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![Imagem](http://i57.tinypic.com/2rr8kes.jpg)
Esquema: Doutor IE
Sensor de Rotação/Bobina Impulsora
Nos sistemas de Ignição Eletrônica, os sensores de rotação, posição da árvore de manivelas,
fase do comando de válvulas e velocidade podem ser de Efeito Hall
Modulo - HEI - High Energy Ignition
Localizado no conjunto distribuidor, o HEI é de extrema importância para
o bom funcionamento do sistema de IE. É utilizado pela maioria dos veículos injetados
que ainda utilizam distribuidor de ignição (ignição dinâmica).
Na realidade, quem controla o disparo da centelha e o seu avanço é a UCE do sistema de injeção.
O módulo HEI só controla o disparo da centelha no momento da partida, ou quando houver uma rotação muito baixa.
O disparo e o avanço da centelha é controlado pelo módulo HEI de potência em função dos pulsos gerados na bobina impulsora do distribuidor.
O avanço inicial da ignição é fixo e a unidade de comando do sistema de injeção não tem nenhum controle sobre o sistema.
Atenção:
No Monza não há sensor Hall e sim a Bobina Impulsora.
O conjunto da mesa onde está assentada a bobina impulsora é estático. O cilindro magnético preso ao eixo do distribuidor ao girar faz com que sejam gerados pulsos magnéticos nas passagem entre as 4 hastes (janelas) da mesa inferior.
Tais pulsos magnéticos são transferidos e amplificados pela bobina que por sua vez transfere os pulsos ao Modulo HEI
O HEI comanda as faíscas iniciais na partida. E com RPM acima de 450 o gerenciamento das faiscas é totalmente da UCE que continua dependente da bobina impulsora "by passados" pelo HEI.
![Imagem](http://i57.tinypic.com/35kttld.jpg)
Durante a partida ou com o motor em funcionamento, envia sinais (pulsos negativos) para a UCE calcular a
rotação do motor e identificar a posição da árvore de manivelas. Sem esse sinal, o sistema não entra em funcionamento.
Estes pulsos são contados pela unidade de comando durante um determinado tempo a fim de se obter o valor de
rotação e a posição da árvore de manivelas. A unidade de comando utiliza esses pulsos para sincronizar a injeção de
combustível.
Não recebendo esses pulsos a unidade de comando não irá controlar o funcionamento da válvula injetora.
O disco giratório tem 4 janelas iguais, e o início das janelas, indica a quantos graus estão dois dos cilindros do PMS.
O avanço inicial da ignição é de 10 graus APMS (ou 7º no 2.0/Alcool).
Para ajustá-lo, você terá que inibir a unidade de comando para que a mesma pare de controlar o avanço.
Para tanto, faça um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico,
denominado conector ALDL, e ajuste o distribuidor com auxílio de uma lâmpada de ponto.
Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à:
má qualidade dos componentes e
voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador é dissipada na forma de calor e
eventuais curto-circuito, vazamento de alta tensão da bobina de ignição que entram pelo aterramento queimando o transistor de potência;
e super aquecimento por ausência ou excesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a carcaça do distribuidor.
ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições técnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.
waldir
09.06.14