Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=24263
FILTRO DE AR - ASMÁTICO OU ALÉRGICO?
FILTRO DE AR –
Não deixe seu motor ficar “asmático” ou alérgico a pó. Contrariando a informação na seção 6.03 do Manual do seu Monza, troque o filtro a cada 5.000 Km ou juntamente com o óleo do carter, e filtro de óleo, e uma atenção maior para quem trafega em estradas poeirentas e congestionamentos.
Vejam a matéria da FRAM
...........
Sistema de Alimentação do Ar
Após passar pelo filtro, o ar é aspirado pelo motor através de seus êmbolos (pistões).
Durante este processo, sensores do sistema de injeção eletrônica enviam sinais para o Módulo da Injeção Eletrônica do Veículo, informando a temperatura do ar que está sendo admitido.
Composição dos Filtros
O Filtro de Ar é construído para que as impurezas em suspensão no ar sejam separadas, ficando as mais pesadas depositadas no fundo da caixa de filtração e as mais leves sendo retidas pelo elemento filtrante.
![Imagem](http://i62.tinypic.com/el1c0w.jpg)
O elemento filtrante é constituído de um papel especial para reter as impurezas, dispostos em fileiras.
Todo o ar que entra no filtro é distribuído igualmente por toda a caixa, evitando concentração de impurezas apenas em um ponto do elemento filtrante.
Características Técnicas Principais
Os tipos desenvolvidos sejam quadrado ou plano, redondo, oval e cilíndrico, são fabricados de acordo com o projeto dos motores dos veículos.
Vedação em poliuretano
A vedação em poliuretano garante a perfeita vedação entre o elemento e carcaça, evitando a entrada de ar falso.
Papel plissado homogeneamente
O papel plissado possui como característica, garantir maior distribuição da área de filtração.
Os Filtros FRAM apresentam sanfona de papel com uma forma adequada para cada tipo de filtro.
A estrutura com dobras e nervuras dos Filtros FRAM é desenvolvido com tecnologia avançada
garantindo assim uma filtração eficiente e homogênea.
Papel especial
O papel utilizado no Filtro do ar FRAM possui maior resistência e poder de retenção de contaminantes.
• Possuem a vantagem de ser anti-chama
• Poder de filtração de partículas contaminantes de até 1 mícron (milionésima parte do milímetro)
![Imagem](http://i59.tinypic.com/2q0rm6p.jpg)
• São recicláveis
• Possuem poros que garantem um alto grau de filtração, com o mínimo de resistência à passagem do ar, conforme as especificações das montadoras.
Função do Meio Filtrante
O elemento do Filtro do ar FRAM tem como função principal reter os contaminantes, entre os quais poeira, fuligem, areia e demais impurezas presentes no ar, assegurando que só o ar limpo chegue ao carburador, sistema de injeção e aos cilindros do motor, evitando desgastes prematuros nas partes móveis do motor, prolongando a sua vida útil.
Eficiência do Elemento Filtrante
Comprovadamente o filtro do ar apresenta 100% de eficiência na retenção de partículas, resultando em um melhor desempenho do motor e, por consequência, uma maior economia de combustível.
ATENÇÃO
Nunca sopre com ar comprimido, isto prejudicaria a eficiência da filtração, o que permitiria a passagem de contaminantes, reduzindo a durabilidade do motor do seu carro.
Se andar com o filtro entupido seu motor fica asmático
e se jateado abre um rombo na trama e o motor pode ficar com alergia a pó. :smt010 :smt017 :smt023
https://www.youtube.com/watch?v=yUc_2JZNDFk#t=224
https://www.youtube.com/watch?v=ePXceY_tq3I
http://www.fram.com.br/pdf/leve/modulo03.pdf
waldir
10.06.14