Alteração do ponto e falhas

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dantenapoli
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por dantenapoli »

Bom, pessoal! Ainda não pude mexer no carro, mas semana que vem vou estar de volta pra BH e vou recomeçar todos os testes. Eu estou realmente pensando que a polia pode ter pulado alguns dentes, assim como o Waldir mencionou.

Saul Jorge, não desespere! Um dia vai dar certo!! É bom que vamos aprendendo e em breve vamos poder ajudar outros colegas. Eu, como semi iniciante, posso afirmar que já posso ajudar alguns iniciantes em algumas coisas, mas nem me atrevo a dar certeza, pois tenho apenas 1 ano de monza.

Agradeço o apoio de todos e em breve posto os resultados dos testes.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
dantenapoli
Membro SL (Ní­vel 1)

Fala, pessoal!

Então, só agora que consegui mexer no carro. Estava pra Aracaju semana passada e estou voltando agora.

A primeira coisa que resolvi fazer foi conferir o ponto das correias, já que essa era a minha principal desconfiança. Assisti alguns vídeos e arrisquei fazer eu mesmo.
Desmontei a proteção, tirei a polia de acessórios, tirei a correia, a capa e as velas. Descobri que as polias estavam perfeitamente alinhadas, me decepcionando e alegrando ao mesmo tempo.

Montei tudo de novo e liguei o carro. Deixei esquentar e depois de ter armado uma vez, o carro já começou a oscilar um pouco, mas nada demais. Depois de armar a segunda, já estava oscilando um pouco mais, mas se mantendo ligado. Quando liguei o Jump, com o carro ligado, ele se manteve do mesmo jeito, mas depois de uns 3 minutos, ele oscilou mais e morreu. Tirei o Jump, liguei de novo e jumpeei. Depois disso, ele não conseguiu se manter nem por 30 segundos.

Na primeira vez q jumpeei, consegui verificar com a pistola o ponto, que estava bastante adiantado (tipo 15 graus) na marcação original. Atrasei um pouco, chegando próximo dos 8º, ele não se manteve. Com essa mesma marcação, o carro não ligou denovo. Voltei pra onde tava e ele ligou.

Gravei um vídeo mostrando um pouco disso tudo. Se puderem assistir e prestar atenção no comportamento do motor, agradeceria bastante.

https://vid.me/jyez

Algo que me chamou a atenção foi o cheiro de álcool mesmo com o carro desligado. Mas em momento algum eu fiquei batendo na chave o bastante pra ele afogar. Será que ele tá com excesso?

Não consegui mexer mais nele hoje porque já tava começando a borbolhar a linha de combustível. Amanhã vou colocar uns 10 litros pra ele nivelar e conseguir puxar sem problemas.

Valeu pela ajuda, Pessoal!!
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Dante,

Mantenha o motor ligado, espere a ventoinha acionar pela segunda vez, e sem desligar o motor, vá lá no aldl e faça o jump no terminal a e b.

Nesse momento a ventoinha vai ligar novamente ed o motor fica um pouco acelerado e aí vc faz o ajuste tendo em vista a pistola estroboscópica e o distribuidor é para girar devagarinho (é um ajuste). Depois de feito tira-se o jump.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dantenapoli
Membro SL (Ní­vel 1)

Bem, desde o natal não consegui resolver o problema do Monzão.

Semana passada deixei ele na mecânica para trocar o comando e retificar o cabeçote, já que desde que comprei o carro já era sabido que isso teria que ser solucionado. Pensei que isso poderia estar influenciando nos problemas que estou tendo.

Querendo ou não, os problemas diminuíram, já que agora não tem mais pipocos e a lenta do carro está mais lisa. Mas nem tudo foi sanado. Como de esperado, os mecânicos me entregaram o carro como se estivesse perfeito. Inclusive um deles (incrivelmente o dono da oficina), enquanto regulavam o ponto, eu questionei sobre jumpear os terminais A e B da central e ele simplesmente me respondeu que não tem nada disso. Somente nos Volkswagen que isso é preciso. A partir desse momento, comecei a concordar com tudo para tentar tirar o carro de lá o mais rápido possível. E quando saí com ele da oficina, nunca vi um motor grilar tanto! Fiquei até com medo de ir pra casa, mas fui na manha.

Chegando em casa, a primeira coisa que fiz foi atrasar um pouco o distribuidor, pois deixaram todo adiantado. Foi aí que percebi que os problemas de antes permaneciam, pois atrasando o ponto, o carro ao acelerar ficava trepidando e não subia o giro. Ao se adiantar, ele acelerava normal, mas grilava. Foi então que coloquei o distribuidor da Euro e consegui regular o carro mais ou menos.

Como desde que comprei o carro ele tinha problemas numa válvula (que estava queimada), quando andei com ele mais ou menos regulado, faltei pular de alegria. Faz muita diferença um cilindro meia bomba! Está andando muito bem, mas em rotações baixas (em quarta, por exemplo, a 1800 RPM), o carro fica socando como se estivesse arrancando de quarta (sintoma que já apresentava antes). Fora isso, o carro responde rápido, não falha nem nada. Se eu atrasar o ponto dele, aí as coisas mudam. O comportamento de demorar na aceleração e quase não querer subir giro, volta.

Independente se eu colocar no ponto com a pistola e conectores jumpeados, os sintomas são os mesmos.

Ah, e com o distribuidor original (componentes Delphi), o carro parece que afoga. Sobe um cheiro forte de alcool e custa a ligar.

O que acham q pode ser?
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
dantenapoli
Membro SL (Ní­vel 1)

Olha, consegui tornar o carro andável. Inclusive tá andando bonito demais. Mas como parece ter uma cabeça de bode enterrada dentro dele, tem algumas coisas que não estão boas.

Atrasei um pouco o ponto dele o suficiente para parar de ficar socando em baixas rotações e conseguir subir o giro sem ficar trepidando (o que acontece ainda, mas bem menos). Porém, depois de quente, em rotações baixas o carro fica falhando, dando uns sopros diferentes no escape e umas pequenas oscilações na lenta. Interessante que isso não acontece quando frio.

Já em rotações mais altas, ele não falha por nada! Mas basta arrancar de novo que ele dá umas falhadas.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Cara, vc ja conferiu o gap (abertura dos eletrodos) dessas velas ?!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
dantenapoli
Membro SL (Ní­vel 1)

Fala pessoal!

Para encerrar o tópico, vou fazer um breve relato das soluções dos meus problemas.

A solução para o meu primeiro problema que tinha postado aqui (alteração de ponto e falhas), que eram algumas engasgadas q o carro dava do nada e continuava normal, era simplesmente os imãs do rotor do distribuidor que aparentavam problemas. Visualmente, estava perfeito, mas quando passei a usar o outro distribuidor, nunca mais aconteceu. Isso porque eu já tinha trocado o HEI, bobina impulsora, tampa do distribuidor e rotor.

O meu segundo problema foi quando a minha bobina impulsora abriu contato e meu carro deu um estouro no meio da rodovia, estourando o escapamento me deixando na mão no meio de uma favela. Depois disso, foi complicado acertar o carro. Comprei um distribuidor da EURO para me tirar de lá mas não tinha conseguido deixar o carro redondo de novo desde então.

Tive que deixar o carro parado por umas semanas, pois não tinha tempo nem dinheiro para resolver o problema. Mas um belo dia decidir resolver o problema. Comecei a trocar as peças do distribuidor pelas antigas, tentava ajustar o ponto e nada. Descobri então que o carro não acertava o ponto nem por reza braba porque a marcação do ponto da polia de acessórios parecia ter saído do ponto de sincronismo com o centro, ou seja, rodou naquela borracha. Mas mesmo assim, mesmo deixando o distribuidor na marcação original, não ficava tão bacana.

Levei o carro então a um mecânico indicado por um amigo. Ele me falou que só podia resolver o meu problema se o comando fosse trocado (realmente um dos cames estava comido), pois ele não conseguia acertar o ponto com o comando naquele estado. Então aceitei a proposta e trocamos o comando. Descobrimos que havia uma válvula queimada e tive q fazer uma retifica completa no cabeçote. Comprei comando, tucho, balancim e castanhas. Tudo montado, tirei o carro da oficina. Não sei por que cargas dágua o mecânico teve a coragem de me devolver o carro naquele estado. Estava EXATAMENTE com os mesmos problemas de quando eu deixei lá!!!!

Como não consigo acertar com um mecânico, resolvi mexer no carro e descobri que a bobina de alta estava estragada!! Coloquei uma nova e o carro ficou PERFEITO. Dá pra acreditar nisso? É claro que ele não fez nada que não deveria ter feito, pois o carro realmente tinha problema no cabeçote, mas esse problema existia desde que tinha o carro e com certeza não era o problema que estava apresentando.

Enfim, o carro rodou 2000 Km e comeu o comando de novo. Levei para garantia e descobrimos que havia comprado peças super vagabundas, mas sem eu saber. O pessoal da autopeças me vendeu como se fosse a melhor. Levei então pra retífica e acabei comprando tudo deles da marca Aplic Resolit, que me disseram ser a melhor abaixo da original (que estava meio fora de cogitação encontrar pra comprar). Aproveitei pra trocar os anéis do pistão e bronzinas. Quando tiraram os pistões, duas bielas estavam tortas igual o varão de cambio. Troquei elas e um pistão que parecia estar batendo.

Depois de tudo montado (e quase R$2000,00 gastos novamente), o carro tá um fino! Já rodei 1200 Km e até agora foi só completar um pouco de óleo que aparentemente é normal nesse caso. Fora isso, a lenta ta perfeita, tem força pra dar e vender e tá fazendo 6 km/l (Sim, ele é a Álcool).

Resumindo, Monza é um carro fino, basta saber cuidar e não enrolar demais quando um problema for apresentado.

Abraço a todos e agradeço os conselhos aqui dados!
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por italo_ »

Pessoal....... meu carro começou, do nada, a apresentar mais ou menos o mesmo problema aqui relatado pelo amigo. Quando eu ponho carga no motor, ele fica trepidando, exita, lembra muito um corte de igniçao em um cilindro. Ao aliviar o pé, e consequentemente a carga, melhora um pouco, mas ainda percebe-se a falha. Na marcha lenta, ela é alternada entre bom funcionamento com assopros no escapamento, mais uma vez, um bom indicio de corte momentaneo de igniçao em algum cilindro. Enfim, o carro esta horrivel, e quanto mais carga, mais ele falha e nao limpa. As vezes o problema some por alguns minutos, mas logo depois volta, em menor ou maior grau. Lembrando que antes o carro estava funcionando perfeitamente, andando forte e com o consumo de alcool normal. A partida esta normal.

**Itens checados**
Verifiquei a folga nos eletrodos das velas e estava ok. As velas e os cabos sao ngk e estao em perfeito estado. A resistencia dos cabos esta ok. Rotor e tampa sao delphi e troquei nao faz 1 ano. Nao vi marcas de fuga de tensao no sistema.
A bomba de combustivel é Weber e tem 8 meses, bem como o filtro e o pre-filtro. Mangueiras de vacuo e do sensor map estao ok, sensor map delphi. O combustivel é sempre do mesmo posto.
Modulo hei, bobina impulsora e bobina de alta tensao sao ainda originais do carro. Sensor de temperatura para a uce foi trocado ha 1 ano. Valvula termostatica tem 1 ano e uso sempre aditivo no radiador, o motor aquece dentro do tempo. O aquecimento eletrico do coletor de admissao esta funcionando perfeitamente, sempre verifico ele. As mangueiras de agua para o coletor estao ok, nao estao entupidas.
TPS original do carro ainda. Todos os chicotes dos sensores estao firmes.
Verifico periodicamente todos os aterramentos no cofre do motor e todos estao solidos. Voltagem normal no sistema, alternador sempre revisado.
Meu carro nunca teve gnv e nao tem intervençoes no chicote da injeçao eletronica.

** Itens nao-verificado **
Potenciometro de CO foi ajustado assim que comprei o carro via voltimetro, conforme orientaçoes que vi pelo forum (nao existe oficina com analisador de gases aqui rsrs),
Sincronismo da correia dentada;
Ponto de igniçao (meu distribuidor esta avaçado em relaçao a marca. Fiz isso assim que comprei o carro do meu tio, pois antes havia, ao pisar fundo de uma vez, o carro exitava, quase apagava e depois ia crescendo. Ao adiantar o distribuidor, o carro ficou 100%, podia afundar o pe em qualquer rpm, por qualquer carga no motor que nao havia nenhuma falha).

Pode ser que a correia esteja fora do ponto, vou desmontar tudo la e dar uma olhada, mas por hora o que preciso descobrir é esse problema da falha rsrs. Desde ja agradeço as dicas!!
Responder