Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
thomeh92
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por thomeh92 »

Bom Pessoal, como o título já disse, meu tubarão vermelho queimou a junta do cabeçote durante uma pequena viagem de 400 km (Ida e Volta) no dia 20/12/2014.
Durante a ida percebi que o carro estava um pouco amarrado, porém cheguei até o destino, na volta ele aqueceu muito rápido e após uns 50 km o ponteiro chegou da temperatura chegou em 3/4, parei no primeiro posto que vi pra ver o que estava acontecendo. Água o motor nem sabia que cheiro tinha, o óleo estava marrom e cheio de bolha... Resumindo, me ferrei. Bora chamar o DR. :cry:

Imagem
Imagem

Eu acredito que tenha queimado a junta há bastante tempo atrás, pois teve uma vez em que a válvula termostática travou e não me lembro se o carro ferveu, a retirei e troquei, porém já faz tempo que a água do radiador sumia e não tinha nenhum vazamento, era todo dia colocando água e sangrando.

Há algum tempo começou aparecer óleo no reservatório de água:
Imagem

Resolvi eu mesmo efetuar a troca da mesma, com ajuda dos tópicos aqui do Fórum, que estão de parabéns.
Bom, mão na massa:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora só resta esperar a retífica abrir depois de feriadão para levar o cabeçote.

Preciso de ajuda de vocês em algumas coisas, vou trocar todas as mangueiras, tubo de distribuição de água, reservatório, tampa e abraçadeiras das mangueiras.
Sobre as mangueiras, posso comprar mangueiras de mesmo diâmetro e colocar? Ou tenho que comprar ela já moldada?

Encontrei esse cabo do meu alternador assim:
Imagem
Esse cabo está certo? Aonde ele vai?

Para efetuar a limpeza das galerias de água e óleo do bloco posso usar a lavadora de alta pressão (Maquina WAP)?
Imagem
Ou existe alguma outra forma de limpar (Sem retirar o bloco do carro)?
Lembrando que vou utilizar o aditivo Radiex monoetilenoglicol.

Acredito que os meus Coxins já foi pro pau:
Imagem
Dá pra saber pela foto?

Bom, por enquanto é isso, conforme vou arrumando vou postando aqui. :smt023
Monza GLS Vermelho Schumann 94 - Álcool
Primavera-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Rapaz!!!! Quanto vi sua fotos quase achei que fosse as minhas, tive o mesmo problema viajando de BH para Guarapari, rodei bem uns 300 KM, quando tive que para na beira da estrada e trocar a junta ali mesmo, numa oficina precária com poucas ferramentas, o cara que me ajudou só tinha muita boa vontade.
Só tirei o cabeçote usando uma chave de vela dessa de supermercado sem desmontar nenhum coletor nem comando, lixei tudo com uma lixa velha que achei jogada na oficina e repus a junta nova, dei o torque com a chave de vela e uma chave de fenda grande para servir de alavanca para girar o carro acabou de chegar a Guarapari e voltou a BH no domingo sem problemas. Agora é rever tudinho.
Dá uma olhada lá na minha postagem: ""imagem monza classic""PAGINA 3. Boa sorte aí !!!! Feliz ano novo para nós!!!
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Encontrei esse cabo do meu alternador assim:
Imagem
Esse cabo está certo? Aonde ele vai?

Pela foto me parece ser o aterramento do sensor de velocidade

Para efetuar a limpeza das galerias de água e óleo do bloco posso usar a lavadora de alta pressão (Maquina WAP)?
Imagem
Ou existe alguma outra forma de limpar (Sem retirar o bloco do carro)?
Lembrando que vou utilizar o aditivo Radiex monoetilenoglicol.

Vai ter de retirar o carter para uma limpeza melhor pois deve ta tudo empreguinado pela mistura de oleo e agua e não esqueça de dar uma bela limpeza no pescador de oleo, dai use um pulverizador com gasolina ou diesel em todo o bloco (por dentro) mas não use lavadora de alta pressão nas galerias ou no bloco pois a pressão pode soltar algo ou danificar. No maximo use uma mangueira nas galerias e deixe a agua correr.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
thomeh92
Membro GL (Ní­vel 2)

jorgeAP escreveu:Rapaz!!!! Quanto vi sua fotos quase achei que fosse as minhas, tive o mesmo problema viajando de BH para Guarapari, rodei bem uns 300 KM, quando tive que para na beira da estrada e trocar a junta ali mesmo, numa oficina precária com poucas ferramentas, o cara que me ajudou só tinha muita boa vontade.
Só tirei o cabeçote usando uma chave de vela dessa de supermercado sem desmontar nenhum coletor nem comando, lixei tudo com uma lixa velha que achei jogada na oficina e repus a junta nova, dei o torque com a chave de vela e uma chave de fenda grande para servir de alavanca para girar o carro acabou de chegar a Guarapari e voltou a BH no domingo sem problemas. Agora é rever tudinho.
Dá uma olhada lá na minha postagem: ""imagem monza classic""PAGINA 3. Boa sorte aí !!!! Feliz ano novo para nós!!!
Kkkkkkk, cara, você é ninja... hahahaha
Valeu Cara, Feliz Ano Novo para todos os irmãos Monzeiros..
coy escreveu:Pela foto me parece ser o aterramento do sensor de velocidade
Coy, se for, onde devo conectar? ja queimei a saída de sub de 2 aparelhos de som (acredito que por falta de aterramento em algum ponto) inclusive um dvd da pionner que estou atualmente com ele.
coy escreveu:Vai ter de retirar o carter para uma limpeza melhor pois deve ta tudo empreguinado pela mistura de oleo e agua e não esqueça de dar uma bela limpeza no pescador de oleo, dai use um pulverizador com gasolina ou diesel em todo o bloco (por dentro) mas não use lavadora de alta pressão nas galerias ou no bloco pois a pressão pode soltar algo ou danificar. No maximo use uma mangueira nas galerias e deixe a agua correr.
O carter e o pescador eu já retirei, é que esqueci de tirar foto, tava feia a coisa tbm... essa pulverizada no bloco, seria por baixo? no virabrequim e ao redor? Obrigado por dizer que não posso lavar, tava quase metendo água no carro inteiro, hahahaha. Para uma limpeza melhor, é necessário retirar a bomba de água e de óleo?
Primavera-SP
coy

thomeh92 escreveu:[
Coy, se for, onde devo conectar? ja queimei a saída de sub de 2 aparelhos de som (acredito que por falta de aterramento em algum ponto) inclusive um dvd da pionner que estou atualmente com ele.
cara pela foto parece que o fio esta correto, parece ser o aterramento do sensor de velocidade e aparenta estar ligado corretamente.
[O carter e o pescador eu já retirei, é que esqueci de tirar foto, tava feia a coisa tbm... essa pulverizada no bloco, seria por baixo? no virabrequim e ao redor?
sim pode lavar com gasosa e depois pulverize óleo novo (o mesmo que vc ira usar)

[ Para uma limpeza melhor, é necessário retirar a bomba de água e de óleo?
Seria o ideal uma limpeza na bomba de óleo, mas não sei se vale o risco, espere por mais opiniões.
MARCONI ALBERT
coy

Outras dicas:
Analise bem os parafusos do cabeçote, meça-os com paquímetro, veja as roscas pois pode ser que tenham sofrido muito já e se reaproveitar e estiverem muito fora dos padrões pode te dar problemas, se preciso não exite em trocar todos e na montagem use um pouquinho de oleo novo, não use graxa comum nos parafusos.

Os tuchos vc deve desmontar lavar e lubrificar com óleo novo(temos tutorial de como fazer) e assim como vc fez evite perder a ordem dos tuchos.

Retire o filtro da tampa de válvulas (blowbli) e deixe de molho em algum desengraxante.
MARCONI ALBERT
thomeh92
Membro GL (Ní­vel 2)

coy escreveu:cara pela foto parece que o fio esta correto, parece ser o aterramento do sensor de velocidade e aparenta estar ligado corretamente.
O pior que o fio está cortado Coy, acho que não deu pra ver direito na foto.
coy escreveu:sim pode lavar com gasosa e depois pulverize óleo novo (o mesmo que vc ira usar)
Opa, beleza, só que to usando diesel... :D
coy escreveu:Seria o ideal uma limpeza na bomba de óleo, mas não sei se vale o risco, espere por mais opiniões.
Ok, estou no aguardo, pois dá uma trabalheira pra retirar... kkkkk... E a minha bomba eu acho que é nova, pois ta brilhando e ta com a cor de novo...
Na verdade mesmo eu queria era tentar limpar todo o motor, tanto por fora quanto por dentro, deixar ele brilhando como novo cara...
coy escreveu:Analise bem os parafusos do cabeçote, meça-os com paquímetro, veja as roscas pois pode ser que tenham sofrido muito já e se reaproveitar e estiverem muito fora dos padrões pode te dar problemas, se preciso não exite em trocar todos e na montagem use um pouquinho de oleo novo, não use graxa comum nos parafusos.
Cara, to meio sem $$$$, tava pensando em reaproveitar os parafusos, aparentemente estão bons, vou verificar melhor e passo aqui a situação.
coy escreveu:Os tuchos vc deve desmontar lavar e lubrificar com óleo novo(temos tutorial de como fazer) e assim como vc fez evite perder a ordem dos tuchos.
Você é o cara Coy, vou pesquisar pra ver se acho.
coy escreveu:Retire o filtro da tampa de válvulas (blowbli) e deixe de molho em algum desengraxante.
Só isso? pois o meu ta bem zuado, ele tava jogando óleo dentro do filtro e tava sujando muito o tbi. Quanto tempo deixo de molho?
Primavera-SP
coy

A questão dos parafusos e que poucos dao a devida atenção é que estes perafusos são elasticos ou seja eles podem esticar durante o aperto e a propria gm recomenda a troca, mas avalie com muita cautela o estado dos fios de rosca e se não existe diferenças de um parafuso para o outro.
Tem um video do Rafaelo encinando desmontar e montar os tuchos.

O filtro pra limpar depende do nivel de sugeira.
MARCONI ALBERT
Responder