Câmbio f16 roncando
-
kaioemmanuel
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Câmbio f16 roncando
Peguei esse câmbio já fora do carro. Abri, lavei a caixa, troquei retentores, o rings e juntas, lime, calços de câmbio, uma junta deslizante e óleo ipiranga 556. Montei No meu carro, substituindo-o antigo que estava com muitos defeitos, porém o câmbio está roncando. O ronco parece acompanhar o giro do motor e só ocorre quando tracionado. Se alívio o acelerador, o ronco some. Se alguém puder me ajudar, segue um vídeo com o problema.
Azul Atlantis 89 2.0
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Re: Câmbio f16 roncando
No vídeo não dá para perceber direito. Mas se está roncando, a transmissão deve passar por reparos. Só abrindo para saber qual problema. Se é rolamento ou diferencial.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
o ronco acontece em todas as marchas?se sim tem grande chance ser o diferençial.
outra coisa que pode fazer roncar,e como voçe nao era o dono para ter uma certeza seria a troca da coroa.
ai os dentes nao casam e o ronco começa,ou ate rolamento muito apertado ou com defeito mesmo.
mas,como o amigo Carlos disse
outra coisa que pode fazer roncar,e como voçe nao era o dono para ter uma certeza seria a troca da coroa.
ai os dentes nao casam e o ronco começa,ou ate rolamento muito apertado ou com defeito mesmo.
mas,como o amigo Carlos disse
Só abrindo para saber qual problema. Se é rolamento ou diferencial.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Motor: 1.8
- Injeção: Carburador
.
Ouvi de alguem aqui no forum, c nao me engano, que quando é removido TODO oleo do cambio, ao ser colocado novamente leva algum tempo para ele penetrar em todas partes, causando algum barulho, que com o tempo some , precisa confirmar esta informaçao ok ?
Ouvi de alguem aqui no forum, c nao me engano, que quando é removido TODO oleo do cambio, ao ser colocado novamente leva algum tempo para ele penetrar em todas partes, causando algum barulho, que com o tempo some , precisa confirmar esta informaçao ok ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
kaioemmanuel
- Membro GLS (Nível 6)
Deco, ja andei uns 80km. se fosse lubrificaçao creio que ja deveria ter parado o barulho.
Jesuino, to apostando nisso tbm. ate msm pq vi um topico aqui com sintoma parecido. O que acontece é que peguei o conjunto de engrenagens de uma caixa e coroa de outra caixa. Ambas F16, mas deu esse barulho, e a pessoa de quem comprei o cambio disse que não roncava nadinha, só tinha vazamentos. Separei o diferencial da caixa que tirei o conjunto de engrenagens e vou trocar amanhã.
Jesuino, to apostando nisso tbm. ate msm pq vi um topico aqui com sintoma parecido. O que acontece é que peguei o conjunto de engrenagens de uma caixa e coroa de outra caixa. Ambas F16, mas deu esse barulho, e a pessoa de quem comprei o cambio disse que não roncava nadinha, só tinha vazamentos. Separei o diferencial da caixa que tirei o conjunto de engrenagens e vou trocar amanhã.
Azul Atlantis 89 2.0
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
so 80 km? vai precisar de pelo menos 500km. 80km nao da 1 horas de funcionamentokaioemmanuel escreveu:Deco, ja andei uns 80km. se fosse lubrificaçao creio que ja deveria ter parado o barulho.
eu lavei e desmontei meu cambio por completo. e so agora depois de 1 ano que começou a parar de roncas(detalhe meu cambio é semi novo, tem peças novas como conjunto diferencial,homocineticas etc) e olha que uso um oleo superior a esse que tu colocou. uso oleo sintetico multiviscoso ele penetra melhor com ele frio.
ah o meu fazia o mesmo sintoma, tanto é que escutei no fundo o vum vum vum vum da planetaria raspando na caixa satelite, isso é quando ela torqueia se tu nao entrar em carga ou seja, quando as planetarias e satelites nao travarem nao acontece, so quando elas travam(torque) que isso acontece. e so para de roncar quando tira o pe ou seja termina a carga e as engrenagem desacoplam.
como tu lavou o cambio é normal roncar. estou no forum a mais de 10 anos! e todas as vezes que vejo quando alguem lava o cambio por completo é sempre o mesmo relato de quem faz isso. tanto é que sempre alerto quem for lavar que isso VAI acontecer.
tenha paciencia e continue usando ele sem forçar. isso é algo que demora, esses cambio o "sistema" de lubrificaçao é passivo, nao tem bomba de oleo. é lubrificado por agitação do cárter que a coroa do diferencial faz no fundo.
--------------------------
continue usando normalmente o carro, de preferencia em usar rpm mais altas e marchas mais baixas. isso ajuda a lubrificar melhor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
kaioemmanuel
- Membro GLS (Nível 6)
Rafaelo, não montei com a coroa do cambio doador pq no dia não consegui sacar as juntas elasticas dele de jeito nenhum, e como os 2 eram f16 pensei que fossem iguais. hoje consegui sacar as duas na ignorância, e então tirei a coroa fora.Rafaelo escreveu:so 80 km? vai precisar de pelo menos 500km. 80km nao da 1 horas de funcionamentokaioemmanuel escreveu:Deco, ja andei uns 80km. se fosse lubrificaçao creio que ja deveria ter parado o barulho.
eu lavei e desmontei meu cambio por completo. e so agora depois de 1 ano que começou a parar de roncas(detalhe meu cambio é semi novo, tem peças novas como conjunto diferencial,homocineticas etc) e olha que uso um oleo superior a esse que tu colocou. uso oleo sintetico multiviscoso ele penetra melhor com ele frio.
ah o meu fazia o mesmo sintoma, tanto é que escutei no fundo o vum vum vum vum da planetaria raspando na caixa satelite, isso é quando ela torqueia se tu nao entrar em carga ou seja, quando as planetarias e satelites nao travarem nao acontece, so quando elas travam(torque) que isso acontece. e so para de roncar quando tira o pe ou seja termina a carga e as engrenagem desacoplam.
como tu lavou o cambio é normal roncar. estou no forum a mais de 10 anos! e todas as vezes que vejo quando alguem lava o cambio por completo é sempre o mesmo relato de quem faz isso. tanto é que sempre alerto quem for lavar que isso VAI acontecer.
tenha paciencia e continue usando ele sem forçar. isso é algo que demora, esses cambio o "sistema" de lubrificaçao é passivo, nao tem bomba de oleo. é lubrificado por agitação do cárter que a coroa do diferencial faz no fundo.
--------------------------
continue usando normalmente o carro, de preferencia em usar rpm mais altas e marchas mais baixas. isso ajuda a lubrificar melhor.
Agora com ela na mão, não seria conveniente ja trocar logo? digo isso pq se a coroa estiver errada e eu continuar rodando, nao poderia ocorrer um desgaste prematuro no pinhão ou nas planetárias?
Depois que lavei a caixa, lubrifiquei os rolamentos antes de montar, com a idéia de não deixar girar seco até que o óleo subisse.

caixa doadora que comprei para tirar os órgãos

minha caixa seca + diferencial antigo + conjunto de engrenagens da caixa doadora
Azul Atlantis 89 2.0
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
conte os dentes antes de trocas. conta as duas, se forem iguais nao vejo motivo pra troca pq existem dois tipos de coroa(modelo SR). seria muito raro de achado uma caixa desse modelo.
mesmo pre lubrificando isso acontece, demora pra assentar as peças la dentro. isso estou levando em conta que esta tudo correto e apenas nao lubrificou ainda.
mesmo pre lubrificando isso acontece, demora pra assentar as peças la dentro. isso estou levando em conta que esta tudo correto e apenas nao lubrificou ainda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.