DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

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waldir
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DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=18879

Imagem

Esquema: Doutor IE

Sensor de Rotação/Bobina Impulsora
Nos sistemas de Ignição Eletrônica, os sensores de rotação, posição da árvore de manivelas,
fase do comando de válvulas e velocidade podem ser de Efeito Hall

Modulo - HEI - High Energy Ignition
Localizado no conjunto distribuidor, o HEI é de extrema importância para
o bom funcionamento do sistema de IE. É utilizado pela maioria dos veículos injetados
que ainda utilizam distribuidor de ignição (ignição dinâmica).

Na realidade, quem controla o disparo da centelha e o seu avanço é a UCE do sistema de injeção.
O módulo HEI só controla o disparo da centelha no momento da partida, ou quando houver uma rotação muito baixa.

O disparo e o avanço da centelha é controlado pelo módulo HEI de potência em função dos pulsos gerados na bobina impulsora do distribuidor.

O avanço inicial da ignição é fixo e a unidade de comando do sistema de injeção não tem nenhum controle sobre o sistema.

Atenção:
No Monza não há sensor Hall e sim a Bobina Impulsora.
O conjunto da mesa onde está assentada a bobina impulsora é estático. O cilindro magnético preso ao eixo do distribuidor ao girar faz com que sejam gerados pulsos magnéticos nas passagem entre as 4 hastes (janelas) da mesa inferior.
Tais pulsos magnéticos são transferidos e amplificados pela bobina que por sua vez transfere os pulsos ao Modulo HEI
O HEI comanda as faíscas iniciais na partida. E com RPM acima de 450 o gerenciamento das faiscas é totalmente da UCE que continua dependente da bobina impulsora "by passados" pelo HEI.


Imagem

Durante a partida ou com o motor em funcionamento, envia sinais (pulsos negativos) para a UCE calcular a
rotação do motor e identificar a posição da árvore de manivelas. Sem esse sinal, o sistema não entra em funcionamento.


Estes pulsos são contados pela unidade de comando durante um determinado tempo a fim de se obter o valor de
rotação e a posição da árvore de manivelas. A unidade de comando utiliza esses pulsos para sincronizar a injeção de
combustível.
Não recebendo esses pulsos a unidade de comando não irá controlar o funcionamento da válvula injetora.

O disco giratório tem 4 janelas iguais, e o início das janelas, indica a quantos graus estão dois dos cilindros do PMS.

O avanço inicial da ignição é de 10 graus APMS (ou 7º no 2.0/Alcool).
Para ajustá-lo, você terá que inibir a unidade de comando para que a mesma pare de controlar o avanço.
Para tanto, faça um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico,
denominado conector ALDL, e ajuste o distribuidor com auxílio de uma lâmpada de ponto.


Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à:

má qualidade dos componentes e

voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador é dissipada na forma de calor e

eventuais curto-circuito, vazamento de alta tensão da bobina de ignição que entram pelo aterramento queimando o transistor de potência;

e super aquecimento por ausência ou excesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a carcaça do distribuidor.

ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições técnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.

waldir
09.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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