Alteração do ponto e falhas
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Alteração do ponto e falhas
Boa noite, Waldir!
Pelo jeito vou ter que deixar este distribuidor somente para emergências mesmo. É uma pena, pois ele me custou R$380,00. Não imaginava que um distribuidor pudesse causar tantos tipos de problemas assim em um motor! Pra mim, o máximo que poderia ocorrer seriam falhas e pipocos!
Mas muito obrigado! Assim que conseguir trocar, posto mais notícias!
Pelo jeito vou ter que deixar este distribuidor somente para emergências mesmo. É uma pena, pois ele me custou R$380,00. Não imaginava que um distribuidor pudesse causar tantos tipos de problemas assim em um motor! Pra mim, o máximo que poderia ocorrer seriam falhas e pipocos!
Mas muito obrigado! Assim que conseguir trocar, posto mais notícias!
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Dante,
procure acertar o EURO na melhor configuração de rendimento (ponto) faça a marcação nele com referência à flange do cabeçote e deixe-o de estepe para testar se o defeito será na bobina e ou no modulo Hei (tenho a impressão que o problema é no eixo, mas depende de medições comparativas.
procure acertar o EURO na melhor configuração de rendimento (ponto) faça a marcação nele com referência à flange do cabeçote e deixe-o de estepe para testar se o defeito será na bobina e ou no modulo Hei (tenho a impressão que o problema é no eixo, mas depende de medições comparativas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro SL (Nível 1)
Waldir, comprei a bobina da Delphi e instalei no meu distribuidor antigo. A antiga realmente estava em curto e toda detonada, apesar de não ser muito velha.
O que me estranhou foi o fato de com o distribuidor original o carro está bastante irregular, mas diferente de quando com o Euro. E quando acelera, ele dá alguns estouros característicos do ponto fora. Mas a marcação é a mesma que eu usava antes de tudo isso acontecer.
Vou trocar o HEI por um da Magneti Marelli que tenho de reserva para ver se o Delphi que estou usando está com defeito.
O que me estranhou foi o fato de com o distribuidor original o carro está bastante irregular, mas diferente de quando com o Euro. E quando acelera, ele dá alguns estouros característicos do ponto fora. Mas a marcação é a mesma que eu usava antes de tudo isso acontecer.
Vou trocar o HEI por um da Magneti Marelli que tenho de reserva para ver se o Delphi que estou usando está com defeito.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
-
- Membro SL (Nível 1)
Troquei o HEI e deu no mesmo. Verifiquei sequência dos cabos de vela, conexões e tudo. Mesmo assim ou o carro fica com marcha lenta irregular ou fica dando pipocos no escapamento. Não tem meio termo.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Aqui no fórum temos um tópico que explica o funcionamento, análise de defeitos no HEI, bobina impulsora e posição do magneto do distribuidor. Encontre esse tópicos e confira a posição do desse magneto (imã).
Há também relatos de fios da bobina impulsora vindo ao contrário, causando mau funcionamento do distribuidor.
Abs,
Carlos Freire
Há também relatos de fios da bobina impulsora vindo ao contrário, causando mau funcionamento do distribuidor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
outro detalhe,
para acertar o ponto/avanço no distribuidor é preciso fazer o jump no conector ALDL nos conectores A e B
Como vc colocou o Euro e virou delá pra cá e de cá pra lá varias vezes pode ter alterado a UCE.
Deixe o motor aquecer, ventoinha ligar 2 vezes, faça o jumper e vá colocando o distribuidor original
na posição correta em que sempre esteve. Depois tire o jumper.
para acertar o ponto/avanço no distribuidor é preciso fazer o jump no conector ALDL nos conectores A e B
Como vc colocou o Euro e virou delá pra cá e de cá pra lá varias vezes pode ter alterado a UCE.
Deixe o motor aquecer, ventoinha ligar 2 vezes, faça o jumper e vá colocando o distribuidor original
na posição correta em que sempre esteve. Depois tire o jumper.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
A corrente gerada por picapes do tipo da bobina impulsora é alternada, não tem polaridade.Há também relatos de fios da bobina impulsora vindo ao contrário, causando mau funcionamento do distribuidor.
Mas... como o sentido do eixo do distribuidor é sempre o mesmo, a senoide da corrente alternada gerada, se o enrolamento estiver invertido como citou o Carlos Freire, terá a forma invertida, isto é, ao invés de positivo depois negativo, será produzido negativo e depois positivo (são geradas 4 senoides por volta do eixo, sempre que coincidem aqueles ressaltos do ímã. O módulo HEI, que é quem interpreta essa corrente e manda o OK de motor girando para o módulo, no caso de invertermos os fios, achará que não existe corrente sendo gerada e o motor não vai funcionar, pois não será liberada a pulsação do bico injetor.
Pelo menos foi o que eu li pouco tempo atrás em um site americano que trata de ignição do tipo da nossa. O cara pode ter chutado, mas é a única explicação pela qual tem de haver polaridade nos fios da bobina impulsora.
Eu tenho um distribuidor Euro, nunca instalei, e tenho medo de se um dia precisar, ficar na rua.
Pretendo um dia desses remover o distribuidor original, que está funcionando maravilhosamente com um HEI Xingling, e comparar os dois, para ver se descubro a causa desse não casamento do Euro com as marcações originais de avanço do Monza.
Verei se os ângulos das peças é igual, por exemplo.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
Poisé, pessoal! Isso tá meio estranho mesmo.
Como o Carlos citou, verifiquei a posição dos fios da bobina e o fio verde está do lado da presilha, que é o jeito certo. Mesmo assim, inverti a posição e como resultado ocorreu o que o Luiz Carlos falou. Dei a partida e o motor não passou dos 500 rpm, sinal de que o HEI não está recebendo o sinal da rotação (isso conforme a minha interpretação do manual da Multec 700).
Em meio aos testes e trocas de distribuidor, o estranho é que o carro custa muito a pegar. Parece até que afoga. Desligo a bomba e a dificuldade continua. Depois de muitas tentativas, ele simplesmente pega como se nada tivesse acontecido. Engraçado que hoje, depois de todos os testes fracassados, fui guardar o carro na garagem em uma rampa que tem aqui. Sempre que passo na crista da rampa, meu escape pega no chão. Hoje quando isso aconteceu, o carro simplesmente apagou. Bati na chave e nada. Só depois de alguns minutos que ele voltou.
Um fato interessante é que o carro, depois que liga, permanece bacana em rotações acima de 2000 rpm, sem estouros, batidas e nem nada diferente. Mas acelerar da marcha lenta, dá estouros, treme e custa a abrir giro, principalmente se pisar no acelerador de uma só vez. (Isso com o distribuidor original).
Estou começando a achar que o problema vai além do distribuidor. Quando o carro parou no dia 26, eu estava descendo um trecho da rodovia e o carro simplesmente apagou. Como estou acostumado a fazer no meu fusca, engrenei a 3ª e soltei a embreagem. Nesse momento, o carro deu um estouro tremendo no escapamento e abriu o silenciador. Estou pensando que neste momento algo mais aconteceu ao motor. Não sei se é possível ter acontecido algo como a correia ter pulado dentes, ou alguma junta ter rompido. Só sei que a unica coisa que eu mexi depois deste dia foi no distribuidor e no escape.
Complicado, né?
Este sábado vou pedir a um amigo meu pra me auxiliar, pois sozinho é difícil de bater na chave e fazer testes. Vou verificar se quando ele não pega, é falta de centelha ou se ta realmente afogado.
Como o Carlos citou, verifiquei a posição dos fios da bobina e o fio verde está do lado da presilha, que é o jeito certo. Mesmo assim, inverti a posição e como resultado ocorreu o que o Luiz Carlos falou. Dei a partida e o motor não passou dos 500 rpm, sinal de que o HEI não está recebendo o sinal da rotação (isso conforme a minha interpretação do manual da Multec 700).
Em meio aos testes e trocas de distribuidor, o estranho é que o carro custa muito a pegar. Parece até que afoga. Desligo a bomba e a dificuldade continua. Depois de muitas tentativas, ele simplesmente pega como se nada tivesse acontecido. Engraçado que hoje, depois de todos os testes fracassados, fui guardar o carro na garagem em uma rampa que tem aqui. Sempre que passo na crista da rampa, meu escape pega no chão. Hoje quando isso aconteceu, o carro simplesmente apagou. Bati na chave e nada. Só depois de alguns minutos que ele voltou.
Um fato interessante é que o carro, depois que liga, permanece bacana em rotações acima de 2000 rpm, sem estouros, batidas e nem nada diferente. Mas acelerar da marcha lenta, dá estouros, treme e custa a abrir giro, principalmente se pisar no acelerador de uma só vez. (Isso com o distribuidor original).
Estou começando a achar que o problema vai além do distribuidor. Quando o carro parou no dia 26, eu estava descendo um trecho da rodovia e o carro simplesmente apagou. Como estou acostumado a fazer no meu fusca, engrenei a 3ª e soltei a embreagem. Nesse momento, o carro deu um estouro tremendo no escapamento e abriu o silenciador. Estou pensando que neste momento algo mais aconteceu ao motor. Não sei se é possível ter acontecido algo como a correia ter pulado dentes, ou alguma junta ter rompido. Só sei que a unica coisa que eu mexi depois deste dia foi no distribuidor e no escape.
Complicado, né?
Este sábado vou pedir a um amigo meu pra me auxiliar, pois sozinho é difícil de bater na chave e fazer testes. Vou verificar se quando ele não pega, é falta de centelha ou se ta realmente afogado.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
Monza 93 2.0 Alcool SL/E