Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
- dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Na primeira vez que coloquei gas por peso, tu pode nao acreditar... o ar ficou pessimo!!!
horrivel mesmo! acho q nao cheguei a comentar aqui mas quando voltei la pra averiguar o cara tinha colocado apenas 300g de gas...
ele alegou que vasou.... procurou procurou e nao achou nada de vasamentos!
depois eu exigi que ele colocasse os 700g por peso, e ficou perfeito... o ar ta gelando muitooo mesmo!
na primeira vez q fui la a maquina q pesava o gas tava estragada, por isso foi colocado por pressao!
Ta até hoje!! perfeito como deve de ser! heheh
Igual o Carlos disse! tem q trocar pelo menos o filtro secador e fazer a limpeza completa do sistema! senao pode crer que vai dar problemas logo logo!
o correto era trocar tmb os origs para o modelo verde para gas r134a.
abrass
horrivel mesmo! acho q nao cheguei a comentar aqui mas quando voltei la pra averiguar o cara tinha colocado apenas 300g de gas...
ele alegou que vasou.... procurou procurou e nao achou nada de vasamentos!
depois eu exigi que ele colocasse os 700g por peso, e ficou perfeito... o ar ta gelando muitooo mesmo!
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Igual o Carlos disse! tem q trocar pelo menos o filtro secador e fazer a limpeza completa do sistema! senao pode crer que vai dar problemas logo logo!
o correto era trocar tmb os origs para o modelo verde para gas r134a.
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- rafamts
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
De fato ele só fez vácuo no sistema e trocou o óleo. Não mexeu no filtro acumulador. Balança? Acho que ele nem tem isso............
- Carlos A. Freire
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
rafamts escreveu:De fato ele só fez vácuo no sistema e trocou o óleo. Não mexeu no filtro acumulador. Balança? Acho que ele nem tem isso............
Sabia que a mistura do óleo do gás R-12 com óleo do R-134a causa reação química?
Abs,
Carlos Freire
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- rafamts
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Carlos, pior que meu carro já vem usando esse tipo de gás r 134 há pelo menos uns cinco anos. Dá outra vez que fiz manutenção no sistema foi com esse mesmo técnico. Ele me garantiu que meu carro, devido a idade, já não usava gás r-12 e que não haveria problema algum em usar o r-134. Observo que em alguns momentos o ar gela mais e em outros perde eficiência. Detalhe que coloquei uma ventoinha auxiliar para melhorar a eficiência do sistema...
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Amigos, bom dia.
Agora cedo estive em um profissional que trabalha com manutenção em ar condicionado. Eu expliquei a ele todo o processo de incompatibilidade dos gases R12 e R134a. Meu monza, um classic se 1993, usava R12 de fábrica. Ano passado um outro profissional só colocou o R134a e mais nada. O sistema funcionou mas já está perdendo eficiência.
Com base em todas as informações que os amigos postaram aqui eu expliquei a ele. Para minha surpresa, vejam o que ele disse:
"Fizeram errado em seu carro. Deveriam ter retirado todo o sistema, lavado todas as peças, aberto o compressor para manutenção, retirado a caixa de ar do painel para manutenção e limpeza, verificado a válvula de expansão e trocado o filtro acumulador (Aquele de alumínio), trocado o óleo para o específico de R13a e só depois dar a carga de gás."
Agora mais uma surpresa: "Eu tenho o R12 aqui, eu posso fazer toda essa revisão e vc escolhe qual gás colocar, com os óleos específicos para cada um a um custo de R$ 600,00 - Gás R12, filtro, limpeza, óleo, serviço geral"
O que vocês acham?
Grato.
Agora cedo estive em um profissional que trabalha com manutenção em ar condicionado. Eu expliquei a ele todo o processo de incompatibilidade dos gases R12 e R134a. Meu monza, um classic se 1993, usava R12 de fábrica. Ano passado um outro profissional só colocou o R134a e mais nada. O sistema funcionou mas já está perdendo eficiência.
Com base em todas as informações que os amigos postaram aqui eu expliquei a ele. Para minha surpresa, vejam o que ele disse:
"Fizeram errado em seu carro. Deveriam ter retirado todo o sistema, lavado todas as peças, aberto o compressor para manutenção, retirado a caixa de ar do painel para manutenção e limpeza, verificado a válvula de expansão e trocado o filtro acumulador (Aquele de alumínio), trocado o óleo para o específico de R13a e só depois dar a carga de gás."
Agora mais uma surpresa: "Eu tenho o R12 aqui, eu posso fazer toda essa revisão e vc escolhe qual gás colocar, com os óleos específicos para cada um a um custo de R$ 600,00 - Gás R12, filtro, limpeza, óleo, serviço geral"
O que vocês acham?
Grato.
- rafamts
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Parece ser o procedimento correto. Agora o valor é uma ´´facada`` rs rs rs.
- Carlos A. Freire
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Acha o valor caro para uma empresa especializada fazer toda limpeza do sistema e troca de peças? Pelo menos foi o que entendi.rafamts escreveu:Parece ser o procedimento correto. Agora o valor é uma ´´facada`` rs rs rs.
Abs,
Carlos Freire
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- rafamts
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Carlos, não tinha percebido a questão da troca de peças :smt021 . Sendo uma empresa especializada e realizando o procedimento padrão, considero justo o valor.Carlos A. Freire escreveu:Acha o valor caro para uma empresa especializada fazer toda limpeza do sistema e troca de peças? Pelo menos foi o que entendi.rafamts escreveu:Parece ser o procedimento correto. Agora o valor é uma ´´facada`` rs rs rs.
Abs,
Carlos Freire