luz teto sempre acesa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: luz teto sempre acesa

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Já tive problema igual com meu relé temporizador. Era um CI (amplificador operacional) que estava pifado. Foi só substituir.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
daniel viana
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por daniel viana »

Carlos A. Freire escreveu:Daniel, se tem conhecimentos técnicos para avaliar circuitos elétricos, componentes e multi teste, deve também saber ler esquemas.

Olhe no esquema do Monza 90, disponível aqui no fórum e no site do Monza Club, onde na página 13 conta esse circuito da luz de cortesia e salão.
O relê temporizador está como "K6" e a luz do salão como "E20".

A lâmpada recebe tensão do fusível "F4", ligado a linha 30 (12v direto) e para essa lâmpada acender, é preciso que o outro lado vá para terra.
Então, olhando no esquema, a lâmpada entra na chave do relê, pelo terminal 87 e vai para terra (após relê atracar) pelo terminal 31.

O relê recebe alimentação 12V direta pelo fusível "F6" no terminal 30, ligado à linha 30 (bateria) e, 12v pós chave no terminal 15 vinda do fusível "F12", ligado a linha 15 (comutador), que nesse caso é para o temporizador não funcionar. Ou seja, ao ligar a ignição com as portas fechadas a luz se apaga.
O terminal "S" é quem faz o relê atracar, caso as chaves de portas, " S10" e "S14" aterrarem ao abrir a porta ou puxando o botão do farol, ligado a linha "I".
Analisando, para que o relê funcione tem que chegar essas alimentações 12v nos terminais 30 e 15, e o aterramento nos terminais 31 e S.

A avaliação começa verificando se o S está aterrado e se o 87 também está aterrado ou pelo relê por estar com defeito ou contatos colados.
Se S estiver aterrado, procurar a causa... Curto no chicote, ligação errada ou defeito em dispositivos anti furtos não original, chaves do farol ou de porta em curto...
Se o S não estiver aterrado e 87 e 31 estiverem fechados, o relê está com defeito e deve ser trocado.

Caso queira eliminar o relê definitivamente, é só alterar o chicote, ligando os terminais 87 no S.

Esses circuito é muito simples e fácil de entender e analisar, desde que tenha conhecimento básico em elétrica de automóveis.

Abs,

Carlos Freire
Texto perfeito carlos, obrigado mais uma vez, vou fazer todo o reparo pq tem sim um anti furto nao original. :ok:
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Daniel, use o esquema elétrico do Monza 90 para auxiliar nessa manutenção: http://monzaclube.com/manualtec/diagrama_eletrico.pdf
Essa parte do esquema é a mesma para o Monza de 88 a 93.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Danmota45
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Club
Ano: 1994

Mensagem não lida por Danmota45 »

boa noite aproveitando o tópico o meu carro não acende a luz do teto quando abre as portes traseiras isso é normal? SO acende quando abre as portas dianteiras ou quando puxa a chave do farol obrigado desde já.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Danmota45 escreveu:boa noite aproveitando o tópico o meu carro não acende a luz do teto quando abre as portes traseiras isso é normal? SO acende quando abre as portas dianteiras ou quando puxa a chave do farol obrigado desde já.
O Monza Club é uma versão especial com base em modelo básico, como ocorre nos demais modelos de série especial, com exceção do Monza Classic 500EF.
Verifique se tem os interruptores de abertura das portas, localizado nas colunas. Se não tiver, o sintoma é normal. Se tiver, verifique se esses interruptores não estão isolados por oxidação.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Danmota45
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Club
Ano: 1994

Mensagem não lida por Danmota45 »

Tem os interruptores mais vó verificar se estão funcionando. obrigado desde já.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Danmota45 escreveu:Tem os interruptores mais vó verificar se estão funcionando. obrigado desde já.
Acho que está correto, a luz do teto só acende quando abre as portas dianteiras ou o interruptor do farol é puxado, mas a luz de teto não acende quando as portas de traz são abertas, só acendem a lâmpada da respectiva porta que é aberta. Eu já tive já tive 3 Monzas (85 Sl/E, 86 Classic,90 SL/E) e os dois que possuo agora (Classic 90 e Classic 91/92) são assim. :ok:

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não me lembro como era no meu SL/E 91... Faz 17 anos que estou com GLS 96, rs! Também não me lembro como era o GLS 94 do meu tio. Assim que reunir com amigos com Monza 4 portas de vários anos tirarei essa dúvida.
Bom... A luz na forração das portas traseira foi até 92 (não tenho certeza de 93). É certo que de 1994 não tem mais...
O GLS 96 não serve de referencia, pois não tem mais a luz no centro. Tem duas luminárias com 3 lâmpadas cada uma, sendo que as luzes centrais das luminárias são para a iluminação interna (cortesia) e as duas laterias das luminárias para leitura.
Ao abrir qualquer porta acendem as luzes centrais das duas luminárias e ao fechar, apaga no mesmo instante a traseira e a dianteira fica acesa por algum segundos e depois se apaga.
Se puxar o botão do farol, liga as duas.
As duas luzes acesas deixa o interior mais claro e iluminado do que nos modelos com luz no centro do teto.
Diferente dos modelos até 95 com luz no centro do teto, o GLS 96 não tem o relê temporizador e a função temporizador dessa luminária também não fica no módulo temporizado como nos modelos 94 e 95. Essa função temporizada, ou seja, seu circuito eletrônico fica na própria luminária.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder