Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Rafaelo escreveu:quase pronto, ta ficando bem bunito e limpo, essas marcação industriais sao bem importantes. parece outro carro quando tu reformou o cofre. acompanhando
nem tudo são flores....

a correia dentada não tá pegando tensão, a capa proretora da correia, por ter abaixado 2mm, não se encaixa no furo do comando de valvulas, raspando a polia nela, a bobina não tem lugar definitivo ainda, ela pegou certeira no cilindro mestre.

vou acabar soldando a bobina diretamente na chapa do acelerador.

não tem espaço pra pré tensionar a bomba d'agua, muito menos espaço pra coloca-la depois de tudo montado. aliás a bomba d'agua foi a primeira peça a ser encaixada, depois o cabeçote, water neck, capa metalica, polias, tensor, correia.

o cara disse que vela BPR8ES é de "DT", amanhã vou procurar em lojas de moto, lembro de ter comprado delas pro opala, mas nem cheguei a rodar com o carro depois.

fora isso, pescador com suporte feito, óleo no carter, óleo no câmbio, elétrica 100% só falta mudar o lugar do aterramento da carcaça do câmbio, instalar os manômetros, dosador, catch tank, e tacar fogo.

são detalhes que eu deveria ter estudado antes, mas como o carro quebrou no susto, já foi feito tudo de uma vez.
vitormenezes9 escreveu:Coisa boa de se ver!
Parabéns pelo talento,todos os detalhes,marcações.

Abraços
Obrigado Vitor, sempre que posso tento caprichar o máximo.

abraço!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

o projeto original é ate 1,5mm dae começa os ajuste acima disso...

*a furaçao da capa é so alargar que vai pegar o centro denovo
*tensao é so esticar pela bomba que tb vai pegar. senao nao tem como mesmo vai ter que se virar pra tensionar pela bomba.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

Rafaelo escreveu:o projeto original é ate 1,5mm dae começa os ajuste acima disso...

*a furaçao da capa é so alargar que vai pegar o centro denovo
*tensao é so esticar pela bomba que tb vai pegar. senao nao tem como mesmo vai ter que se virar pra tensionar pela bomba.
o edu falou algo sobre o ponto do comando, como eu compenso isso?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

usando polia regulavel, mas isso ele usou na S10 que vem de fabrica mais manso a potencia. se tu mexer na bomba dagua e tensor certamente vai dar pra tensionar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Vela BpR8ES (ou BPR8EIX se tiver podendo... $$$), voce pode comprar online, pela loja mrcentelha, se nao achar por ai.

O dono é amigo meu ha anos. Confianca total.

Quanto ao rebaixo, sempre consegui tensionar (astra e s10 usam tensores separados e nao pela bomba). Mas isso nao elimina o problema do atraso no comando.

Explicando de forma grosseira, o tensor estica o lado esquerdo da correia. O lado "frouxo" dela.

O lado direito, que é tracionado pela engrenagem do virabrequim, vai se esticar sozinho, so que a do vira vai girar alguns graus enquanto a do comando ficará parada ate ser tracionada. Por isso a de cima fica uns pentelhesimos atrasada em relacao a de baixo.

O efeito disso é o deslocamento da curva de torque para cima. Bom para girar forte ate o corte. Mas perde alguma coisa em baixa/media.

Se isso incomodar, polia regulavel é a solucao para enquadrar no "zero" novamente.

Se sua correia for de dente meia-lua, compra facil. Se for trapezoidal, está dificil achar boa para comprar.

Eu montaria assim mesmo, por enquanto. Com -2mm tem diferenca, mas é toleravel. Usei o astra assim por muito tempo. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf

Rafaelo escreveu:usando polia regulavel, mas isso ele usou na S10 que vem de fabrica mais manso a potencia. se tu mexer na bomba dagua e tensor certamente vai dar pra tensionar.

tem problema rodar sem a capa protetora? digo, retirar ela inteira, deixar tudo à mostra. existe alguma capa plug-in-play que dá no monza e seja moderna? a do vectra?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-9805-_JM

digo isso pois minha capa está toda empenada e raspando na polia, então ja retirava ela de uma vez.
500EF escreveu:Vela BpR8ES (ou BPR8EIX se tiver podendo... $$$), voce pode comprar online, pela loja mrcentelha, se nao achar por ai.

O dono é amigo meu ha anos. Confianca total.

Quanto ao rebaixo, sempre consegui tensionar (astra e s10 usam tensores separados e nao pela bomba). Mas isso nao elimina o problema do atraso no comando.

Explicando de forma grosseira, o tensor estica o lado esquerdo da correia. O lado "frouxo" dela.

O lado direito, que é tracionado pela engrenagem do virabrequim, vai se esticar sozinho, so que a do vira vai girar alguns graus enquanto a do comando ficará parada ate ser tracionada. Por isso a de cima fica uns pentelhesimos atrasada em relacao a de baixo.

O efeito disso é o deslocamento da curva de torque para cima. Bom para girar forte ate o corte. Mas perde alguma coisa em baixa/media.

Se isso incomodar, polia regulavel é a solucao para enquadrar no "zero" novamente.

Se sua correia for de dente meia-lua, compra facil. Se for trapezoidal, está dificil achar boa para comprar.

Eu montaria assim mesmo, por enquanto. Com -2mm tem diferenca, mas é toleravel. Usei o astra assim por muito tempo. ;)
vou rodar com o carro antes de comprar uma polia, e vejo como ele reage, se vibra, se falha, coisas assim. o teu tem uma injeção boa pra corrigir isso, quero ver como o meu vai reagir.

sobre as velas, eu preciso compra-las aqui na cidade, pois não vai dar tempo de ligar o carro nesse final de semana se fazer o pedido hoje.

hoje pretendo já terminar as correias, ai só vai faltar receber a termostática, e as velas, e o quanto antes tacar fogo.

vou ver se acho, se não achar, procuro as de DT por aqui, s enão achar também, só semana que vem.

edit: achei as velas na aciolly, BPR8ES flex VHC R$38,00

são essas? legal que liguei a semana passada, pedindo por BPR8ES, não tinha, hoje forneci o código GM original, e tinha. esses vendedores são ....
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

a bobina não tem lugar definitivo ainda, ela pegou certeira no cilindro mestre.

vou acabar soldando a bobina diretamente na chapa do acelerador.
Eu não iria comentar nada, afinal vc me ignorou em seus comentários e ainda disse que era gambi (magoei kkkkk), mas como vc e meu amigo...
Eu já imaginava isto e já tinha lhe dado a solução ideal sem ter de alterar nada.
veja ai na pagina 53
coy escreveu:Espero que ajude,
Imagem
Imagem
Imagem

Abraços

não tem espaço pra pré tensionar a bomba d'agua, muito menos espaço pra coloca-la depois de tudo montado. aliás a bomba d'agua foi a primeira peça a ser encaixada
Cara tem algo errado ai, ja pensou ter de tirar um motor pra trocar uma bomba?
Tem espaço sim, fiz um video de quando montei meu motor e tencionei a cd, pena que minha net é 3 g mais esta semana posto na casa de minha mãe.

Olha meu comentario na pagina 59:
fui colocar a bomba d'agua, mas ela tem um tipo de aba lateral
Pelo que entendi vc esta falando da aba que serve como referencia (pra base de posição inicial de tencionamento) se vc reparar no bloco tem uma marca( uma aba proximo as 03 roscas de parafusos que fixa o alternador), para fixar a bomba em definitivo vc vai ter de estar com a CD ja no local (e tencionada).
Como vc tirou a bomba e não marcou um ponto de referencia para a tenção de sincronismo da CD o ideal é montar as polias, apontar a bomba (deixe ela livre para movimentar) colocar a polia do vira no ponto correto( conferir se o 1º pistão esta em cima), colocar polia do comando em seu ponto (alinhado com a marcaçao da capa da CD e conferir se neste momento o rotor esta apontando para o cabo da primeira vela), colocar o tensor no lugar porem encolhido( ele tem dois furos para travar ele encolhido) e colocar a CD, neste momento vc vai regular o tencionamento da CD pela bomba d'agua, quando encontrar o ponto de tenção correta aperte a bomba e solte a trava do tensor da CD, depois confira se não "estrangulou" a correia (não pode estar totalmente esticada tem de ter uma folga de 2 mm) marque o local correto da bomba. Retire a bomba novamente coloque seu anel de vedação e passe vaselina antes de montar em definitivo.
Ou seja a bomba d'agua vai ser uma das ultimas coisas a se montar.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Fariaswolf

coy escreveu:
Eu não iria comentar nada, afinal vc me ignorou em seus comentários e ainda disse que era gambi (magoei kkkkk), mas como vc e meu amigo...
Eu já imaginava isto e já tinha lhe dado a solução ideal sem ter de alterar nada.
veja ai na pagina 53

Cara tem algo errado ai, ja pensou ter de tirar um motor pra trocar uma bomba?
Tem espaço sim, fiz um video de quando montei meu motor e tencionei a cd, pena que minha net é 3 g mais esta semana posto na casa de minha mãe.

Olha meu comentario na pagina 59:
-----------------------------------

nãooooooooooooo eu não vi essa foto! não ignorei cara, é que as vezes vem alguma postagem na mesma hora que estou digitando (eu geralmente deixo aberto aqui, aonde digita, e vou fazer outras coisas durante o dia) aí vem mensagem junto com a minha postagem, e eu vejo e esqueço de editar a resposta.

vou lá por ela então, fica bem firme nesse lugar? todo caso vou passar uma fita dupla face por baixo da bobina só pra não vibrar muito e ficar batendo

----------------------------

sobre a bomba, te juro, a chapa da correia vai por cima dela, só fica a polia de fora, se vc quiser trocar a bomba, precisa soltar a polia do virabrequim, a do comando, tirar o tensionador, e aí retira a chapa de lata da correia pra acessar a bomba d'agua.

a minha chapa tem 3 furos grandes que passam um soquete de 13mm pra acessar os parafusos, mas a parte da bomba aonde teoricamente enfiaria uma chave grande pra dar tensão, não tem acesso.

o seu tem DH? pode ser isso, o meu DH fica em cima da bomba d'agua, e é inacessivel com tudo no lugar, inclusive a capa plástica tampa a polia da bomba d'agua tbm.

pode ser o ano? o meu é 93

ja ja eu tiro foto pra vcs.
Responder