Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
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Malagoli
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Atualizando ... hoje a coisa mudou um pouco de figura, foi um corre corre danado, mas já levei o carro pra oficina pelo menos .. ( !! Primeira e última vez do VCD em cima de uma prancha de reboque, eu espero !! .. hahaha )


De ontem:

Fiz a montagem dos pedais .. porém ainda não havia comprado as capinhas novas, nem o conjunto do trambulador, então foi 'só' o que fiz .. mega super apertado em baixo do painel, a instalação deles quase me tomou a manhã toda, kkk

Imagem

Depois disso, gastei boa parte da minha tarde de Domingo limpando o restante das peças.



De hoje:

Foi apertado... mas consegui comprar o restante das peças "mecânicas" pra coisa:

- Kit de reparos do trambulador: Minha peça é original e está excelente, exceto pelas buchas que estavam em estado lastimável. Consegui as duas buchas do trambulador genuínas, então vai ficar zero e vou manter a peça original. Melhor, por um preço campeão.. impossível!

- Kit de reparos do varão: Só consegui o kit paralelo, mas deve dar conta. Também estou trocando só preventivamente, e se depois eu achar as pecinhas genuínas, troco novamente.

- Kit de juntas do câmbio: Paralelo, exceto a junta do cárter da caixa, que consegui genuína.

- Kit de retentores do diferencial, Sabó.

- Cabo de embreagem, genuíno (raridade esse, hahaha)

- Disco, Platô, Rolamento e Volante do Motor ... de MONZA! .. O disco do Monza tem a mesma 'pista' do volante do Calibra... mas como o Zé falou que é mais leve, vi vantagem na parada. Além disso o custo foi bem abaixo do que eu esperava, na RS Embreagens... produto de primeira, curti de mais a qualidade das peças! Valeu Edu pela indicação, haha


Ainda falta a coifa e manopla novas... consegui a coifa genuína do Vectra B em couro aqui em BH, devo buscar na Quarta.. já a manopla só consegui em Sampa, mas ainda não pedi. Também esqueci de comprar as capinhas do pedal de embreagem e freio, baita vacilo... mas compro isso assim que finalizar a mecânica.


Novidades eu aviso. Espero que meu filhote volte a rodar em breve...

:ok:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Revisando o câmbio ... quando páaaaaaaaa..

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Diferencial dele tá com cáries! ... huehue
Realmente, todas satélites e planetárias estão com alguma avaria nos dentes, e por causa dessa avaria, ele tem uma 'férias', não folga. Parece que problemas de diferencial me perseguem.... lembram do Marea Turbo né? rs

Bom, a caixa já está montada pois não vou poder mexer nele agora.. mas já estou comprando as peças, e assim que tiver mais tempo e espaço na oficina pra mexer, tiramos o diferencial e montamos as peças novas no lugar.

Diferencial novo, juntas novas, retentores novos, limpeza interna, óleo novo e Militec.. tomara que esse câmbio aguente um bom tempo.


No mais, estou trocando as coifas por kits da Spicer, e também o retentor do volante do motor por um Sabó... o velho já tinha ido a muito tempo pro vinagre.

:ok:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Bom, carro montado, já em casa..... agora só faltam chegar algumas outras peças pra zerar o sistema.

Imagem

Comprei todos os itens 'estéticos' novinhos e originais também, todas as buchas e reparos do varão e trambulador estão sendo substituídos, etc...

Único problema maior até o momento é mesmo a questão do diferencial... está com uma folga gigantesca, se não arrancar de leve, a impressão é de que o propulsor está solto no cofre do motor. Dá um tranco chato mesmo! ... mas já comprei e busquei todas as peças pra literalmente zerar esse diferencial, espero que com a troca de todos os componentes internos dele, essa folga desapareça.

No mais, futuramente... pretendo mudar todos os componentes do sistema de trambulador e varão. Sei que o kit a cabos dos Vectra B não são nada baratos... mas vale muito à pena. Eu simplesmente detesto o acionamento dos Monza e Kadett, inclusive o trambulador do Monza que tive era a maior fonte de desconforto naquele carro. Quem já experimentou carros com acionamento das marchas à cabo vai entender a diferença qual me refiro.

É isso aí, gororoba master chegando ao fim! Agora sim esse C20NE vai colocar a força no chão sem grandes perdas ... e finalmente posso usar todas as marchas do carro, a muito tempo eu não andava de ré, :lol:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Short Shifter:

Imagem

Alguém sabe se fica bom nos câmbios de "ré em cima"? Tenho um enorme interesse por engates mais curtos nesse sistema aqui ... eis que esta vai ser a minha chance para o sistema de varão antes de chutar o balde e passar tudo pra cabo, :lol:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Continuando a saga do câmbio .. "algo não está certo" nisso aqui. Não tem condição o engate das marchas de um Vectra GSi ser igual de caminhão, na boa ..

:?

Julguem vocês mesmo...

Neutro:
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Terceira:
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Quarta:
Imagem

Só pra ilustrar de forma rápida mesmo, mas o que acontece é que todas as marchas pra frente (Ré, Primeira, Terceira e Quinta), estão com os engates aparentemente na posição correta. Em quanto isso... todas as marchas pra trás (Segunda e Quarta), estão com o acionamento tão tão pra trás, que por pouco não esbarram no freio de mão.

Nota: Todas as buchas do trambulador são novas, o reparo do varão é novo.. e a única bucha que ainda não troquei, foi a do liame, que está pra chegar na semana que vem de Sampa... mesmo assim, sinceramente, acho que só aquela buchinha não daria essa diferença toda da posição de engate das marchas.

Também fiz a regulagem ontem, e todas as marchas engatam sem dificuldade alguma, na 'manteiga' mesmo .. porém o curso da alavanca está muito anormal.

Alguém tem algum palpite pra que possa tentar corrigir isso?

Valeu! :ok:


P.S.: Caso nada der certo, minha esperança em deixar a coisa no 'padrão', ainda está sob o kitizinho de Short Shift.. aquilo deve ajudar a resolver isso, não é possível, :lol:
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José Leal
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por José Leal »

Eu acho que, se vc vai colocar acionamento por cabo, não precisa de short shift. Espere para trocar tudo por cabos.
E realmente o acionamento por cabos é outra vida...

Sobre o posicionamento da alavanca, realmente está muito longo. Por acaso há a possibilidade de ter invertido os varões?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Zé, achei o problema aqui ...

Algum 'profissa' teve a capacidade fodástica de inverter o sistema, do coxim em diante. COMO fez isso, eu não sei... e pior ainda, como eu consegui regular todas as marchas, com o sistema estando invertido, eu não sei também. Olha a caca aí:

Imagem

Essa peça dourada deveria estar virada pra baixo...


Fala sério, inverter isso agora vai me tomar a manhã de Sábado toda pelo menos! .. to analisando o jeito mais fácil.. veremos.

Novidades eu aviso.

Valeu! :ok:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Bom, consegui inverter a peça! ..

Não foi tão difícil, essa chapinha sai só de puxar as abas pro lado, liberando o pino e depois foi moleza soltar a peça.

Só pra comparação, em neutro, olha como a haste do trambulador ficava totalmente desalinhada:

Imagem

E mesmo desse jeito.. eu consegui deixar todas as marchas engatando! Como eu não sei, mas obviamente, a Quinta marcha entrava pegando com tudo ali na lata da parede.

Daí saquei a peça, inverti todos os periféricos dela, travei, lubrifiquei ..

Imagem

E montei novamente, agora do jeito certo:

Imagem

Ainda falta trocar a bucha e o pino ali do liame, até na foto dá pra ver a pequena 'férias' da bucha atual. Segunda feira a peça nova chega, e aí sim eu faço o ajuste fino das marchas e posso finalmente terminar de montar o console e a coifa das marchas.

Aqui o resultado da regulagem atual:

Neutro:
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Primeira:
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Segunda:
Imagem

Ainda o curso é bemmm mais longo do que gostaria.. acho que vou sim encarar a ideia do short shifter, eu vou tentar fabricar as pecinhas.. se der certo, legal, se não ... fica pros cabos, haha


Bom.. foi um baita stress até descobrir e resolver essa questão da alavanca... mas ao mesmo tempo foi uma boa sessão de aprendizagem. Nunca havia encostado em trambulador antes, kkk

:ok:
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