Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Pessoal, seguinte:

- qual é o ponto de referência pro PMS na polia? é a marcação central mais profunda? reparei que existem duas, mais ou menos assim:

_
-
-
_
-
-
-
é a do meio?

- qual é a referência pro potênciometro de CO2? qual é a posição inicial pra uma mistura pobre ou rica?
- reparei que o óleo, logo no começo, ficou AMARELO, igual gema de ovo, porém depois que aqueceu sumiu tudo, e voltou a ficar amarelo, sem cheiro de alcool! ele é bem grossinho, não respinga igual o 5w30, e depois de quente flui bastante.
- o motor vibra um pouco na marcha lenta
- quando plugo o jumper no ALDL, o barulho na TBI para. por exemplo, com o carro em marcha normal, o barulho é muito alto, tu fica surdo, mas quando eu ligo o ALDL com um clipe, esse barulho de sucção na TBI para na hora.
- a ventoinha ligava e desligava com o jumper na ALDL, e a luz da injeção piscava.
- o motor não travou!!!! aqueceu 3 vezes (Acionou a ventoinha 3 vezes, bem quente, andei com o carro na garagem, manobrei ele, e nada de travar, nem sinal!)
- o catch tank continua desligado, saiu um pouco de vapor de alcool (alcool puro por ele, com umas gotas de água)
- olhei dentro do coletor na partida inicial e tinha bastante alcool liquido lá. existe alguma saida ou então, algum defeito que faz a TBI jorrar combustivel por outro lugar, pra dentro do coletor?
- com o motor de arranque no lugar, a tensão não abaixa de 12v na partida, e o motor gira como se nem tivesse nenhuma vela no lugar.
- fiz a sangria correta do freio (comecei pela roda traseira mais distante, e fui até chegar na roda da frente do motorista) porém a luz do freio fica piscando, e o pedal afunda até o assoalho. o carro trava as rodas, não tem pedal de esponja, mas está muuuuuuuuuuito macio, da pra freiar com a ponta do dedo, e afunda inteiro.

fora isso, o carro andou normal, apenas vibrando. vcs vão ver os três videos que eu estou colocando no youtube.

pessoal, peço por favor, que responda tudo isso que perguntei pra vcs, pois é o que não sei, e é o que eu creio que falta pro carro ficar 100%.

galera, os videos estão terminando de ser upados, então peço que respondam depois de ver o video! já vou editar a postagem e colocar eles!

pronto

RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Fariaswolf escreveu: - reparei que o óleo, logo no começo, ficou AMARELO, igual gema de ovo, porém depois que aqueceu sumiu tudo, e voltou a ficar amarelo, sem cheiro de alcool! ele é bem grossinho, não respinga igual o 5w30, e depois de quente flui bastante.
- o motor vibra um pouco na marcha lenta
- o catch tank continua desligado, saiu um pouco de vapor de alcool (alcool puro por ele, com umas gotas de água)
- olhei dentro do coletor na partida inicial e tinha bastante alcool liquido lá. existe alguma saida ou então, algum defeito que faz a TBI jorrar combustivel por outro lugar, pra dentro do coletor?
- fiz a sangria correta do freio (comecei pela roda traseira mais distante, e fui até chegar na roda da frente do motorista) porém a luz do freio fica piscando, e o pedal afunda até o assoalho. o carro trava as rodas, não tem pedal de esponja, mas está muuuuuuuuuuito macio, da pra freiar com a ponta do dedo, e afunda inteiro.
Álcool com mistura gorda ou, simplesmente, ligar e desligar o carro ainda frio, junta umidade no óleo e ele fica assim.
Uso álcool na Meriva. Se tirar e colocar na garagem, ficar manobrando, ligando e desligando ela fria, o óleo contamina um pouco. Mas se sair na rua e rodar até o motor esquentar, o óleo volta limpinho.
Vibração pode ser coxim ruim, motor desbalanceado, falha de ignição em algum cilindro, etc...
Não vejo muita utilidade em Catch tank. Põe o respiro do motor direto na admissão, como é originalmente, ajuda a remover a umidade do óleo e dá um destino mais ecológico para os vapores.
Álcool no motor frio junta mesmo umidade no coletor, normal.
Afundando inteiro? isso é sinal de problemas com o hidrovácuo.

Você está com o bico a gasolina e chip álcool, correto?
Se sim, esse seu chip está bichado (é chip original a álcool ou é "chipado" para álcool?) está dando muito excesso em marcha lenta. Sobrando combustível.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
RicardoDS
MODERADOR

Apenas resgatando uma ótima informação do Rafaelo, algumas páginas atrás:
Rafaelo escreveu: >1.0 = mistura pobre
1.0 = estequiometria
<1.0 = mistura rica

cruzeiro 1,0 a 1,10
lenta varia de 0,93 a 1,0
pe na lata 0,850 a 0,870
Seu carro está MUITO gordo. Utilize essa tabela acima como referência para ajustar o potenciômetro de CO... chegar o mais próximo possível desses números.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

volta pro injetor gasolina e ECU gasolina, esse memoria alcool ta muito estranha. deixa oque é melhor mais pobre como foi antigamente nos teste. dae tente enriquecer nessa configuraçao. nem persiste nessa ECU alcool.

ta rico da mesma forma que antes.

esse motor de arranque é oque tem de melhor cara, muito superior aquele do monza pesado e ineficiente. vai te poupar muita carga ele. e 80 pila foi de graça mais barato que reparo nesses arranque de fabrica antigo.

nao tem parametro de potenciometro, o parametro é a tua lambda.

quando voces acionaram o jumper ele ficou pobre por isso oscilou! ainda nao ta acertado essa mistura.

viu o vapor saindo isso ae se tapar ou nao fazer sugar vai inundar o carter e ferrar o oleo, por isso é bom deixar respirando o motor ate acertar isso.

cara! faz aquecer aponto de ficar proximo do acionamento da ventoinha, e mexa na mistura ate pegar uma lambda que o motor nao oscila e seja o maximo pobre possivel, sei la 0,900 ou 0,930 tu tem que ver isso na pratica. feito isso ta pronto, mas antes acerte o ponto. e nao esqueça de trocar a ECU pra gasolina por em quanto
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

é o chip a alcool sim que eu comprei no ML, comprei bico e chip alcool.

vou voltar o chip gasolina então, o bico branco ta guardado faz um bom tempo.

sabe o que é estranho? com o bico a alcool ele jorrava, dava pra ver o jato igual uma torneira, e esse azul nao, o jato é bem invisivel e bem dispersado!

coloco no ponto, mas qual é a referência da polia? e quanto ao potenciometro, o que eu quis dizer é, qual é a referência pra empobrecer a mistura, por ex. quantos volts a mistura fica rica, (no caso sem eu ter uma lambda instalada)

é que não sei pra qual lado eu viro ele.

o que eu faço com o vapor, deixo destampado? ele não é ligado no coletor Ricardo, era ligado no filtro de ar, da mesma forma que eu fiz o esquema pra ligar ele na mufla.

mas o bom é que quando examinei o óleo depois, ele continuou amarelo, com pouco cheiro de alcool. não afogou igual antes, não tá "lavando", só ta com a mistura rica mesmo.

ele aqueceu 3x, de boa! não subiu além dos 90º do mostrador não! pelo contrario, aquecia até mais com o motor antigamente.

------------------

quanto ao freio, eu não sei dizer. quando eu peguei o carro, ja tava com as pastilhas gastas, fluido vencido, e ficou rodando comigo por um bom tempo, com o pedal bem pesado. to achando que ta vazando fluido por trás do cilindro mestre... deve ter ido pro saco o reparo. amanhã vou afastar ele e ver se escorreu pro hidrovácuo.

---------------------------

então vamos lá, roteiro de amanhã

- chip gasolina
- ponto (preciso saber a referência pra acertar)
- CO2 até 1.00v
- vapor do carter, faço o que? deixo vazando assim mesmo, ou direciono ele pra boca da TBI? digo isso pois eu vivo monitorando o bico no "olho", abro a borboleta pra ver se afogou, por isso a mangueira está "solta", ainda não fixei a mufla.
- pressão do bico 2 bar?

algum teste no freio pra ver se é outro problema?

fora isso ai, vou ter que alinhar o carro antes de por na rua, ele tá mastigando os pneus pra dentro.
Fariaswolf

sobre o arranque, é verdade cara.

não tem nem uma base pra comparar o antigo com esse moderno aí.

um conselho pra quem tá em duvida entre comprar um arranque moderno, ou trocar as escovas: COMPRE O MODERNO

a partida é outro nível. o carro pega na hora, o torque dele é fantastico mesmo no motor taxado assim. a bateria com pouca carga é suficiente pra dar partida do mesmo jeito. eu duvidei que esse motor de arranque ia girar o bixo, e girou.
RicardoDS
MODERADOR

Quanto ao potenciômetro, segue um resumo que o Carlos postou em outro tópico:
Carlos A. Freire escreveu:O ajuste de CO deve ser feito com analisador de gases no escapamento, que no caso dos motores álcool deve ficar entre 0,3% e 0,7%.
Os valores médios não é indicado como ajuste final. Mas a média em tensão fica entre 1,5 e 2,0 Vcc.
Meu Monza GLS 96 gasolina já ficou com 1,5 e 1,8 em várias vezes em que foi ajustado com analisador de gases e o mesmo ocorreu com Monza Club 94 álcool de um amigo, mostrando que o ajuste não é só um para o mesmo motor, pois sempre terá diferenças de condições na ignição, motor, combustível, óleo de motor, respiro do motor... Hoje os dois Monza estão com 1,5Vcc

Abs,

Carlos Freire
Mas, resumindo, como teste inicial deixe em 1,6~1,7, depois faz o acerto fino com a ajuda da sua sonda.... essa sonda é extremamente precisa, vai auxiliar muito no acerto fino.

Pressão de combustível original, não vai mexer nisso.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:é o chip a alcool sim que eu comprei no ML, comprei bico e chip alcool.

vou voltar o chip gasolina então, o bico branco ta guardado faz um bom tempo.
ja que teu motor parece estar eficiente, ECU e injetor gasolina e tenta regular sobre ele que parece ser o melhor ate agora.

Fariaswolf escreveu: coloco no ponto, mas qual é a referência da polia? e quanto ao potenciometro, o que eu quis dizer é, qual é a referência pra empobrecer a mistura, por ex. quantos volts a mistura fica rica, (no caso sem eu ter uma lambda instalada)
nao sei, deve ser a do meio 0°, novamente nao existe referencia pra isso. o pessoal insiste em achar valor pre determinado em tabelinhas e o escambal, nao adianta. cada motor é um valor, valores mais altos enriquece me parece. entao é facil né, vai fuçando ate a misturar empobrecer. deixa nos 0,9 pra começar que vai estar bom, depois tenta subir mais 0,93 ja é o adequado pra esse motor. isso em lenta bem aquecido nao esqueça.
Fariaswolf escreveu: é que não sei pra qual lado eu viro ele.
vai virando e olhando o mostrador da lambda é facil.
Fariaswolf escreveu: o que eu faço com o vapor, deixo destampado? ele não é ligado no coletor Ricardo, era ligado no filtro de ar, da mesma forma que eu fiz o esquema pra ligar ele na mufla.
sim, deixa pra dentro da TBI ou tampa valvulas sei la como é o teu esquema EFI. ou deixe destampado pra evaporar todo alcool e agua do excesso, mas evite de usar o cashtank agora.
Fariaswolf escreveu: mas o bom é que quando examinei o óleo depois, ele continuou amarelo, com pouco cheiro de alcool. não afogou igual antes, não tá "lavando", só ta com a mistura rica mesmo.
normal meu.
meu motor fede a alcool e é mais calibrado que motores 2015 :smt023 e é oleo sintetico zerado. é normal ter cheiro o oleo a alcool, meu escape de inox tb tem cheiro de alcool, é normal tudo isso.
Fariaswolf escreveu: ele aqueceu 3x, de boa! não subiu além dos 90º do mostrador não! pelo contrario, aquecia até mais com o motor antigamente.
achei bem pouco a temperatura de funcionamento desse motor, apenas 90° e ja aciona a ventoinha... em fim. alcool de hoje acionam a 105° como o meu.

Fariaswolf escreveu:- ponto (preciso saber a referência pra acertar)
facil de mais saber qual o PMS nessas marcas. tira a capa e veja a marcaçao da polia de comando se esta alinhada, dae é so olhar la no acessorio e ver qual marca daquela miscelâneas de marcaçoes é o PMS. marca de branco, e esse é a tua referencia pra acertar com a pistola, seta 10 APMS na pistola, e tente alinhar as marca do PMS mexendo no distribuidor quando casar as marcas esta em 10 APMS moleza de mais isso.
Fariaswolf escreveu:- CO2 até 1.00v
tanto faz, oque interessa é o valor da queima. aproveita e liga um multimetro nisso pra saber onde anda o ajuste, ligue antes de ajustar.
Fariaswolf escreveu:- pressão do bico 2 bar?
sim, ajuste a mistura agora pelo potenciometro.
Fariaswolf escreveu:algum teste no freio pra ver se é outro problema?
tu esta com ar na linha, so isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder