Parafuso tampa porta-malas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
33fabiano
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Parafuso tampa porta-malas

Mensagem não lida por 33fabiano »

Olá Monzeiros!

Semana passada quando destravei a tampa do porta-malas ouvi um estouro. Ao levantar a tampa vi que o lado do passageiro estava solto.

Fui olhar na parte da fixação e estava faltando um pino. O qual estava caído dentro do porta-malas.
Imagem Imagem

Quando pequei o que seria um "pino", tem na cabeça entrada para chave Allen.
Imagem

Fui em dois ferros-velhos, mas os caras não conseguiram tirar o suposto parafuso, pois quando colocavam a chave, girava tudo junto, desta forma, o parafuso não se soltava.

As fotos a seguir são do local de onde este parafuso fica dentro do porta-malas, embaixo do tampão, bem no canto. Nem dá pra ver a cabeça dele, só sentir com os dedos. Para tirar a foto eu só consegui colocando o celular no canto.

Faltando o parafuso - lado do passageiro
Imagem

Com o parafuso - lado do motorista
Imagem

Cabeça do parafuso - lado do motorista
Imagem

Alguém sabe como faço para resolver isso? Procurei em auto peças aqui na cidade e na internet, mas não encontrei nada, afinal nem sem como se chama essa peça.

Agradeço se puderem me ajudar.
Imagem
As fotos do meu Monza Automatic estão aqui www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=17149
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Parafuso tampa porta-malas

Mensagem não lida por Rafaelo »

na verdade isso nao é um parafuso e sim um rebite de aço pra estampas.

se observar ele tem um mancal onde gira entorno do suporte.

e esse sextavado é por questao da maquina que opera assim no momento do rebitamento, e nao por questao de "tirar e colocar"

olhei la no omega é tem o mesmo sistema inclusive com o sextavado, porem é como falei, so serve pra uma questao de instalação da peça. e no meu ja tenho que lubrificar ta enferrujado entre o suporte da tampa(parte movel) e do suporte fixo.

isso acontece por dois motivos, um por falta de lubrificaçao a tampa começa a rangir e o pessoal nao lubrifica onde veria, e a segunda é soltar a tampa sozinha isso estoura o ponto de fixaçao dela ja comprometida pela ferrugem. as vezes é pela fadiga mesmo.

-------------------------

pra resolver isso é muito simples. compre um parafuso M8(conferir o diametro do furo antes) de alma lisa(comprimento da parte lisa). use arruelas pra eliminar a folga e uma arruela auto-travante.

senao achar nada no mercado(catalago), tem que fazer a peça pra essa aplicaçao. em qualquer tornearia eles te fazem a peça

vale lembrar que esse "parafuso" nao pode estar muito apertado se fizer isso a tampa nao vai abrir nem fechar, essa peça funciona como um mancal.sempre mantenha lubrificado. :ok:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder