luz teto sempre acesa
-
Savio Almeida
- Membro SR (Nível 4)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: luz teto sempre acesa
Já tive problema igual com meu relé temporizador. Era um CI (amplificador operacional) que estava pifado. Foi só substituir.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
-
daniel viana
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Texto perfeito carlos, obrigado mais uma vez, vou fazer todo o reparo pq tem sim um anti furto nao original.Carlos A. Freire escreveu:Daniel, se tem conhecimentos técnicos para avaliar circuitos elétricos, componentes e multi teste, deve também saber ler esquemas.
Olhe no esquema do Monza 90, disponível aqui no fórum e no site do Monza Club, onde na página 13 conta esse circuito da luz de cortesia e salão.
O relê temporizador está como "K6" e a luz do salão como "E20".
A lâmpada recebe tensão do fusível "F4", ligado a linha 30 (12v direto) e para essa lâmpada acender, é preciso que o outro lado vá para terra.
Então, olhando no esquema, a lâmpada entra na chave do relê, pelo terminal 87 e vai para terra (após relê atracar) pelo terminal 31.
O relê recebe alimentação 12V direta pelo fusível "F6" no terminal 30, ligado à linha 30 (bateria) e, 12v pós chave no terminal 15 vinda do fusível "F12", ligado a linha 15 (comutador), que nesse caso é para o temporizador não funcionar. Ou seja, ao ligar a ignição com as portas fechadas a luz se apaga.
O terminal "S" é quem faz o relê atracar, caso as chaves de portas, " S10" e "S14" aterrarem ao abrir a porta ou puxando o botão do farol, ligado a linha "I".
Analisando, para que o relê funcione tem que chegar essas alimentações 12v nos terminais 30 e 15, e o aterramento nos terminais 31 e S.
A avaliação começa verificando se o S está aterrado e se o 87 também está aterrado ou pelo relê por estar com defeito ou contatos colados.
Se S estiver aterrado, procurar a causa... Curto no chicote, ligação errada ou defeito em dispositivos anti furtos não original, chaves do farol ou de porta em curto...
Se o S não estiver aterrado e 87 e 31 estiverem fechados, o relê está com defeito e deve ser trocado.
Caso queira eliminar o relê definitivamente, é só alterar o chicote, ligando os terminais 87 no S.
Esses circuito é muito simples e fácil de entender e analisar, desde que tenha conhecimento básico em elétrica de automóveis.
Abs,
Carlos Freire
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Daniel, use o esquema elétrico do Monza 90 para auxiliar nessa manutenção: http://monzaclube.com/manualtec/diagrama_eletrico.pdf
Essa parte do esquema é a mesma para o Monza de 88 a 93.
Abs,
Carlos Freire
Essa parte do esquema é a mesma para o Monza de 88 a 93.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Danmota45
- Estado: Bahia-BA
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
boa noite aproveitando o tópico o meu carro não acende a luz do teto quando abre as portes traseiras isso é normal? SO acende quando abre as portas dianteiras ou quando puxa a chave do farol obrigado desde já.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
O Monza Club é uma versão especial com base em modelo básico, como ocorre nos demais modelos de série especial, com exceção do Monza Classic 500EF.Danmota45 escreveu:boa noite aproveitando o tópico o meu carro não acende a luz do teto quando abre as portes traseiras isso é normal? SO acende quando abre as portas dianteiras ou quando puxa a chave do farol obrigado desde já.
Verifique se tem os interruptores de abertura das portas, localizado nas colunas. Se não tiver, o sintoma é normal. Se tiver, verifique se esses interruptores não estão isolados por oxidação.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Danmota45
- Estado: Bahia-BA
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
Tem os interruptores mais vó verificar se estão funcionando. obrigado desde já.
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: MPFi
Acho que está correto, a luz do teto só acende quando abre as portas dianteiras ou o interruptor do farol é puxado, mas a luz de teto não acende quando as portas de traz são abertas, só acendem a lâmpada da respectiva porta que é aberta. Eu já tive já tive 3 Monzas (85 Sl/E, 86 Classic,90 SL/E) e os dois que possuo agora (Classic 90 e Classic 91/92) são assim.Danmota45 escreveu:Tem os interruptores mais vó verificar se estão funcionando. obrigado desde já.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Não me lembro como era no meu SL/E 91... Faz 17 anos que estou com GLS 96, rs! Também não me lembro como era o GLS 94 do meu tio. Assim que reunir com amigos com Monza 4 portas de vários anos tirarei essa dúvida.
Bom... A luz na forração das portas traseira foi até 92 (não tenho certeza de 93). É certo que de 1994 não tem mais...
O GLS 96 não serve de referencia, pois não tem mais a luz no centro. Tem duas luminárias com 3 lâmpadas cada uma, sendo que as luzes centrais das luminárias são para a iluminação interna (cortesia) e as duas laterias das luminárias para leitura.
Ao abrir qualquer porta acendem as luzes centrais das duas luminárias e ao fechar, apaga no mesmo instante a traseira e a dianteira fica acesa por algum segundos e depois se apaga.
Se puxar o botão do farol, liga as duas.
As duas luzes acesas deixa o interior mais claro e iluminado do que nos modelos com luz no centro do teto.
Diferente dos modelos até 95 com luz no centro do teto, o GLS 96 não tem o relê temporizador e a função temporizador dessa luminária também não fica no módulo temporizado como nos modelos 94 e 95. Essa função temporizada, ou seja, seu circuito eletrônico fica na própria luminária.
Abs,
Carlos Freire
Bom... A luz na forração das portas traseira foi até 92 (não tenho certeza de 93). É certo que de 1994 não tem mais...
O GLS 96 não serve de referencia, pois não tem mais a luz no centro. Tem duas luminárias com 3 lâmpadas cada uma, sendo que as luzes centrais das luminárias são para a iluminação interna (cortesia) e as duas laterias das luminárias para leitura.
Ao abrir qualquer porta acendem as luzes centrais das duas luminárias e ao fechar, apaga no mesmo instante a traseira e a dianteira fica acesa por algum segundos e depois se apaga.
Se puxar o botão do farol, liga as duas.
As duas luzes acesas deixa o interior mais claro e iluminado do que nos modelos com luz no centro do teto.
Diferente dos modelos até 95 com luz no centro do teto, o GLS 96 não tem o relê temporizador e a função temporizador dessa luminária também não fica no módulo temporizado como nos modelos 94 e 95. Essa função temporizada, ou seja, seu circuito eletrônico fica na própria luminária.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP