Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por vrsilva »

195/60R14 da Continental é o modelo Contipremium contact... é coisa de uns 40 conto mais caro... porém tem treadwear mais baixo que o ContiPowerContact que tem treadwear bem acima dos concorrentes.

O ContiPower é bem em conta levando em consideração o Pneu Alemão de altíssima qualidade, custa 240 o 185/65R14... Já o ContiPremium era salvo engano uns 270 ou 280 cada pneu...

Pelo Treadwear eu prefiro o Contipower... Mas o Premium chama atenção, já vi ele pessoalmente, e é lindo o desenho dele e montado na roda também... O Power também é... Gosto muito dos Pneus Continental...

Martins, o 195/60 é ligeiramente menor que o 185/65...
Veja:
https://www.1010tires.com/Tools/Tire-Si ... /195-60R14

Não sei se teria coragem de colocar... Se o Bartok fosse rebaixado colocaria sem pensar, iria ficar muito top... Mas prefiro o 185/65 por ser mais alto...

E realmente o 185/70 é alto demais, da uma diferença bem grande com relação ao de perfil 65, é praticamente um 195/60r15... Mas eu colocaria... teria mais coragem de por o perfil 70 do que o 195/60...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Silva... o Del Rey e o monza SR sairam com esse pneu, 195/60... sem ser rebaixado. Fica bem bacana! Não compromete conforto... e melhora a dirigibilidade do carro absurdamente!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu:Silva... o Del Rey e o monza SR sairam com esse pneu, 195/60... sem ser rebaixado. Fica bem bacana! Não compromete conforto... e melhora a dirigibilidade do carro absurdamente!
Concordo...SR tem ventosas nos pneus. Muito estável.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Evandro Monza SR escreveu:
Diego Paiva escreveu:Silva... o Del Rey e o monza SR sairam com esse pneu, 195/60... sem ser rebaixado. Fica bem bacana! Não compromete conforto... e melhora a dirigibilidade do carro absurdamente!
Concordo...SR tem ventosas nos pneus. Muito estável.
X2! Os pneus mudam muito a dirigibilidade. Mas tenho tido dificuldades de achar o 195 60 por aqui. E são bem mais caros que o 185 65.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Muita gente me pergunta: cadê o Barão?

kkkkk...bom... o Barão ainda segue na oficina.

O trato com o cara da oficina foi: quero que o carro entre na oficina, saia sem defeitos para não ter que voltar lá.

Então, o dono falou: ok, farei tudo com as próprias mãos! Não vou deixar na mão de empregado.

Desse modo, a coisa vai nesse ritmo. Uma marteladinha hoje, uma solda na semana que vem, fundo na outra, e vai... ok... sem pressa...kkkk

Imagem

Levando em conta que, bem ou mal, a gente vai se aproximando mais do fim da fase oficina, resolvi pegar os bancos para ir fazer orçamento

Imagem

Na parte de baixo do banco, alí no fim das molas, courvin cinza do mesmo tipo que era usado nos Classic e SL/E cinzas monocromáticos. Aproveitavam os retalhos para fazer esse assentamento da mola.

Imagem

Bom, aí, voltei um pouco mais para a realidade do que é restaurar um carro nos dias de hoje.

Muita gente me pergunta: deve ser F... achar peças para restaurar o 500EF.

Não deveria. Mas tá tudo difícil. Até o que não deveria ser difícil, ficou muito chato.

Fui no tapeceiro onde sempre fiz os serviços. Levei todo o jogo de bancos para orçamento.

Pois ele é um velhinho chato pra garai...trabalha maravilhosamente bem, desde que vc realmente imponha e deixe claro o que deve ser feito.

Olhou os bancos, e me mostrou o couro, que não aceitei, pois a textura é muito diferente da original. Daí, ele me disse que esse couro não existe mais, que é difícil de achar, que se achar é difícil de trabalhar...PQP!!!!!!

No final, decidi não fazer nele. Fui em um outro que me recomendaram (um camarada Opaleiro). O cara não tem o couro, mas se prontificou imediatamente a fazer uma pesquisa para ver se acha o couro com a textura que necessito. Outra disposição (embora seja um outro homem já de certa idade).

Tirei foto do padrão de couro do mercado (lado esquerdo da foto), e do couro original (lado direito da foto).

Desconsiderem o brilho, pois couro não deve brilhar. Mas prestem atenção na textura da superfície. Não tem nada a ver. O couro original se assemelha muito ao que vemos em carteiras e sapatos. E o couro novo, não se assemelha com merrda nenhuma...textura artificial.

Imagem

O tapeceiro velhinho chato me disse que hoje fazem assim para esconder as imperfeições. Isso aí é moldado, não é textura natural. A textura natural exibe defeitos e irregularidades. O couro moderno, apesar de couro, é uma gambiarra.

Bom...vamos esperar para ver o que achamos. Não vou fazer os bancos com um couro que fuja do original. Vou procurar até achar!

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

É isso mesmo, Evandro. O couro liso mostra picadas de mosquitos e outros intempéries que o animal sofreu.

Vi um vídeo da Ferrari, eles esticavam o couro, aparecia marcas redondas de picadas de mosquitos, circulavam com giz, se não usassem pra algum retalho o pedaço em volta jogavam fora. kkkk Só entrava couro perfeito na linha!

Esse tipo novo reduz esses desperdício, devem prensar numa forma pra dar textura. O original é bem mais bonito.

Isso no volante deve ficar bem feio. Mas com sorte se acha alguma fabrica que faz o couro liso.

Boa sorte aí.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

luiz sle escreveu:É isso mesmo, Evandro. O couro liso mostra picadas de mosquitos e outros intempéries que o animal sofreu.

Vi um vídeo da Ferrari, eles esticavam o couro, aparecia marcas redondas de picadas de mosquitos, circulavam com giz, se não usassem pra algum retalho o pedaço em volta jogavam fora. kkkk Só entrava couro perfeito na linha!

Esse tipo novo reduz esses desperdício, devem prensar numa forma pra dar textura. O original é bem mais bonito.

Isso no volante deve ficar bem feio. Mas com sorte se acha alguma fabrica que faz o couro liso.
Há muito tempo atrás Luiz, vi em um documentário sobre a Rolls-Royce que para minimizar danos ao couro, o gado era criado confinado, em ambiente controlado, e todo o lugar era desenhado de modo a não criar machucados na pele do animal. E ainda assim, na hora de selecionar o couro, os caras tomavam um cuidado absoluto em busca de defeitos.

Esse couro novo, com textura alta, quando aplicado no volante, não dá tanta diferença. Porque no volante ele fica muito esticado, e a textura acaba sumindo. Doido isso, mas eu vi uns volantes com ele aplicado e fica bem liso.

Com relação ao Monza.

Fui em outras tapeçarias para fazer orçamento. Está difícil encontrar um cara que se disponha a fazer todos os detalhes do banco e que tenha o material. Os caras não se interessam pela demora em fazer um banco desses. Além disso, alguns reclamam das costuras duplas, dizendo que as máquinas que eles tem não dariam a mesma distância entre as costuras, e blá, blá, blá. Eles podem dar a desculpa que quiserem, o resultado final é que não querem ou não sabem fazer.

Somente encontrei um cara que se interessou realmente em fazer o banco com calma, e foi fazer uma pesquisa para achar o couro mais liso. Na 5a feira, dia 10, vou ir lá ver a amostra. Se for similar, vou mandar fazer.

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Hoje, domingo, tive um tempo para passar na oficina.

Depois de taquear e eliminar as imperfeições com fundo de controle, o pintor aplicou a tinta final, ainda como fundo, para avaliar imperfeições restantes.

A preparação da chapa ficou realmente boa. Muitíssimo superior ao trabalho feito no S/R. Está valendo a pena a demora.

Na semana vão ser retiradas as portas e vidros para o lixamento final e a pintura final propriamente dita.

Olhei bastante a procura de defeitos, e ainda não os encontrei.

Nas fotos, pelas condições de iluminação e cor da pintura, não fica totalmente perceptível.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui, uma parte do carro que geralmente apresenta irregularidades devido ao tamanho da peça, me parece que está bem boa
Imagem

Essa aí está esperando o Monza sair, para começar a ser feita. Bom...nesse ritmo, até as Olimpíadas a Rural vai tá pronta... :smt005 :smt005

Imagem

E finalmente, ganhei essa miniatura, que tô com uma imensa vontade de aproveitar e pintar na mesma cor do Barão, e usar tinta de modelismo cinza para para-choques e frisos cinza.

A dificuldade ficaria por conta das rodas e da lanterna, que talvez tivesse que mudar seu desenho com massa plástica, num serviço muito delicado...será que ficaria bom?

Imagem

Imagem

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Responder