talvez o teu distribuidor chinês (?) seja "brasileirado", com isso já corrigido, eu suspeito de que esse distribuidor que eu peguei, seja pro daewoo espero! alguem pode confirmar se o daewoo é EFI?
Se não me engano, o espero é MPFI como o Vectra A
Então o jeito 'mais simples' (que não é barato), seria instalar uma roda fônica, trocar o modulo por um MS-II, adicionar um (ou dois) sensor(es) de O2 e aí pode trocar o distribuidor/bobina por uma bobina do N20XF?
O sistema COP seria o usado pela Honda, com uma bobina para cada cilindro?
... mano, vocês viram, eu comprei um distribuidor novo, pra acabar com problemas, e o maldito veio com o rotor desencontrado de fábrica...
fala aí, isso ja passou de macumba, é karma! eu devo ter feito algo muito ruim em outra vida, sério!
olha uma foto do daewoo, ele é mpfi, mas usa o mesmo distribuidor, acho que matamos a charada.
falando em HEI, e como ele é ruim, Rafaelo, não tem como adaptar outro sistema no lugar do HEI? o que acontece com ele pra queimar, é por calor, ou é por fuga de centelha?
--------------------------
beleza, Rafaelo!
o cel ja tá carregado, vou fazer outro video sem cortes (só com pausas), trocando a eprom, e dando partida, dessa forma não vai ter dúvidas do que foi feito, e como o carro vai reagir. vou filmar até aquecer a ventoinha.
Surfin escreveu:Então o jeito 'mais simples' (que não é barato), seria instalar uma roda fônica, trocar o modulo por um MS-II, adicionar um (ou dois) sensor(es) de O2 e aí pode trocar o distribuidor/bobina por uma bobina do N20XF?
tem que fazer uma engenharia toda do zero.
arranca fora a ECU multec e poem uma MS2 pra gerenciar o hardware EFI original, e tira fora o distribuidor e cpi, se colocar uma bobina DIS bosch ligado a MS, e uma roda fonica se tiver todas as peças originais nao precisa adaptar nada nem modificar, claro, so a eletrica. o Marconi que tem a opçao... ele tem bloco original injetado. fica mais facil. o dificil é fazer a engenharia mecanica do motor começando do zero, e isso nao é simples e tao pouco rapido. dae inviabiliza tudo, mas existe sim o recurso, e nao é nada de outro mundo. a sonda lambda so é obrigatorio pra programar o motor, depois é opcional se quer ou nao usar. e so precisa de uma, duas é opcional e nao vale apena pra motor 4 cil em linha.
pra quem nao conhece oque é DIS(sistema de igniçao sem distribuidor) a bosch quem fez. e o N20XF utiliza originalmente,
modulo de igniçao DIS da minha MS2 = dois transistores IGBT + dois resistores = modulo de igniçao com proteções (não queima e não precisa andar com um no porta luvas) esses 4 componentes sai menos que 50 reais kkkkkkkk esse seria o HEI de voces.
a bobina original ligada com os mesmo parametros de fabrica do motor. simples de mais a comuniçao entre bobina e ECU!
nesse video que fiz sexta, mostro um modulo IGBT chaveando uma bobina de monza carburado :smt023 eu montei pra ter acesso a minha bancada de teste. setei 3.3ms o tempo de carga dela que é o padrao e o modulo nem esquenta de tao eficientes que sao... tecnologia IGBT foi posterior ao HEI, por isso nao se ve HEI mais é totalmente obsoleto. IGBT é um transistor FET moderno coisa de 30 anos.
IGBT: https://pt.wikipedia.org/wiki/IGBT
--------------
Surfin escreveu:O sistema COP seria o usado pela Honda, com uma bobina para cada cilindro?
correto, nao so ele como a maioria dos carros hoje. uma bobina por cilindro sem cabo de vela. o cruzer é assim COP ignition. alguns sao sequencial(ign) e outros sao centelha perdida(disparo duplo). ambos sao bom, mas cada um tem sua vantagem.
------------
não tem como Farias, nem adaptando, no nivel gambiarra tem. mas é melhor ficar no nivel engenharia mesmo né, troca tudo e começa do zero que é melhor. variaçao de tensao, componente duvidoso, calor, ruidos, manutençao precaria, sao as principais causas.
Surfin escreveu:Eu tinha pensado em usar uma programação clonada da sua
ate pode, porem ter que ter o N20XF original(cima e baixo) completo com acionamento mecanico e valvula IVS, sensores,etc, pq como te falei o projeto original dele foi feito pra esse hardware-software em especifico, se colocar em outro sistema nao vai funcionar.
Surfin escreveu:Mas só depois lembrei que pelo menos o cabeçote e a taxa de compressão são diferentes... :smt021
não é so isso Surfin, muda tudo. é mais facil começar do zero e trocar o sistema todo do que fazer adaptaçao.
se tu tivesse um sistema N20XF e uma MS2 projetada pro N20XF como é meu caso ae sim, tu usaria minha firmware emprestada facilmente.
na mesma hora foi pra 0.75, deu pra acelerar, fui na TBI, me parece que nao tava "lavando" igual antes, em todo caso, já filmei tudo, só espera terminar de upar.
ECU alcool é ECU alcool, ECU gasolina é ECU gasolina. cada um tem uma programaçao... não é so aumentar 35% a vazao nao. esses "0.75" é normal pra aceleraçao rapida, ficando ali entre 0,70 a 0,95 na rapida é o normal...
basta saber como vai se comportar com ele quente. agora deixa ele aquecer ate ligar a ventoinha, dae comece a monitorar a lenta(queima e oscilação) e se estiver dentro do parametro faça uma rapida, e se tivar ok, pode embalar pra envio. :smt023
seguinte, aqueceu, e continuou em 0.75, saindo um pouco de vapor pelo respiro, mas pouco!
me diz uma coisa... a pressão do bico, é regulada como?
- a pressão é regulada com o motor ligado, conectando um manômetro na linha de entrada
ou
- a pressão é regulada jumpeando a bomba em 12v, deixando circulando com bustivel, e ligando um manometro na linha de entrada?
te pergunto pois antes de dizer, ja tinha soltado uma volta no parafuso do dosador, e saiu de 2bar a regulagem.