[projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
guijgl
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

[projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros

Mensagem não lida por guijgl »

Faaaaaaaaaaaalaaa galera!!!
Cá estava eu pensando com meus botoes, vou modernizar o monza (visto que ele será eternamente meu).
Pesquisei pesquisei e vou montar (com auxilio de um prof eletronico) a injeção megasquirt no meu nenem, creio que alguns usuario desse forum ja tenha isso nos carros (em breve vou encher o saco dessa galera)
Enfim, como sou um adepto do "do it yourself" estou querendo projetar uma TBI, que seja exclusivamente para o monza (o meu é um 94 gl 2.0 alcool)
O problema é que eu quero uma TBI Hard Core, que faça café e veja meus emails por mim.
Pesquisei aqui e vi um que achei interessante de fazer nos mesmos moldes.

Com os bicos em cima da borboleta, particularmente eu prefiro (pois assim da tempo do alcool se misturar ao O2)
http://image.off-roadweb.com/f/34193225 ... ibutor.jpg

E esse com os bicos embaixo da borboleta
http://i.ebayimg.com/00/s/NTk0WDgwMA==/ ... ~~60_3.JPG

Dai vem o primeiro problema (de muitos que pretendo discutir por aqui)
se a idéia é fazer um coletor tubular, onde cada tubo será ligado a um corpo de borboleta, qual deverá ser o tamanho de cada borboleta?
faço a conta simples de 60mm (tamanho do TBI do monza) dividido por 4?

Depois de pronto eu salvo o projeto (fazendo em solid works) pra galera aqui!
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Imagem

TBI bonitinha,mas deve beber um bocado nao?

boa sorte no projeto amigo :smt023
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Cara, injeta MPFi teu carro! É o que tem de melhor, mais moderno e é plug-and-play.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Eu, por questão de facilidade em manutenção ainda prefiro a EFI, mas por funcionalidade e como vc vai por uma mega, a i o melhor mesmo e o que foi sugerido pelo Luiz, MPFI se vc der uma pesquisada aqui vai ver que fica show e sem grandes adaptações.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

coy escreveu:Eu, por questão de facilidade em manutenção ainda prefiro a EFI, mas por funcionalidade e como vc vai por uma mega, a i o melhor mesmo e o que foi sugerido pelo Luiz, MPFI se vc der uma pesquisada aqui vai ver que fica show e sem grandes adaptações.
Marconi se agente for analisar tecnicamente é o contrario. o EFI que demanda mais manutençao. o EFI tu precisa se preocupar com potenciometro da mistura sempre que troca de combustivel,troca de peças,motor,etc(lembre-se que a EFI nao é autoajustavel a mistura fina), a EFI precisa se preocupar com o avanço ja que com o tempo se perde a regulagem, com a EFI precisa verificar regulador de pressao ja que o mesmo tem opção de regulagem, no EFI tem ainda o reparo do injetor que pode vazar, no MPFI nao existe isso nao tem retorno pelo injetor, sem, contar problema de HEI. só nisso ja te mostra que ele é uma IE de manutenção e muito acentuada. voces estao acostumados com um unico tipo de IE antiga e acham por ser simples é facil de manutençao. mais as outras que nao necessitam manutençao.

diferente de uma MPFI de malha fechada como as ECU MS. nesse sistema nao precisa fazer nada do que citei acima, nao existe manutençao alguma, é tudo automatizado nela. e nao tem adaptaçao tambem(vai depender de como vao fazer). desde que se use oque tem que se usado. e o custo das peças é igual ou ate menor. 4 injetores mpfi novos flex bosch custa o mesmo que um EFI heheheh, e vem a flauta de brinde :smt023

--------------------

e ao amigo do topico pode troca de ideia pq essa TBI vai afoga o motor 4 cil. cada injetor desse alimenta um 4 cil 2.0 e sobra. a melhor coisa é comprar um bloco familia 2 injetado novo, sistema roletado mpfi, e uma MS2.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy

Ate concordo com vc Rafaelo mas tenho um medo do sistema de fluxo de ar do mpfi.
Para mim que ja estou familiarizado com a Efi ela é mais simples de dar manutenção, claro que em termos de rendimento pro carro a mpfi é muito melhor.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

coy escreveu:Ate concordo com vc Rafaelo mas tenho um medo do sistema de fluxo de ar do mpfi.
Para mim que ja estou familiarizado com a Efi ela é mais simples de dar manutenção, claro que em termos de rendimento pro carro a mpfi é muito melhor.
Marconi, esta confundido sistema MPFI com VAF. nem todo MPFI tem VAF.

oque tu ta pensando é os MPFI de monza antigo que poderia ter problemas nesse sensor. mais nao é isso hoje, esta mais evoluído e nao tem absolutamente nenhuma manutençao de ajuste, todas as peças sao sem regulagem ja foram feitas pra evitar isso. sim concordo contigo, é antigo, pode da problema e nao é confiavel ate pq é mecanico e nao eletronico como os MAP. mais agente nao recomendar seu uso(VAF do monza), ate pq o sensor MAP alem de mais preciso nao da manutençao.

obs: a MS opera com todos tipos de sensores MAF,MAP,VAF. poderia ligar o MAF, mais seria tolice. a não que o projeto mante-se o hardware antigo so atualizando a ECU. mais nao é nossos casos.

os MPFI que agente fala aqui com a MS é as com as peças digitais que ja usam o sensor original MAP/MAT na mesma peça :smt023 ou seja é MAP a mesma função da tua EFI. é ligado ao coletor.

veja no meu motor N20XF(MPFI moderno) como utilizo o sensor(bosch) original ligado a MS ECU sem adaptaçao alguma, é ate mais seguro que no monza EFI, pq nesse nao tem como ligar invertido, nao usa mangueira de vacuo. so entra de uma forma o sensor no coletor.
esse mesmo sensor mede a pressao do motor MAP, e a temperatura do ar da admissão MAT.
Imagem

se a pessoa for usar o hardware MPFI GM do kadett GLS tambem usa o mesmo sensor, porem em outro ponto.

quem quer colocar MPFI com Megasquirt é inteligente sempre usar hardware moderno, e evitar sensores antigos que sao passiveis de problemas, como distribuidor, sensor VAF, etc. no teu caso que tem um bloco com roda fonica tu aposentaria o distribuidor, e usaria a bobina original GM dupla do motor em questao, o mesmo sensor MAP/MAT, e por ae vai.

como disse antes, um MPFI GM(N20XF ou 20XEX ou outros GM familia 2) moderno é zero de manutençao. é so bater a chave e usar nao tem ajuste algum, ela mesmo faz as manutenções se auto ajustando. isso tira qualquer erro que possa ter do operador que fizer manutençao no carro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy

É isso mesmo Rafaelo, eu tava me referindo a este mesmo mpfi usado no monza e no vectra A, ja vi alguns amigos sofrerem com este sistema.
Mas de qualquer forma o bom e que to aqui aprendendo com as explicações, porêm como por hora não pretendo colocar uma mega prefiro a minha EFI que acho que é de muito simples manutenção, que alias foi o que eu quiz dizer, que se não fosse colocar uma mega em minha opinião manter a EFI seria melhor.
Como não pretendo me desfazer nunca do meu club a mega com a MPFI ("moderna") um dia estarão nos meus planos.
MARCONI ALBERT
Responder