Cabeçote e valvulas astra

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos Ferreira escreveu:Rafaelo:
Eu desconfiei de que uma central programada para um certo tipo de motor pode não trabalhar bem em outro motor.. Se eu tivesse visto sua msg ontem eu teria comprado de vc com toda certeza, mas eu fiz uma compra no ML de uma central 2.0 álcool..
Mas me tira uma duvida. Então a causa do meu carro falhar com o motor quente pode ser por causa dessa central que eu estou usando? Sei que mapeamento é diferente de um motor 1.8 para o 2.0, mas a principal causa pode ser a quantidade de combustível injetado pelo bico quando o motor está na temperatura ideal de trabalho? Será que eu vou ter uma econimia de combustível com essa central 2.0? E o que mais eu teria que mudar para ele ficar um 2.0 genuíno?
certamente eu te venderia pela 1/2 ou 1/3 do que pagou pela ECU alcool, eu compro sucata dessas ECU pra aproveitamento de componentes pra manutenção e projetos. essa "ECU alcool" na verdade é o mesmo modelo de todos, oque muda é apenas a EPROM com a programação pra cada tipo de motor. o hardware versao da PCB é o mesmo, so mudou em >95 o hardware mas é a mesma coisa. a multec 700 EFI teve de 2 a 3 versoes diferentes, as ultimas eram melhores.

* pra ele ficar um motor verdadeiro 2.0 so precisa mudar o motor é claro, e a ECU. no motor é so os pistoes/virabrequim que mudam.

* economia nao seria a palavra correta, e sim funcionamento normal do motor. entao pode se esperar qualquer valor nessa questao, se tu esta pisando menos certamente o consumo aumentara na versao 2.0 , se esta pisando mais pra o motor funcionar "corretamente" vai ficar mais economico. entao tudo depende...

* pode ser muitas coisas, o avanço muda de um pra outro, o combustivel, e as funções mudam um pouco, o resto é identico. isso se o teu problema nao for outra coisa nao relacionado.

* é preciso saber que falha é com ele quente, existe varios tipos de falha, estouro no escape, apagao, embolada cabeçada, corte, sao nomes vulgares pra varios tipos de "falhadas" um pra cada tipo de problema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Ano: 1993
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Minha ECU está para chegar. Faço o teste e posto resultados.
Peguei estrada hj, 230km ida e volta e o carro começa a engasgar em rotações baixas. É como se a mistura fosse pobre... Dps ele decola e vai q é uma beleza.
Ja notei q no escape dava uns estouros. Mas foi so 2x. Vou observar mais o carro e dar uma analise mais completa.
Rafaelo
MODERADOR

geralmente o estouro em escape é causado em desacelerações e lenta, em carga nao acontece. mas a causa é mistura podre.

faça umas acelerações rapidas, se ele ficar com o motor mudo sim, é mistura pobre. na verdade so pelo fato do que tu falou ja se caracteriza isso. tu so vai sentir isso quando o motor pegar carga. em cruzeiro com pe em casquinha nao sente diferença alguma
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Fiz o teste com o a ECU nova. Vamos la
O carro deu trabalho na primeira partida quando eu troquei a central. Dps se insistir ele ligou e ficou com a lenta muito baixa, na faixa de uns 500 rpm.
Esperei o carro acionar a ventoinha, sai com ele e fiz um trajeto de 6km ida e volta... Foi uma sensação ótima. O carro ficou tão esperto q eu pisei fundo nele e em uma subida que tinha aqui ele ficou estável, manteve a velocidade, coisa que ele não fazia antes..
Na ida eu fui esticando que era pra ele esquentar muito. Na volta eu vim dando retomada para ver se ele falhava. Ele não falhou... Bom acho q o problema está resolvido..
O que eu fique com um pé atras foi na lenta dele. Está muito baixa em relação ao que ficava antes. 1000rpm na ECU 1.8... Agora 500rpm na ECU 2.0
Rafaelo
MODERADOR

tem que fazer o ajuste de ponto, mistura, pressao de novo usando equipamento pra isso. so depois re-alaviar.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Certo. Vai precisar de um scan para fazer isso?
Rafaelo
MODERADOR

nao, é so fazer esses ajustes de acordo com os valores padrao, e usar o carro. so isso, esse tipo de ECU é antiga nao precisa reset por erros como as digitais atuais, eles sao apenas visuais e se limpam automaticamente e nao interferem em nada.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Entendi..
Rafaelo, uma ultima pergunta..
O que eu vou precisar para fazer cada ajuste? Tipo, os nomes dos equipamentos. É que o mecânico que eu vou é muito bom, só que falta ferramentas para ele trabalhar, então vou ter q ir em outro. Gosto de chegar sabendo o minimo para não boiar na hora de conversar com a pessoa.
Responder