pessoal, tá sinistro.
desde que peguei o carro (set/07), ele tá com problema de aquecimento. vai quase até o vermelho mas nao ferve. mas nunca chegou no vermelho.
ja troquei: bomba dagua, radiador novo, valvula term., sensor de temp da valvula, as mangueiras estão perfeitas, troquei a agua, coloquei fluido. tudo relacionado a arrefecimento ja foi trocado por peças novas e originais.
o carro nao tem vazamento de água.
ontem, parado depios de um trafego, o ponteiro chegou no vermelho, acendeu a luz do painel e a seguir o ponteiro ficou louco, batendo lá em cima algumas vezes e voltando pra um poko abaixo do vermelho. mas o engraçado é que não ferve a água.
cheguei em casa e pesquisei aqui.
fui na rua hj e troquei o sensor de temperatura do ponteiro.
mas nada.
agora, percebi que com o carro parado, a ventoinha só ta armando o primeiro estágio e assim mesmo só quando chega aos 3/4 da temp.
antes armava o primeiro antes do meio e o segundo logo que chegava ao meio.
outra coisa que vem acontecendo tb é que quando pego um transito a noite e usando o farol baixo com o AC ligado, o ponteiro da bateria, depois de uns 20 minutos de uso, fica abaixo do meio. faço aquele liga e desliga do farol e o ponteiro da temperatura mexe um poko tb.
eu tô perdido nesse negocio.
nao sei mais por onde começar.
to fazendo de tudo pra evitar levar ao mecanico pra nao gastar mais com o carro.
mas tá complicado.
alguem ja passou por isso antes?
abs
problema de aquecimento. já to ficando maluco
-
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: problema de aquecimento. já to ficando maluco
Primeiramente parabéns pelo belo Monza.
Bom, eu levaria no mecanico mas p/ passar no scanner p/ ver como está chegando o sinal da temperatura do motor à central.
O meu acontecia que o sensor ficava maluco, aos 90ºC uma hora ficava negativo uma hora ficava aos 50ºC....era maluco...
Comecei a ficar de cabeça quente quando começou a armar ventoinha aos quase 3/4. Aí converti p/ alcool era problema total, na época até pensei em desfazer do carro :evil: . Mas era o sensor com problema.
Precisa ver se tem alguma impedancia nos chicotes, se o rele está com contatos bons.
Uma vez li um comentário que os monzas 95-96 a GM tinha soltado um boletim p/ correção de problemas com a armação da ventoinha muito tarde.
Abcs, e boa sorte!

Bom, eu levaria no mecanico mas p/ passar no scanner p/ ver como está chegando o sinal da temperatura do motor à central.
O meu acontecia que o sensor ficava maluco, aos 90ºC uma hora ficava negativo uma hora ficava aos 50ºC....era maluco...
Comecei a ficar de cabeça quente quando começou a armar ventoinha aos quase 3/4. Aí converti p/ alcool era problema total, na época até pensei em desfazer do carro :evil: . Mas era o sensor com problema.
Precisa ver se tem alguma impedancia nos chicotes, se o rele está com contatos bons.
Uma vez li um comentário que os monzas 95-96 a GM tinha soltado um boletim p/ correção de problemas com a armação da ventoinha muito tarde.
Abcs, e boa sorte!
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
o meu mecanico uma vez comentou sobre esse tal boletim, mas nnca fui a fundo pq achei que o problema era o radiador e a bomba que estavam chegando ao fim.
o que é passar o carro no scanner?
esse problema tá me parecendo parte elétrica, mas como eu disse, nao sei por onde começar.
pq do nada o carro parou de armar o segundo estágio e o primeiro agora só arma quando chega ao meio?
estranho demais isso
abs
o que é passar o carro no scanner?
esse problema tá me parecendo parte elétrica, mas como eu disse, nao sei por onde começar.
pq do nada o carro parou de armar o segundo estágio e o primeiro agora só arma quando chega ao meio?
estranho demais isso
abs
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Trocar peças sem ter certeza que estão ruins não é bom para carro, para o dono e para o bolso.
Um caso desse deve ser analisado com calma. Deve verificar com termômetro apropriado, qual a temperatura real de trabalho desse carro. Com base na temperatura, aí se verifica se o problema é em sensores, alternador ou chicote com mal contato.
Se tiver um problema de mal contato com aterramento, ou se o alternador estiver gerando tensão superior 14,5v todo o carro ficará "errado" e, o defeito no alternador e no aterramento podem ocorrer de forma intermitente. Já tive problemas com aterramento e co alternado gerando tensão alta. No Monza com painel com contagiros, auxilia na avaliação, pois o ponteiro do voltímetro se altera nesses casos, ficando lá no alto.
Abs,
Carlos Freire
Um caso desse deve ser analisado com calma. Deve verificar com termômetro apropriado, qual a temperatura real de trabalho desse carro. Com base na temperatura, aí se verifica se o problema é em sensores, alternador ou chicote com mal contato.
Se tiver um problema de mal contato com aterramento, ou se o alternador estiver gerando tensão superior 14,5v todo o carro ficará "errado" e, o defeito no alternador e no aterramento podem ocorrer de forma intermitente. Já tive problemas com aterramento e co alternado gerando tensão alta. No Monza com painel com contagiros, auxilia na avaliação, pois o ponteiro do voltímetro se altera nesses casos, ficando lá no alto.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP