E como eu disse, até 1Khz, na bancada, o erro máximo foi de 0,3%. Não testei com mais porque não tinha necessidade para esta aplicação.
sem duvida, a 200 km/h caso seja 8 pulsos por cada 360º nao passa de 250 hz.
500EF escreveu: ↑03 Mai 2017, 08:33
Verdade... São tidos como ferramenta de desenvolvimento, não de produção. Mas quebram bem o galho para aplicações específicas e funções que não sejam de alto risco.
Eu não o usaria para ser uma ECU (acredite, tem projeto pronto assim na net, com vídeo e tudo... que coragem...rsrsrs). Mas para um odômetro, ou para mostrar a saída de algum sensor a cada 1 segundo (eternidade em termos eletrônicos)? Não vejo problema.
Estão prometendo uma versão com processador ARM bem mais rápida e com mais portas.
tu usa um 328 correto ?
http://www.atmel.com/pt/br/Images/Atmel ... asheet.pdf
dei uma olhada por cima e so confirmou oque ja tinha lido a anos atras, tem aplicaçao limitada, alias, a Atmel ate tem MCU pra aplicaçao automotiva mas nao o arduino (Atmel328 ou Mega)
pois é, so ser for pra um cortador de grama, ate pra moto mono cilindro ate ae daria... mas pra carro ta bem longe seu uso.
varias coisa me chamaram atenção. para o lado da limitaçao tecnica da aplicaçao
* apenas 32k de ROM, so grava um motor monocilindro e olhe la, nada de mapas completos com varias celulas etc, 32k da pra fazer quase nada
* baixo numero de portas I/O
* barramento 8 Bits sao apenas 255, overflow ultra mente lento e curto, oque usaria-se muito contador de OF pra fazer algum calculo de tempo
* so tres ISR um de 8 bits oque limitaria a precisao de igniçao e injeçao em 255, ou seja o comprimento dos pulsos seria muito espaçados,, e dois de 16 bits.
* +105ºC nao é pra automotivos que exigem +125º
* ADC é bom 10 e 16 bits isso é oque se usa em qualquer aplicaçao precisa.
e como todo MCu é completo e complexo pra iniciantes como nós é uma boa fonte de literatura e aprendizado.
500EF escreveu: ↑03 Mai 2017, 08:33
Só de configurar a porta como input ele já faz isso, não é?
nao, tu precisa informa mais comandos.
deixando assim:
pinMode(pin, INPUT);
digitalWrite(pin, HIGH); // ativa o pull up
obs: esse pull usa um resistor de 20 a 50k dependendo do modelo, e como te sugeri um cap de 10nF talvez atenue muito a subida do sinal do sensor, bom como tu nao vai passar dos 250hz pelo visto entao nao seria um problema. mas testa! deixar o sinal muito curvado diminua pra 1nF
isso vai evitar ruidos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.