Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Não Consigo Mais Montar a Ré Do Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

quando fiz a regulagem do meu cambio novo F17 que usa o varao do monza e trambulador F17, a primeira vez que tentei acertar nao bateu a 1° e a ré, ou nao entrava a ré(faltava...) ou a primeira ficava longe... acertar de prima é muito dificil.

é bem simples de regular, sempre acertei em menos de 5 a 10 min. o principal objetivo é achar o ponto neutro. achando o neutro todas as marchas vao entrar certinho. o ponto neutro nao fica no meio da alavanca, fica mais pro lado da 3 e 4° pelo menos o meu foi assim, se colocar no meio mesmo a ré nao entra.

a dica é deixar o parafuso solto do conector do varao e achar o neutro la na palanca. depois é so apertar e testar é bem facil ate.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Quando eu fui apertar eu tinha deixado o trambulador em ponto morto, mas, aí a haste do varão movimentava e consequentemente a alavanca de marchas... depois eu peguei a manha de não deixar movimentar a alavanca, mas ficou duro de entrar a ré e nem bombando, as vezes entrava.

Aí depois de sofrer pedi a ajuda da dona da pensão para segurar a alavanca para que não mexesse e aí funcionou 'na manteiga'.

Agora consigo trocar 200 liames por dia :D
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

waldir escreveu:Quando eu fui apertar eu tinha deixado o trambulador em ponto morto, mas, aí a haste do varão movimentava e consequentemente a alavanca de marchas... depois eu peguei a manha de não deixar movimentar a alavanca, mas ficou duro de entrar a ré e nem bombando, as vezes entrava.

Aí depois de sofrer pedi a ajuda da dona da pensão para segurar a alavanca para que não mexesse e aí funcionou 'na manteiga'.
a minha se deixar frouxo o parafuso nao mexe o tirante(esse trambulador F17 tem trava dentro dele igual a caixa de marcha com "pino bala" que deixa na marcha fixa e ate difícil tirar ela do lugar com a mao, sao 2 funções novas) isso ajuda mesmo, mais a alavanca continua solta da mesma forma ela pode escorregar(ja aconteceu mais nao é sempre). talvez pra mim funcionou pq é tudo zero trambulador e caixa e ta bem justo inclusive e a função nova de trava ajuda. mais lembro que no 1.6 que tinha os velhos F16 de 105k foi facil tb. o teu por ser diferente o varao e alavanca possa ser que nao de pra fazer sozinho mesmo. mais os antigo <93 da tranquilo. pelo menos pra mim foi moleza fazer dessa força, as vezes levo apenas 5 min, 1 ou 2 tentativa pra achar o neutro e ja era, so aperta o parafuso e usar. acho bastante eficiente.

é so colocar no ponto morto la na caixa, soltar o parafuso do varao, e mexer a alavanca e deixa entre 3 - 4 e apertar o parafuso é super facil. se for entre 2 acha o ponto certo em 2 min

pra quem tem curiosidade:
trambulador F17, ali da pra ver o pino bala(lado esquerdo) que trava a alavanca na marcha correta e nao deixa ela se mexer ao acelerar e desacelerar. é bem melhor esse sistema de selecionar a marcha, fica mais firme a marcha e nao mexe a alavanca por nada sem a mao em cima, e a outra função é o pino seletor que é uma guia pra as marchas que no monza nao tem. ela entra so de uma forma.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
erivone
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por erivone »

:cry: Galera acho que Vcs Não Entederam, O Erro Esta Na Montagem Da Ré , Meu Irmão Não Conseguiu Mais Montar a Peça
OK :smt024
e
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

erivone escreveu: :cry: Galera acho que Vcs Não Entederam, O Erro Esta Na Montagem Da Ré , Meu Irmão Não Conseguiu Mais Montar a Peça
OK :smt024
e
Então vc ou ele precisa explicar melhor o que fez, como está... se possível fotos para que possa haver alguma ajuda sem que fiquemos como zangão de padaria bzbzzzz :smt017 :roll:
E Para Complicar o Cabo de Aço Arrebentou
cabo de aço do pedal da embreagem? já colocou outro?

Vide tópico: viewtopic.php?f=14&t=28088
Editado pela última vez por waldir em 10 Mai 2014, 09:54, em um total de 1 vez.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu travo o mecanismo na tampa do trambulador com pino, solto o varão, mas não deixo muito mole, alinho a alavanca com as marcações existentes na base e na alavanca, aperto e solto o pino. Faço teste prático se está entrando todas as marchas, se necessário faço ajuste fino, movimentando muito pouca coisa o varão para o melhor ponto de ajuste.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
erivone
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por erivone »

Explicando Melhor, Quando Engatamos a Ré do Monza, Puxamos Para Cima Uma Alavanca e Engata-se a Ré
Ao Desmontar Toda O Cambio de Ré Meu Irmão Não Soube Mais Monta-lo Intenderam Agora..
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

erivone escreveu:Explicando Melhor, Quando Engatamos a Ré do Monza, Puxamos Para Cima Uma Alavanca e Engata-se a Ré
Ao Desmontar Toda O Cambio de Ré Meu Irmão Não Soube Mais Monta-lo Intenderam Agora..
Ainda não.

Desmontar o cambio significa para mim abrir a lateral e expor o "trem" de engrenagens que pode ser visto no filme que o Rafaelo fez, onde explica principalmente o funcionamento da engrenagem da ré.

Foi isso que aconteceu? ele mexeu nas engrenagens de curioso?
Se foi isso peça para ele assistir o filme do Rafaelo, e quem sabe pelo jeitão ele corrige 'a coisa'

Quando na verdade ( eu penso) era apenas ajustar a haste do trambulador na haste maior (o varão)

Então? o que ocorreu na realidade?
Responder