BATERIA EXPLODIU

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

BATERIA EXPLODIU

Mensagem não lida por waldir »

BATERIA MOURA 60Ah EXPLODIU, acho que o termo melhor é rompeu a carcaça, por que não houve fogo.

Aqui vai o drama:
Amigos hoje pela manhã estava rodando na cidade e percebi que o motor foi parando e aí escutei um barulho como algo arrebentando.
No primeiro momento pensei na correia dentada.
Ao sair do carro vi escorrendo água e já pensei estourou a mangueira, ou selo mecânico.
Abri o capô e a bateria do lado do positivo na lateral havia rompido e espirrado o eletrólito. Como levo uma garrafa d'água no porta malas lavei as partes do cambio e onde espirrou maior volume... o maior volume foi no capô na direção da luz do capô.
Pedi para minha filha trazer de casa uma bateria 65Ah sobresalente que tenho (ela segura carga até 12, 45V há mais de 4 anos).

Depois de instalá-la, o motor deu umas rateadas o ponteiro do vacuômetro ficou oscilando por um tempo... creio que devido o motor de passo ou da própria UCE que foram surpreendidos :smt021
Andei um pouco e o motor ficou sem força novamente... e acendeu a luz de anomalia... poderia ter feito a leitura, pensei em fazer, mas resolvi insitir.
Verifiquei os cabos do distribuidor e havia dois bornes com água que eu joguei para tirar o ácido (creio que o choque térmico fez puxar água para o encaixe do cabo no distribuidor. Sequei as gotas
Dei na partida, e a rotação estabilizou e retornei para casa sem mais interferências.

Recordando:
Essa semana verificando o arrefecimento; óleo e gasolina no reservatorio de partida à frio, notei que havia óxido de chumbo no polo negativo.
É mal sinal por que significa vasamento de gás pela base do borne. Fiz a limpeza do borne e do conector, inclusive do positivo que não tinha óxido branco ou azul de zinabre devido o conector de latão.

A bateria é relativamente nova de uso e segura carga 12,6V. Porém no último ano e meio tenho pego congestionamento de meia à 1 hora por dia de 2ª à 6ª feira e como sabemos a temperatura no 'cofre' deve ficar de 70 à 80ºC no 'para-anda-para'. Acho que vou comprar aquele invólucro térmico de bateria. Se alguém puder opinar, sou ouvidos.
Outra possibilidade é um defeito de fábrica, ou de armazenamento... pode ter vindo trincada. Pode ter havido entupimento de óxido na saida dos gases (?) aumentando a pressão interna.
Não posso recorrer ao fabricante por que ultrapassou o prazo de garantia... elaa já está comigo há 3 anos e 1 ano e pouco mais em uso.

O regulador de voltagem tem entregue regularmente sem carga (faróis, ventoinha) 14,1V à 14,2V e com faróis e ventoinha na 2ª velocidade 13,6 à 13,7V Tenho um mini-voltímetro digital no painel(adaptado) onde monitoro constantemente a voltagem do regulador/alternador.

Aí está o drama deste sábado.

Abs
waldir

EDITANDO 17:25

Você já ouviu falar de zinabre? O zinabre é uma substância verde que pode ser formada nos terminais da bateria do carro.Ele é formado pelo contato de ácidos que escapam do interior da bateria com o metal dos polos e com o oxigênio. O zinabre, assim, forma uma crosta que isola os polos da bateria e impede o contato entre eles e o conector do carro. Ou seja, a corrente elétrica da bateria é impedida de circular, o carro fica sem energia e, consequentemente, impede a partida do carro. Em casos mais graves, o zinabre pode atingir outras partes do carro como o motor. Por isso, fazer uma limpeza constante dos terminais da bateria do seu carro, além de evitar que o zinabre se acumule, também evita problemas pela corrosão dos polos e pela sujeira acumulada. Confira algumas dicas de como fazer a limpar os terminais da bateria do seu carro.

SOBRECARGA

A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria, seja este período contínuo ou com interrupções.

As reações químicas têm uma velocidade. Ao aumentar a corrente de carga em uma bateria, aumenta-se a velocidade das reações químicas em função do aumento da temperatura. A um determinado ponto, a energia excedente é transformada em calor.

As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, porém, o calor gerado nas placas durante o processo de recarga tem certa dificuldade em se dissipar, provocando o aumento da temperatura interna da bateria. A temperatura elevada leva à queima dos elementos químicos que constituem a massa ativa (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga). A elevação da temperatura, além de provocar um ataque químico às grades, levando-as a corrosão, também as solicita mecanicamente, ou seja, as entorta, provocando ainda a queima dos separadores resultando na destruição da bateria.

A sobrecarga é causada por vários motivos. Um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador para a bateria e o sistema elétrico do veículo.

A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo.
Em geral, a tensão admissível deve encontrar-se entre 13,5 V e 14,5 V. Toda vez que o limite de 14,5 V é ultrapassado tem-se o início de um superaquecimento na bateria originando uma possível sobrecarga.

Esta tensão varia conforme a temperatura no compartimento do motor, como descrito a seguir.

O regulador de tensão também executa outra importante ação:
Toda vez que a temperatura no compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento da temperatura, diminuindo a tensão de carga e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada (50°C).

A utilização por longos períodos de tempo de componentes elétrico/eletrônicos do veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga, uma vez que a bateria profundamente descarregada passa a receber carga em alta corrente, até o limite do alternador. O mesmo ocorre se dimensionar o alternador para 90 A e manter a bateria de 60 Ah.

A repetição constante desta prática leva a bateria a uma condição de sobrecarga, a ‘sobrecarga provocada por mau uso’.

As características mais frequentes de uma bateria que sofreu sobrecarga são: bateria com caixa estufada; indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro; placas tortas e/ou trincadas; encolhimento ou queima dos separadores.

Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria é a culpada.
- Recargas: se necessário dê somente carga lenta, ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria.

O CONVENCIMENTO AÍ ESTÁ NO VIDEO ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=2BwtKtcmPeM

OBSERVAÇÃO: não tenho conseguido utilizar a tecla Youtube para fixar o vídeo (Sr. Moderador/Ricardo, é defeito do site ou é problema no meu PC ? - por favor comente. Penso que o Monzamom colocou um video hoje e não aparece viewtopic.php?f=14&t=33500 )
Editado A deficiência era no meu PC, isto é, eu tenho o Ad Block Plus instalado para cortar as propagandas que estavam por aqui no forum. Foi só desativar e a função se restabeleceu.19:50
Editado pela última vez por waldir em 08 Ago 2015, 19:51, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Re: BATERIA EXPLODIU

Mensagem não lida por Rafaelo »

explosão de bateria não é algo divertido. lave muito bem seu cofre Waldir... mas muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitto bem mesmo, digo isso é nas placas e paineis(junçoes da estampas) que ali se encontra. se entrar acido um pouco que seja uma gota pode ter certeza que isso vai corroer. mas pra lavar nao é com agua, eu nao lembro.... mas parece que existe um produto ou uma receita pra lavar acido sulfúrico. agua pode ate piorar. bom, meu conhecimento de quimica é limitado, meu ramo é outro, mas uma pesquisada vai achar algo.

não sei pq nao vou com a cara dessas baterias Mouras. ja tive, e nao compro mais.

meu pai em 07/2011 comprou uma Bosch 75Ah pro omega, que inclusive esta funcionando bem ate hoje, e hoje mesmo peguei o carro da pra uma volta ja que o tempo esta otimo no sul. la se vai 4 anos com a mesma bateria, eu so tiro o negativo e so coloco devolta quando vo usar o carro. meu pai fazia isso no omega e eu tb faço.

o monza tambem meu pai comprou em 07/2011 outra bateria dessa vez pro monza 60Ah compramos no mesmo tempo, e ate hoje uso perfeitamente no monza. mesmo esquema do monza. como sao carros de garagem sai quase nada tenho que fazer isso.

mas no gol que meu pai tinha era de trabalho e tinha bosch e rodava 40km dia, e tb durou muito.

eu so uso Bosch. e recomendo.

certamente a tua bateria estava com algum defeito, eu acredito em entupimento da valvular de alivio.

uma coisa que tu pode comprar e recomendo fielmente que compre isso é a capa de proteçao termica das bateria! eu uso no monza e alem de ficar com visual bunito protege contra explosões
(contem o liquido) e o calor do motor. paguei 45,00 na GM

Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Rafaelo, obrigado por comentar:

Vou procurar a capa protetora térmica.
explosão de bateria não é algo divertido. lave muito bem seu cofre Waldir... mas muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitto bem mesmo, digo isso é nas placas e paineis(junçoes da estampas) que ali se encontra. se entrar acido um pouco que seja uma gota pode ter certeza que isso vai corroer. mas pra lavar nao é com agua, eu nao lembro.... mas parece que existe um produto ou uma receita pra lavar acido sulfúrico. agua pode ate piorar. bom, meu conhecimento de quimica é limitado, meu ramo é outro, mas uma pesquisada vai achar algo.
Ácido sulfúrico diluído, com uma concentração de 50% ou inferior, pode ser mais facilmente manuseado. Um dos métodos recomendados para neutralizar as concentrações de ácido sulfúrico fraco envolve a adição de pequenas quantidades de bicarbonato de sódio no líquido e observar os resultados. O ácido reage com bicarbonato de sódio e, quando este processo de formação de espuma para, a solução atingiu um nível de pH neutro seguro entre 6 e 9.

Embora muitos compostos possam ser usados para neutralizar o ácido sulfúrico, vários dos mais comuns são frequentemente utilizados. Alguns destes são mais adequados para as configurações de laboratório , já que são perigosos por si próprios, tais como soda cáustica, (NaOH). Compostos de amoníaco são também neutralizadores comuns com uma natureza básica, tal como hidróxido de amônio (NH 4 OH). Os produtos químicos que são abundantes e fáceis de encontrar incluem carbonato de cálcio, chamado de cal ou calcário, e hidróxido de cálcio.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para mim é um defeito da bateria. Se for nova entraria em contato com fabricante.
Eu gosto e só uso Moura, e você e agora com Rafaelo são os primeiros a dizer de problemas. Comigo é única que passa de 5 anos de uso. Com meus amigos também.
Quanto a explosão, já vi várias, a a grande maioria era Heliar.

Para quem não sabe, hoje quem fabrica as baterias, Heliar, AC Delco e a Magnético Marelli é a Johnson Controls. E a AC Delco comigo só durou 3anos e meio. Quando usava Heliar, não passava muito de 2 anos. Eu, desde o meu primeiro carro, lá em 1985, sempre usei baterias de primeira linha, sempre procurava em primeiro lugar a Heliar. Nesse Monza GLS 96, quando estragou a primeira bateria, que era Delco Freedon, no interior de São Paulo só tinha baterias marca barbante, e de primeira linha só a Moura. Coloquei, gostei e não coloco outra. Só uma vez que coloquei a AC Delco e me arrependi por durar louco em relação a Moura.
Quanto a Bateria Bosch, tem que ver que é o fabricante. Pode não ser a Bosch, mas é bom saber que é boa.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos, Rafaelo e amigos,

Se não me falha a memória o Monza veio com ACDelco, sei que tive uma ACDelco Freedom e depois só utilizei a Moura e
o primeiro problema que tive na bateria foi este e acho que nos 20 anos foram 2 Delco e 3 ou 4 Moura. Sempre tive uma de estepe (usada)
por que as vezes eu uso para movimentar uns aparelhos eletronicos (um deles é um rádio amador, por exemplo).

Mas fiquei tentado de mudar a marca e o que o Carlos afirmou é real a Johnson fabrica a maioria delas e a revenda coloca a propria marca comercial, que é o caso da Bosch e que pode não comprar necessáriamente da Johnson... como pode comprar uma fábrica específica de um produto (cabos de velas e outros acessórios) ou comprar uma produção quase que exclusivamente já com sua logomarka gravada.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Explosão de bateria é coisa gravíssima. Mesmo estando fora da garantia, eu, no lugar do Waldir, comunicaria o ocorrido ao fabricante. Se não servir para que ele receba uma bateria nova, certamente contribuirá para que futuros acidentes desses possam ser evitados, desde que, claro, a Moura se interesse em investigar a causa do mesmo.
Sobre limpeza do local onde o líquido vazou, água pura não é o produto ideal para fazer isso, mas enquanto não se consegue uma solução alcalina para lavar cuidadosamente tudo que foi afetado pela solução ácida, é a medida imediata possível.
Solução de bicarbonato de sódio é ideal para fazer a profilaxia no local. E deve-se repetir a operação várias vezes.

Qto a capa de bateria, eu quase arranquei e joguei fora a capa da bateria do Novo Uno da minha filha, pois a primeira bateria, Heliar original do carro, durou 2 anos (ou menos) e a AC Delco que coloquei como substituta (uso essa marca no meu Monza há anos sem problemas) pifou dentro da garantia. Também acho que a capa térmica dá um visual mais bonito e protege contra os efeitos de explosão, retendo a solução em área menor, mas desconfio que a mesma tem seu efeito colateral, que seria reter calor da bateria (é gerado calor durante a carga, além do calor do motor. No Monza, a bateria recebe o fluxo de ar do eletroventilador do radiador, o que deve ajudar no seu resfriamento. Com a capa instalada, acredito que isso não ocorra). Como o carro é praticamente novo e eu medi nas duas vezes voltagens e amperagens do alternador, acredito que essa capa tem culpa no cartório. Claro que esse é uma opinião pessoal minha, baseada nos dois eventos citados. Devo acrescentar que nos dois casos, ocorridos com baterias de marcas diferentes, elas não simplesmente descarregaram. Pifaram de tal modo que nem chupeta resolveu, acho que o circuito interno (das duas) abriu.

Sobre a explosão da bateria, baterias de chumbo ácido são as mais seguras qto a explosões, pois são auto reguláveis durante o carregamento, ao contrário de todas as baterias modernas (níquel cádmio, etc), que necessitam de um monitoramento de temperatura acoplado ao carregador, que interrompe a carga se a temperatura atingir um certo grau. Nas chumbo ácidas, qdo as voltagens da bateria e da fonte (alternador, no caso) se igualam, cessa o carregamento. A exceção é quando se coloca a bateria em carga nas oficinas de auto elétrico. Recomenda-se, nesse caso, que se regule o carregador para 10% da capacidade total da bateria (uma bateria de 60 amperes deve ser carregada à razão de 6 amperes/hora) e, medida importante, se retire as tampas das células. Algumas baterias seladas possuem tampinhas, outras não.
Falando em tampinhas, só foi possível a evolução das baterias com tampas, aquelas onde se verificava e completava o nível de tempos em tempos, para as seladas, por que nessas últimas são empregados materiais mais modernos, que evitam a formação de pressão durante a carga. Mas elas possuem uma válvula de alívio, por segurança (se não me engano).

No caso do Waldir, provavelmente ocorreu entupimento dessa válvula, como disse o Rafaelo. Mas deve ter ocorrido também uma falha no processo de fabricação, que permitiu um aumento de pressão interno, que não deveria ocorrer, pelo menos nas condições citadas pelo Waldir, voltagens normais e condições gerais do carro normais.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Faz muitos anos que uso cala na bateria e não tenho notado baixa durabilidade.
Essa capa eu ganhei de um amigo. Era original, não me lembro se era da Blazer ou do Astra. Confesso que coloquei mais por conta de estética mesmo.
Voltando a durabilidade, tanto as Blazer, Astra e Vectra de amigos tem vindo de fábrica, não passam por problemas desse tipo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Waldir, eu iria dizer bicarbonato de sódio mas pra nao falar bobagem deixei alguém responder rsrsrsr, desconfiava que era isso. sim, é o melhor e mais limpo dos componentes químicos... facil de limpar ate pq ele absorve ja que é em po. e em casa tem.
Carlos A. Freire escreveu:Eu gosto e só uso Moura, e você e agora com Rafaelo são os primeiros a dizer de problemas.
Carlos, o meu problema com a Moura foi queima de vazo. nao explosao... porem acredito que foi por mau uso meu. na epoca 2004 a 2006 meu motor tinha muitos problemas por ser carburador gasolina e o carro era de garagem pouco rodava, e quando tentava dar partida era aquela alegria imensa carburAdor + motor estacionario, eu matava muito a bateria e muitas vezes por passar um stress com o carro descontava na bateria e deixava sem carga ou muitas vezes metia carga rapida. entao nao sou parametro. porem nao gosto do acabamento dessa bateria, nao me atrai não sei pq. é uma boa marca, muita gente fala bem.

a bosch como disse, nos 3 carros aqui de casa, omega(carro de baixa circulação), monza(carro de nenhuma circulação), gol (carro de alta circulação), ambos todos com Bosch autorizada, direto da fabrica comprados da Bosch. alias, os carros tirando o monza, sempre meu pai levou pra auto center autorizada da Bosch aqui na nossa regiao, isso te falo apelo menos 25 anos no mesmo processo devido o convenio com a empresa que ele trabalhava. e em todos os casos a bateria durou 5 anos, e no caso do omega e monza estao com 4 anos e nunca negou partida ou arriou. tudo bem que pelo fato de estar desplugada, mas sao 4 anos e num método de uso não convencional.

ja tivemos no omega uma MM e durou 4 anos. oque ta dentro do normal. bateria nao explodindo/queimando vazo/corrente de pico e durando pelo menos 4 anos pode se dizer que é boa.
Carlos A. Freire escreveu:Quanto a Bateria Bosch, tem que ver que é o fabricante. Pode não ser a Bosch, mas é bom saber que é boa.
deve ser a Johnson Controls repare no link, porem se fala da estacionaria, nao sei se aplica pra modelo menores.
http://minhacasasolar.lojavirtualfc.com ... 20ah-240ah

Carlos, essas nossas capas e a mesma capa usado no vectra C,astra ultimo,corsa novo,s10,blazer, porem é capa pra bateria pequenas oque é compativel com monzas. me parece que existe da GM pra bateria 70Ah que é a que uso no omega(original) acho que é 75Ah devido o sistema eletrico desse carro usa uma bateria grande. queria por no omega tb, são de outros modelos de carro acho que zafira ou meriva tem. essa capa funciona como um container ou seja ela absorve a explosão, não espalha ácido pra cima nem pros lados, somente pra baixo. fora o apelo estético que também acho que fica muito elegante, tem o efeito térmico que age como um escudo, deixando ela mais fria. o nosso i30 vem de fabrica com uma tb. mesmo material inclusive.

varios carros vem com isso, tem um propósito tecnico. bateria quente = bateria com menos duraçao, é bem simples a lógica. seria bom ate testar com um termometro laser, com e sem a capa. boa pauta pra um video teste.

Luiz, teu problema pode ter cido da marca da bateria nao sendo a capa o culpado, repare que o Carlos mencionou o problema do fabricante Heliar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder