2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Evandro Monza SR escreveu:Olha Chico... esse carinho que as pessoas tem com nossos carros é uma coisa que não tem preço...mesmo!!!!

É uma satisfação imensa quando as pessoas gostam, se lembram do passado. Muitas outras não conhecem a versão especifica, perguntam pela história do modelo, do carro em questão...é muito bacana.

Se soubesse que era tão legal ter um velhinho, eu já teria tido muito tempo antes!!!
Concordo, plenamente, com você, Evandro. São experiências maravilhosas e incríveis! :D :P
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Robson Lott »

S h E e Q u O escreveu:Pessoal, as últimas quentinhas:

- amanhã o Monza vai passar nas mãos do martelinho de ouro!

- hoje, tirei o banco de trás e encontrei as etiquetas do cinto ainda branquinhas.

- lavei o local das molduras das portas e dos emblemas e a sujeita saiu facilmente. Apesar das marcas, não há pontos de corrosão.

- estou tentando reutilizar a tampa preta original do reservatório de expansão do Monza. Para tanto, estou quebrando a cabeça para adaptar nela a válvula original do atual modelo de tampa fornecida pela GM. Quebrando a cabeça porque a GM diz que a tampa do reservatório do Astra é diferente da do Celta, embora tenham características idênticas. Para a TanClick, trata-se da mesma tampa, mas creio que o modelo considerado seria o do código de peça da tampa do Celta. De uma forma ou de outra, esta tampa mais nova tem a válvula presa nela, à medida que na tampa preta do reservatório do Monza você consegue sacar a válvula. Murillo está quebrando a cabeça comigo.

- hj foi corrido aqui e eu não consegui tirar fotos. Mas, quando chegar do martelinho, faço uma geral e posto aqui.

Abraço a tds!
Opa! Quentinhas sempre cai bem! :lol:

Bom demais Sheequo!!!!! :smt023 8)

Eu tive um pesar de ver fotos "recentes" do meu Monza com a tampa preta... E de pensar que por pooooouco! Hj tá lá uma PigPork S.A., plagiando o Rettore... :smt011

Essa questão da troca da válvula é uma faca de 2 gumes. Da mesma maneira que a troca da tampa antiga por uma nova imaginando que terá mais pressão, pode ser uma furada (literalmente!) ehehehehe!!!

A tampa desse arrefecimento dos nossos Monzas deve suportar até 120 kPa, podendo ainda suportar até 135. Se após essa pressão ela NÃO abrir a válvula, nossos motores estão em risco, podendo estourar mangueiras, radiador, juntas, etc. Se ela abrir a válvula ANTES dessa pressão, tá falha, vai jogar água fora e não vai permitir um arrefecimento de acordo. Ou seja, a pressurização ótima do sistema de arrefecimento do Monza deve se manter entre esses dois valores! ;)

Acho que o interessante seria tentar achar uma maneira de sacar fora o reservatório, tampar as saídas de água e deixar somente uma, onde poderia ser possível encaixar um manômetro e uma bomba de pressão para estes testes, o que acha??? :smt020
- achei e comprei hoje 1 calotinha nova original da roda colmeia do modelo do meu Monza. O vendedor tem 3 peças. Penso em ficar só com 1, para o meu estoque. Se eu comprar as 3 para colocar no meu carro, também vai dar diferença de tonalidade, se comparadas com as rodas conservadas, mas com a pintura já envelhecidas. Aí seria um desaforo ter que repintar as calotinhas novas. Então, pelo visto, creio que seja mais fácil eu acertar a tonalidade, mediante restauração de pintura das calotinhas antigas.
Poxa Sheequo... Dùvida cruel, hein!?

Seria mto bom mesmo vc poder comprar uma tampa somente e tirar fotos dela nas 5 rodas e pedir pra que a gente te ajude a ver a tonalidade pelas fotos. O que acha??? Quem sabe num daria pra (em caso positivo), vc conseguir comprar as outras 2 e ficar faltando somente 1 pra fazer um jogo? Oooooooooou, tentar com um colorista a cor da tampa com a mesma tonalidade ATUAL das rodas em uso!!

Só tamo dificultando as coisas pra vc, hein!? heheheheh!!!

Abração, meu caro!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

Chico, sinceramente acho muito arriscado todo esse procedimental com a tampa, haja vista que qualquer errinho na refrigeração do carro, pode te trazer uma dor de cabeça e tanto.

Se de fato vc quiser ir adiante na idéia, faça todos os testes como o Robson falou, para vc ter "certeza científica" de que tudo correrá bem.

Porém vcs aí já chegaram a cogitar a hipótese de pintar essa tampa nova (amarela) com alguma tinta preta ? no estilo que muita gente faz nos talões pretos dos parachoques do Tubarão GLS ? acho que seria uma idéia mais plausível e segura...

Abraço
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Chico, se vc quer continuar usando a tampa preta (não recomendo), faça o seguinte: compre uma tampa da marca CLICK, era o fabricante da tampa do monza (não sei se ainda possuem a mesma qualidade), apesar de ser amarela, o formato e válvulas são iguais à sua tampa preta. Daí vc desmonta a tampa nova, e passa todo o conjunto dela pra velha. Se for utilizar uma tampa GM atual, esqueça, não dá, as válvulas são totalmente diferentes.
Outra dica: deixe uma tampinha GM no porta-luvas, para eventuais problemas com a tampa "recondicionada". No caso de problemas, vc não ficará na mão, basta trocar a tampa, completar o nível e seguir viagem.
Se quiser pintar a tampa GM atual de preto, existe um spray da colorgim, próprio pra plastico, num descasca nem a pau! Use o preto fosco.

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
RicardoDS
MODERADOR
Motor: 1.8
Ano: 1988

Mensagem não lida por RicardoDS »

Põe uma tampa amarela... não se brinca com isso aí.
E deixa a preta no porta-luvas, quando tiver algum encontro ou for tirar fotos, põe a pretinha lá :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
S h E e Q u O

Lott, Martins, Diego e Ricardo, caraca, vocês me deram um susto! :shock:
Creio que manterei a minha tampinha Tanclick amarelinha lá no lugar dela e fazer um chaveirinho com a tampa preta que sobrou :mrgreen:
Meus conhecimentos são de amador e eu não me ative à tamanha complexidade do assunto!
Obrigado a todos pela dica! Quem sabe, numa dessa, eu já não ganhei um motor?!! rsrsrs.....
avvsilva
Estado: Minas Gerais-MG
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por avvsilva »

Diego Paiva escreveu:Chico, se vc quer continuar usando a tampa preta (não recomendo), faça o seguinte: compre uma tampa da marca CLICK, era o fabricante da tampa do monza (não sei se ainda possuem a mesma qualidade), apesar de ser amarela, o formato e válvulas são iguais à sua tampa preta. Daí vc desmonta a tampa nova, e passa todo o conjunto dela pra velha. Se for utilizar uma tampa GM atual, esqueça, não dá, as válvulas são totalmente diferentes.
Outra dica: deixe uma tampinha GM no porta-luvas, para eventuais problemas com a tampa "recondicionada". No caso de problemas, vc não ficará na mão, basta trocar a tampa, completar o nível e seguir viagem.
Se quiser pintar a tampa GM atual de preto, existe um spray da colorgim, próprio pra plastico, num descasca nem a pau! Use o preto fosco.

Abs!
Nossa, Diego, uso uma tampa atual da GM e nunca me deu problemas, a especificação dela é diferente das tampas antigas para Monza?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
S h E e Q u O

Bom, pessoal, aqui trago mais novidades do meu projeto:

Este era um dos problemas que o carro tinha: amassadinhos de batidinhas nas portas e laterais. A foto mostra apenas uma parte deste transtorno!

Imagem

Foi ao Martelinho de Ouro e voltou assim: :D

Imagem
Imagem
Imagem

Lembram das calotinhas? em virtude de um bom desconto, acabei arrematando as 3 últimas que sobraram. Esta é uma das peças:

Imagem

Diferenças:

Imagem

Imagem

Imagem

Detalhe:
A calotinha é nova, original GM e foi fabricada em 2001, segundo a etiqueta da embalagem. Veio assim mesmo, toda cinza. Se eu aproveitar alguma, faço o contorno preto da gravata. Mas, pelo visto, a calota nova tem uma leve diferença de cor em relação à pintura original da roda. Penso, então, em tentar polir as rodas e acertar a tonalidade do conjunto restaurando a pintura das calotas atuais. As novas, penso em guardar no meu estoque, por enquanto.

Internamente, começando a desmontar as forrações e acabamentos, vejam o que encontrei:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outro detalhe:

Estou começando a mudar de ideia e desistir de pintar a porta LE. Nesta hipótese, eu retocaria a tampa da mala, painel traseiro e painel dianteiro (apenas na saia). A porta eu faria todo o tratamento necessário na parte interna. Na parte externa, eu apenas pincelaria o ferruginho que está aparente, para disfarçá-lo.

E aí, o que vocês acham??

Obrigado a todos e um grande abraço!!! :smt023 :smt023 :smt023
Responder