Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
thomeh92
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Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por thomeh92 »

Bom Pessoal, como o título já disse, meu tubarão vermelho queimou a junta do cabeçote durante uma pequena viagem de 400 km (Ida e Volta) no dia 20/12/2014.
Durante a ida percebi que o carro estava um pouco amarrado, porém cheguei até o destino, na volta ele aqueceu muito rápido e após uns 50 km o ponteiro chegou da temperatura chegou em 3/4, parei no primeiro posto que vi pra ver o que estava acontecendo. Água o motor nem sabia que cheiro tinha, o óleo estava marrom e cheio de bolha... Resumindo, me ferrei. Bora chamar o DR. :cry:

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Eu acredito que tenha queimado a junta há bastante tempo atrás, pois teve uma vez em que a válvula termostática travou e não me lembro se o carro ferveu, a retirei e troquei, porém já faz tempo que a água do radiador sumia e não tinha nenhum vazamento, era todo dia colocando água e sangrando.

Há algum tempo começou aparecer óleo no reservatório de água:
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Resolvi eu mesmo efetuar a troca da mesma, com ajuda dos tópicos aqui do Fórum, que estão de parabéns.
Bom, mão na massa:
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Agora só resta esperar a retífica abrir depois de feriadão para levar o cabeçote.

Preciso de ajuda de vocês em algumas coisas, vou trocar todas as mangueiras, tubo de distribuição de água, reservatório, tampa e abraçadeiras das mangueiras.
Sobre as mangueiras, posso comprar mangueiras de mesmo diâmetro e colocar? Ou tenho que comprar ela já moldada?

Encontrei esse cabo do meu alternador assim:
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Esse cabo está certo? Aonde ele vai?

Para efetuar a limpeza das galerias de água e óleo do bloco posso usar a lavadora de alta pressão (Maquina WAP)?
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Ou existe alguma outra forma de limpar (Sem retirar o bloco do carro)?
Lembrando que vou utilizar o aditivo Radiex monoetilenoglicol.

Acredito que os meus Coxins já foi pro pau:
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Dá pra saber pela foto?

Bom, por enquanto é isso, conforme vou arrumando vou postando aqui. :smt023
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jorgeAP
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Rapaz!!!! Quanto vi sua fotos quase achei que fosse as minhas, tive o mesmo problema viajando de BH para Guarapari, rodei bem uns 300 KM, quando tive que para na beira da estrada e trocar a junta ali mesmo, numa oficina precária com poucas ferramentas, o cara que me ajudou só tinha muita boa vontade.
Só tirei o cabeçote usando uma chave de vela dessa de supermercado sem desmontar nenhum coletor nem comando, lixei tudo com uma lixa velha que achei jogada na oficina e repus a junta nova, dei o torque com a chave de vela e uma chave de fenda grande para servir de alavanca para girar o carro acabou de chegar a Guarapari e voltou a BH no domingo sem problemas. Agora é rever tudinho.
Dá uma olhada lá na minha postagem: ""imagem monza classic""PAGINA 3. Boa sorte aí !!!! Feliz ano novo para nós!!!
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coy
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por coy »

Encontrei esse cabo do meu alternador assim:
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Esse cabo está certo? Aonde ele vai?

Pela foto me parece ser o aterramento do sensor de velocidade

Para efetuar a limpeza das galerias de água e óleo do bloco posso usar a lavadora de alta pressão (Maquina WAP)?
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Ou existe alguma outra forma de limpar (Sem retirar o bloco do carro)?
Lembrando que vou utilizar o aditivo Radiex monoetilenoglicol.

Vai ter de retirar o carter para uma limpeza melhor pois deve ta tudo empreguinado pela mistura de oleo e agua e não esqueça de dar uma bela limpeza no pescador de oleo, dai use um pulverizador com gasolina ou diesel em todo o bloco (por dentro) mas não use lavadora de alta pressão nas galerias ou no bloco pois a pressão pode soltar algo ou danificar. No maximo use uma mangueira nas galerias e deixe a agua correr.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por thomeh92 »

jorgeAP escreveu:Rapaz!!!! Quanto vi sua fotos quase achei que fosse as minhas, tive o mesmo problema viajando de BH para Guarapari, rodei bem uns 300 KM, quando tive que para na beira da estrada e trocar a junta ali mesmo, numa oficina precária com poucas ferramentas, o cara que me ajudou só tinha muita boa vontade.
Só tirei o cabeçote usando uma chave de vela dessa de supermercado sem desmontar nenhum coletor nem comando, lixei tudo com uma lixa velha que achei jogada na oficina e repus a junta nova, dei o torque com a chave de vela e uma chave de fenda grande para servir de alavanca para girar o carro acabou de chegar a Guarapari e voltou a BH no domingo sem problemas. Agora é rever tudinho.
Dá uma olhada lá na minha postagem: ""imagem monza classic""PAGINA 3. Boa sorte aí !!!! Feliz ano novo para nós!!!
Kkkkkkk, cara, você é ninja... hahahaha
Valeu Cara, Feliz Ano Novo para todos os irmãos Monzeiros..
coy escreveu:Pela foto me parece ser o aterramento do sensor de velocidade
Coy, se for, onde devo conectar? ja queimei a saída de sub de 2 aparelhos de som (acredito que por falta de aterramento em algum ponto) inclusive um dvd da pionner que estou atualmente com ele.
coy escreveu:Vai ter de retirar o carter para uma limpeza melhor pois deve ta tudo empreguinado pela mistura de oleo e agua e não esqueça de dar uma bela limpeza no pescador de oleo, dai use um pulverizador com gasolina ou diesel em todo o bloco (por dentro) mas não use lavadora de alta pressão nas galerias ou no bloco pois a pressão pode soltar algo ou danificar. No maximo use uma mangueira nas galerias e deixe a agua correr.
O carter e o pescador eu já retirei, é que esqueci de tirar foto, tava feia a coisa tbm... essa pulverizada no bloco, seria por baixo? no virabrequim e ao redor? Obrigado por dizer que não posso lavar, tava quase metendo água no carro inteiro, hahahaha. Para uma limpeza melhor, é necessário retirar a bomba de água e de óleo?
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coy
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por coy »

thomeh92 escreveu:[
Coy, se for, onde devo conectar? ja queimei a saída de sub de 2 aparelhos de som (acredito que por falta de aterramento em algum ponto) inclusive um dvd da pionner que estou atualmente com ele.
cara pela foto parece que o fio esta correto, parece ser o aterramento do sensor de velocidade e aparenta estar ligado corretamente.
[O carter e o pescador eu já retirei, é que esqueci de tirar foto, tava feia a coisa tbm... essa pulverizada no bloco, seria por baixo? no virabrequim e ao redor?
sim pode lavar com gasosa e depois pulverize óleo novo (o mesmo que vc ira usar)

[ Para uma limpeza melhor, é necessário retirar a bomba de água e de óleo?
Seria o ideal uma limpeza na bomba de óleo, mas não sei se vale o risco, espere por mais opiniões.
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por coy »

Outras dicas:
Analise bem os parafusos do cabeçote, meça-os com paquímetro, veja as roscas pois pode ser que tenham sofrido muito já e se reaproveitar e estiverem muito fora dos padrões pode te dar problemas, se preciso não exite em trocar todos e na montagem use um pouquinho de oleo novo, não use graxa comum nos parafusos.

Os tuchos vc deve desmontar lavar e lubrificar com óleo novo(temos tutorial de como fazer) e assim como vc fez evite perder a ordem dos tuchos.

Retire o filtro da tampa de válvulas (blowbli) e deixe de molho em algum desengraxante.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por thomeh92 »

coy escreveu:cara pela foto parece que o fio esta correto, parece ser o aterramento do sensor de velocidade e aparenta estar ligado corretamente.
O pior que o fio está cortado Coy, acho que não deu pra ver direito na foto.
coy escreveu:sim pode lavar com gasosa e depois pulverize óleo novo (o mesmo que vc ira usar)
Opa, beleza, só que to usando diesel... :D
coy escreveu:Seria o ideal uma limpeza na bomba de óleo, mas não sei se vale o risco, espere por mais opiniões.
Ok, estou no aguardo, pois dá uma trabalheira pra retirar... kkkkk... E a minha bomba eu acho que é nova, pois ta brilhando e ta com a cor de novo...
Na verdade mesmo eu queria era tentar limpar todo o motor, tanto por fora quanto por dentro, deixar ele brilhando como novo cara...
coy escreveu:Analise bem os parafusos do cabeçote, meça-os com paquímetro, veja as roscas pois pode ser que tenham sofrido muito já e se reaproveitar e estiverem muito fora dos padrões pode te dar problemas, se preciso não exite em trocar todos e na montagem use um pouquinho de oleo novo, não use graxa comum nos parafusos.
Cara, to meio sem $$$$, tava pensando em reaproveitar os parafusos, aparentemente estão bons, vou verificar melhor e passo aqui a situação.
coy escreveu:Os tuchos vc deve desmontar lavar e lubrificar com óleo novo(temos tutorial de como fazer) e assim como vc fez evite perder a ordem dos tuchos.
Você é o cara Coy, vou pesquisar pra ver se acho.
coy escreveu:Retire o filtro da tampa de válvulas (blowbli) e deixe de molho em algum desengraxante.
Só isso? pois o meu ta bem zuado, ele tava jogando óleo dentro do filtro e tava sujando muito o tbi. Quanto tempo deixo de molho?
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Re: Junta de Cabeçote queimada - Troca da Junta!

Mensagem não lida por coy »

A questão dos parafusos e que poucos dao a devida atenção é que estes perafusos são elasticos ou seja eles podem esticar durante o aperto e a propria gm recomenda a troca, mas avalie com muita cautela o estado dos fios de rosca e se não existe diferenças de um parafuso para o outro.
Tem um video do Rafaelo encinando desmontar e montar os tuchos.

O filtro pra limpar depende do nivel de sugeira.
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MARCONI ALBERT
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