Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Mensagem não lida por Eugean »

Galera como não sei nada de elétrica gastaria que vcs me ajudassem

Compressor fora da caixa

Imagem

Caixa em cima do motor com fios de ligação

Imagem

Os jumpers de acordo com o manual http://v8brasil.com.br/wpv8/wp-content/ ... etrico.pdf do motor e para determinar rotação do motor, horário e anti-horária, agora vem a duvida, coloquei dois fios imaginários em amarelo, eles são os fios que vão ate o pressostato, esta correto? não terei que desconectar nenhum fio deste bolo que esta ai na foto não né? KKKKKKKKK
Qual vai ser a bitola para ligar o motor ate o pressostato, e do pressostato ate a energia?

Imagem

No pressostato alguém saberia me dizer qual dos conectores vai receber os fios do motor?

Imagem

Referente a essas saídas de ar do compressor, qual e o tamanho delas, qual mangueira tenho que comprar para encaixar na pistola, saída da pistola que compre e de 1/4"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-20mm-_JM

Me desculpem por tantas perguntas, e que eu não quero fazer nada sozinho sem consultar antes e queimar alguma coisa, vlw um abraço a todos.

eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Essas ligaçoes elétricas sou analfabeto rsrs

O meu não está comigo agora para eu verificar, nao lembro de cabeça essas ligações.

No manual nao vem explicado onde ligar os fios?

Quanto as conexões é tudo 1/4

De preferencia por conexoes engate rápido que facilita o trabalho.

As minhas conexoes estao uma bomba kkkk cheia de emendas para encaixar no compressor e na pistola.

Acho que a pessoa mais indicada para te ajudar com isso é o Rafaelo
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Eugean ele ja esta configurado de fabrica pra poder usar, nao precisa mexer em pressostato, inversao de corrente, rotaçao, etc. é so pegar a fase e o neutro e ligar na tomada apropriada.

o Santana falou da chave disjuntor. é preciso passar a fase pelo disjuntor de corrente apropriada. e o neutro é ligado direto a tomada(flecha). tem que ver se a tua rede de energia suporta antes de ligar. no caso a tomada(femea) se é do padrao apropriado e bitola dos fios. pq esse compressor consume bastante energia sao 3cv

nao entendo quase nada de corrente alternada. recomendo que nao mexa em nada em jumper,etc é so ligar a alimentaçao do compressor passar pela caixa dijuntora e usar.

compre uma caixa apropriada, se tu ir nas ferragem eles vendem a caixa e o disjuntor e tudo mais pra eletrica. é so explicar pra oque tu quer, so precisa informar a corrente do disjuntor.

obs: observe que existe uma seta(grafico) em cima da proteçao das correia(no volante do cabeçote tb), é o sentido de rotaçao correto do cabeçote. o motor quando entrar em funcionamento é obrigatório que gire nesse sentido, se girar ao contrario, precisa inverter a polaridade pelo jumper como informa o manual. senao mexeu ainda, teste sem mexer, apenas liga ele e observe o giro.

como se trata de compressor(alta energia de start) tem que ser o dobro da corrente nominal do motor, pelo manual 3cv 220v = 14a compre um disjuntor de 30A, de preferencia os moderno de açao rapida(branco). aqueles "pretao" antigo nao é mais usado por serem pesados(apesar de ainda venderem). queima antes de dessamar...

senao tem experiencia chame um eletricista pra verificar bitola dos cabo da tomada, e tudo mais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jhsantana »

Tire uma foto melhor do pressostato, pois a ligação que vem do padrão entra nele, e tire uma foto da chave do seu padrão também que vou montar um esqueminha pra vc ligar.
Quando o Rafa disse pra passar o neutro direto, acho que ele se referiu a cidade dele, pois em muitas cidades do sul, os transformadores são 380V, dae fase e neutro ser 220V.
O disjuntor ao qual ele se referiu é padrão DIN, pode comprar qualquer um que seja CURVA "G", pois este é para motor. Compre um disjuntor 32A CURVA G, SIEMENS, bipolar ou monopolar ae vai depender de como é o fornecimento de energia para sua casa.
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

jhsantana escreveu:Quando o Rafa disse pra passar o neutro direto, acho que ele se referiu a cidade dele, pois em muitas cidades do sul, os transformadores são 380V, dae fase e neutro ser 220V.
exato, aqui é 220v, o disjuntor pode ser ligado tanto na fase como no neutro, por padronizaçao é sempre bom colocar na fase, dae uma canetinha de fase identifica facilmente.

melhor disjuntor que existe é o siemens mesmo, nos maquinario o pessoal usa um pequeno de 3000A, alias todo o quadro é montado com essa marca.

o ideal é um bipolar mesmo, pq o curto pode dar do outro lado que nao esteja com o disjuntor. é sempre mais rapido um bipolar, tenho um amigo que é tecnico nisso no caso é ele que monta os maquinario industrial na parte eletrica, dicas dele.

é um pouco caro esse disjuntor duplo mas vale apena pela segurança. 3cv gera um consumo ate alto pra residencia
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Ano: 1992
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Eugean »

Rafaelo e Santana ate agora eu entendi, o compressor será ligado no modo convencional, motor ate o pressostato e pressostato ate a energia , porem no manual esta escrito que é obrigatório o uso da chave magnética
Imagem
, e caso eu não usar perco a garantia, vi uma reclamação no reclame aqui sobre isso, a autorizada faz um laudo se o motor queimar e caso se comprove que eu não usei a chave, eles não irão me dar outro, vi alguns tópicos sobre compressor e manuais de outros compressores, e diz o seguinte, motor de ate 2 cv pode ser ligado de modo convencional, cv acima fica obrigatório o uso da chave magnética por puxar muita força e igual você comentou Rafaelo a energia (start) inicial é muito alta, e esta chave diminui, protegendo o motor e a rede eletrica.
Achei um vídeo que explica o que eu estou falando,

Obrigado pela força
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jhsantana »

Eugean, acho que vc está fazendo confusão, pois este do vídeo nada mais é que um contactor que permite partida remota, chave magnética nada mais é que o disjuntor.
Se o compressor tem pressostato, não justifica a utilização deste contactor, a não ser que o pressostato não suporte a corrente do motor, ae justificaria o uso do contactor.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
eduardo_saura
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por eduardo_saura »

O meu vai ligado diretão na tomada, ou no relógio de luz!
Sem disjuntor nem nada! :lol:
Responder