Classic Life 09/10
-
Leocastro
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 5569
- Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Classic Life 09/10
Um colega meu gastou uma grana, turbinou um Uno Mille, e, ficou com 98cv. Certo, o carro virou um foguetinho pq, ele pesa quase o mesmo que apenas o motor e cambio do Monza (quase isso! kkkk), a relação peso potencia foi interessante. Mas, se ele tivesse feito o mesmo investimento em um carro mais pontente, teria tido um ganho beeeem maior.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Classic Life 09/10
O problema de motor pequeno é este.
A potência de partida é baixa (e o ganho é proporcional a ela) e o custo pode viabilizar a troca do carro todo.
Mas 50% de ganho com 0,6 bar no álcool é porque fizeram acerto/instalação bem ruim neste carro do vídeo aí.
No uno de 98cv então, nem se fala.
A potência de partida é baixa (e o ganho é proporcional a ela) e o custo pode viabilizar a troca do carro todo.
Mas 50% de ganho com 0,6 bar no álcool é porque fizeram acerto/instalação bem ruim neste carro do vídeo aí.
No uno de 98cv então, nem se fala.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
José Leal
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Classic Life 09/10
Nessa parte de preparação, sou um completo leigo. Com um acerto granfino, vc estima quanto de potência?
[OFF]E o sofrimento do camarada para acelerar o carro? Reparem como o giro custa a subir, devido à porcaria do acelerador eletrônico.
Tem uma alternativa nacional ao caro Sprint Booster. Talvez mais para frente eu compre um Touch Booster.
[OFF]E o sofrimento do camarada para acelerar o carro? Reparem como o giro custa a subir, devido à porcaria do acelerador eletrônico.
Tem uma alternativa nacional ao caro Sprint Booster. Talvez mais para frente eu compre um Touch Booster.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Classic Life 09/10
Uma continha boba para carros bem acertados no álcool é 140% para 1 bar de turbo.
Partindo de 80cv, deveria chegar perto dos 150cv com 0,6 bar e perto dos 170cv com 0,8bar.
O ponto fraco deste motor está nas bielas, conhecidas como canela de frango... hehehe
E eu acho besteira esses "acelerator box" e coisas do tipo. O pedal do sistema de acelerador eletrônico funciona como um potenciômetro. Só o que as caixinhas fazem é informar um valor correspondente a uma posição de pé mais embaixo do que ele está na verdade. Muito caro pelo que faz... Preferível gastar a sola do sapato e pisar mais fundo, quando quiser andar mais...
Partindo de 80cv, deveria chegar perto dos 150cv com 0,6 bar e perto dos 170cv com 0,8bar.
O ponto fraco deste motor está nas bielas, conhecidas como canela de frango... hehehe
E eu acho besteira esses "acelerator box" e coisas do tipo. O pedal do sistema de acelerador eletrônico funciona como um potenciômetro. Só o que as caixinhas fazem é informar um valor correspondente a uma posição de pé mais embaixo do que ele está na verdade. Muito caro pelo que faz... Preferível gastar a sola do sapato e pisar mais fundo, quando quiser andar mais...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Classic Life 09/10
Já vi saveiro 1.8 ap com mais de 400cv na roda só com turbo, destaxada e comando, sem mexer em mais nada no motor.. mas de boa pois a lenta não era ruim não, não girava liso mas era de boa, o carro arrancava perfeitamente...
Quantos cv tem o AP 1.8? Uns 120cv? Que seja, pra 400cv somente com turbo é muita coisa, estamos falando em um aumento monstro, ou seja, se bem feito o céu é o limite, e claro, se procura performance deixando de lado consumo e durabilidade...
Uma preparação boa, segura é pra no mínimo dobrar a potência, isso indo de leve... O Eduardo ta aí de prova o Monza dele anda junto com BMW 335i, na reta só né Eduardo... rsrsrsrs!!!
BMW 335i motor 6 em linha, 3.0 turbo, 306cv com 45kgf de torque. Só se a 335i que o Eduardo deu pega for outra, mas a que encontrei informações é de 2012 e é esses dados aí...
Eduardo os VHC tem também o problema dos pistões serem de saia curta, original são bem fáceis de bater saia... Não sei se no VHCe é diferente, mas meu mecânico já me falou isso dos VHC..
E com relação às caixinhas de acelerador, elas amplificam o valor de saída Eduardo, muda um pouco, mas não resolve, e deixa o pedal muito sensível também, parece que dá pra regular, porém vai ter horas que tu quer o pedal rápido e tem horas que não... Portanto, não adianta mexer muito nisso... São soluções paliativas e os caras criaram essas "soluções" que mais são ilusões! Funcionam mas não resolvem. Nada como acelerar no cabo!
Quantos cv tem o AP 1.8? Uns 120cv? Que seja, pra 400cv somente com turbo é muita coisa, estamos falando em um aumento monstro, ou seja, se bem feito o céu é o limite, e claro, se procura performance deixando de lado consumo e durabilidade...
Uma preparação boa, segura é pra no mínimo dobrar a potência, isso indo de leve... O Eduardo ta aí de prova o Monza dele anda junto com BMW 335i, na reta só né Eduardo... rsrsrsrs!!!
BMW 335i motor 6 em linha, 3.0 turbo, 306cv com 45kgf de torque. Só se a 335i que o Eduardo deu pega for outra, mas a que encontrei informações é de 2012 e é esses dados aí...
Eduardo os VHC tem também o problema dos pistões serem de saia curta, original são bem fáceis de bater saia... Não sei se no VHCe é diferente, mas meu mecânico já me falou isso dos VHC..
E com relação às caixinhas de acelerador, elas amplificam o valor de saída Eduardo, muda um pouco, mas não resolve, e deixa o pedal muito sensível também, parece que dá pra regular, porém vai ter horas que tu quer o pedal rápido e tem horas que não... Portanto, não adianta mexer muito nisso... São soluções paliativas e os caras criaram essas "soluções" que mais são ilusões! Funcionam mas não resolvem. Nada como acelerar no cabo!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Classic Life 09/10
O AP que você viu certamente embaralhava a lenta porque usaram um comando com duração maior que o original.
Num turbo eu nem mexeria nisso.
Desde que os componentes internos do motor resistam, não há limite para a potência atingida. O fator limitante seria a durabilidade.
Por exemplo, os F1 da era turbo nos anos 80 eram 1.5 litros e passavam de 1.300 cv nas voltas de qualificação. Como conseguiam? Com mais de 5,0 bar de pressão no turbo e girando 12.000rpm.
Mas também, era uma corrida (se não quebrasse antes) e iam para o lixo.
A 335i é isso aí mesmo... E some à lista: tração traseira, câmbio com mais marchas que o nosso e toda a sopa de letrinhas - EBD, ABS, PQP, etc. (começamos na saída de uma curva, a uns 60 km/h. Ele pulou na frete, eu busquei e empurrei até uns duzentos-e-poucos km/h).
Eu acho que as bielas abrem o bico antes dos pistões, mesmo nos VHC. Já vi foto de motor GM 1.8T onde as bielas não suportaram o torque monstruoso com apenas 0,8bar e viraram parênteses... | | | | virou ( ) ( )... rsrsrs
Quanto aos "boxes", você é da área, então entende tecnicamente como funciona.
Para os leigos não caírem na conversa dos vendedores (muitos safados prometem até cv e torque extra), eu costumo fazer algumas analogias. Já entrei até em discussão mais acalorada com um vendedor no clube do cruze.
Por exemplo, um botão linear de volume do rádio, daqueles de girar. Todo para a esquerda = 0%. Todo para a direita = 100%.
Aí você vai e coloca um "volumeitor-box" para aumentar o som mais rápido. O que vai acontecer é que o botão vai ficar muito sensível (você mal encosta e o som aumenta muito de uma vez) e a partir de determinado ponto, você ainda pode girar o botão que não vai aumentar mais (o 100% passa a ser atingido antes do final do curso do botão).
Isso poderia passar a ilusão de que o som ficou mais potente (você só encosta e o som explode os falantes... rsrsrs). Mas a potência obviamente não mudou nada.
Eu acho muito caro (alguns passam de 1.000 dilmas) para fazer apenas isso. Mas como eu digo, cada um sabe o que faz com seu dinheiro...
Num turbo eu nem mexeria nisso.
Desde que os componentes internos do motor resistam, não há limite para a potência atingida. O fator limitante seria a durabilidade.
Por exemplo, os F1 da era turbo nos anos 80 eram 1.5 litros e passavam de 1.300 cv nas voltas de qualificação. Como conseguiam? Com mais de 5,0 bar de pressão no turbo e girando 12.000rpm.
Mas também, era uma corrida (se não quebrasse antes) e iam para o lixo.
A 335i é isso aí mesmo... E some à lista: tração traseira, câmbio com mais marchas que o nosso e toda a sopa de letrinhas - EBD, ABS, PQP, etc. (começamos na saída de uma curva, a uns 60 km/h. Ele pulou na frete, eu busquei e empurrei até uns duzentos-e-poucos km/h).
Eu acho que as bielas abrem o bico antes dos pistões, mesmo nos VHC. Já vi foto de motor GM 1.8T onde as bielas não suportaram o torque monstruoso com apenas 0,8bar e viraram parênteses... | | | | virou ( ) ( )... rsrsrs
Quanto aos "boxes", você é da área, então entende tecnicamente como funciona.
Para os leigos não caírem na conversa dos vendedores (muitos safados prometem até cv e torque extra), eu costumo fazer algumas analogias. Já entrei até em discussão mais acalorada com um vendedor no clube do cruze.
Por exemplo, um botão linear de volume do rádio, daqueles de girar. Todo para a esquerda = 0%. Todo para a direita = 100%.
Aí você vai e coloca um "volumeitor-box" para aumentar o som mais rápido. O que vai acontecer é que o botão vai ficar muito sensível (você mal encosta e o som aumenta muito de uma vez) e a partir de determinado ponto, você ainda pode girar o botão que não vai aumentar mais (o 100% passa a ser atingido antes do final do curso do botão).
Isso poderia passar a ilusão de que o som ficou mais potente (você só encosta e o som explode os falantes... rsrsrs). Mas a potência obviamente não mudou nada.
Eu acho muito caro (alguns passam de 1.000 dilmas) para fazer apenas isso. Mas como eu digo, cada um sabe o que faz com seu dinheiro...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Classic Life 09/10
Cara, essas caixinhas ai deveriam custar nem 100 reais... É só amplificar o sinal do acelerador, ele deve receber uma tensão e retorna outra de acordo com a posição, a caixinha faz somente amplificar o sinal para que ao menor movimento do acelerador a ECU já reaja...
Na boa, todas as vezes que eu dirigi carro com acelerador eletrônico era só dar uma fincada que ele respondia... Mesmo efeito que a caixinha acelerator faz...
Na boa, todas as vezes que eu dirigi carro com acelerador eletrônico era só dar uma fincada que ele respondia... Mesmo efeito que a caixinha acelerator faz...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Classic Life 09/10
Não sei se são todos assim. Mas os que já vi eram no sistema de potenciômetro mesmo.
A ECU manda uma tensão de sinal, que passa pelo "resistor variável" (potenciômetro) e dependendo da posição do pedal, terá uma tensão de retorno.
A caixinha fica no meio do caminho, alterando este valor de resistência e fazendo a ECU "pensar" que o pedal está mais apertado do que realmente.
https://www.youtube.com/watch?v=JWSEtKiuujI
https://www.youtube.com/watch?v=PzhvFWGe2TY
A ECU manda uma tensão de sinal, que passa pelo "resistor variável" (potenciômetro) e dependendo da posição do pedal, terá uma tensão de retorno.
A caixinha fica no meio do caminho, alterando este valor de resistência e fazendo a ECU "pensar" que o pedal está mais apertado do que realmente.
https://www.youtube.com/watch?v=JWSEtKiuujI
https://www.youtube.com/watch?v=PzhvFWGe2TY
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.