MTE é mais barato mesmo. Mas é pior em qualidade do que um delphi da vida.
E eu não colocaria um de MPFI no EFI.
Recentemente eu vi de perto o que um sensor de temperatura operando fora da faixa faz com o carro. O corolla do meu pai estava falhando um monte, não andava, engasgava... uma m!@% para andar...
Desconfiei do sistema de ignição. As velas eram novas, que eu tinha trocado recentemente. Tirei para olhar, e as 4 estavam brancas como se tivessem saído da caixa -> Sintoma de mistura pobre.
Com elas fora, ainda aproveitei para testar as 4 bobinas individuais e estavam com centelha normal.
Levei a uma oficina para me ajudarem a testar outras partes, que não tenho equipamento (pressão / vazão da linha, colocar os bicos na máquina para ver se algum estava entupido, etc).
Testaram e não acharam nada de errado.
Aí o mecânico perguntou se eu tinha testado o sensor de temperatura da água e eu não tinha lembrado dele. Mas realmente fazia sentido.
Tirei, medi com multímetro e estava uns 500 ohms abaixo do esperado, para temperatura ambiente. Pedi para comprar outro e simplesmente não existe na rede autorizada (muito menos paralelo). Achei um original no Mercado Livre em SP. Recebi um dia depois.
Colocamos no carro e ficou zero. Sumiram todos os defeitos.
O antigo, com resistência baixa, estava fazendo a injeção "achar" que o motor estava mais quente do que na verdade uns 30 graus. Aí ela atrasava o ponto e empobrecia a mistura na hora errada.
Então, meu conselho. Não economize nisso. Joga seu projeto no chão e te deixa maluco procurando defeito depois...
Ah! E podendo, fuja da mte-thompson...