ventuinha do radiador não quer acionar...me ajudem!!! troquei o sensor de temperatura mas não adiantou...oque faço??? outra coisa mesmo com o motor frio a ventuinha teria que acionar se desplugarmos o fio do sensor de temperatura certo?..
assim mesmo não acionou...detalhe...meu monza é automatico galera...
ventuinha do radiador não quer acionar...me ajudem!!!
-
FABIO2003
- Modelo: - SELECIONE --------
ventuinha do radiador não quer acionar...me ajudem!!!
Editado pela última vez por FABIO2003 em 03 Jan 2014, 12:11, em um total de 1 vez.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: ventuinha do radiador não quer acionar...me ajudem!!!
Veja se a luz de carga da bateria acende com contato de ignição ligado e motor parado, depois se apaga assim que o motor entrar em funcionamento. Se a luz de carga da bateria não funcionar, o alternador não gerar carga. Só vai fazer depois que o motor entrar em alta rotação.
Monza com A/C de fábrica, se a luz não funcionar as ventoinhas interna e externa não funcionam. A embreagem eletromagnética do compressor do A/C também não funciona.
Se não tiver problemas com luz de carga da bateria e alternador, faça a medição da temperatura do motor com termômetro de mira laser e também com scanner. Com base nesses valores sabe se o marcador do painel está certo ou errado. Se estiver errado, quando o scanner e termômetro atingir entre 101 e 102ºC a ventoinha deve ligar, se não ligar deve investigar a causa.
Faça essas avaliações e depois entre em contato, nos dizendo resultado dos testes.
Abs,
Carlos Freire
Monza com A/C de fábrica, se a luz não funcionar as ventoinhas interna e externa não funcionam. A embreagem eletromagnética do compressor do A/C também não funciona.
Se não tiver problemas com luz de carga da bateria e alternador, faça a medição da temperatura do motor com termômetro de mira laser e também com scanner. Com base nesses valores sabe se o marcador do painel está certo ou errado. Se estiver errado, quando o scanner e termômetro atingir entre 101 e 102ºC a ventoinha deve ligar, se não ligar deve investigar a causa.
Faça essas avaliações e depois entre em contato, nos dizendo resultado dos testes.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
jorgeAP
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Fábio, tive um problema semelhante ao seu a algum tempo e abri um tópico aqui no fórum, e nossos amigos ajudaram a solucionar o problema, está lá em "tópico mais ativo" do meu usuário talvez de ajude a solucionar o problema. Em todos os casos o meu problema foi falta de continuidade em dois pontos:
-Lembrando que meu carro é automático Classic 91 mas não faz diferença isso pois é tudo igual, só muda ser tiver ou não A/C;
-Os relês estão na caixa de fusível na frente L/D e L/E ref. K17 1° velocidade e K18 2° velocidade;
-O k17 arma a ventoinha ao acionar o A/C pela chave seletora; ele é alimentado no comando pela linha 15 que sai do pos chave;
-A linha 15a pós chave é exclusiva para o relé k18 e K17 e alimenta a carga destes relés; onde tive problema que não chegava energia nesses relês, dai substituir o fio e pronto;
_Dos relês vai até o R12 (resistor de baixa velocidade) fica atrás da ventoinha é um cartuchinho branco com 2 fios ligados ( é o mesmo da S10);
-Com o relê armado(K18) a energia não passa pelo R12 que é só de baixa; faça o teste de continuidade com o A/C ligado até o R12 foi o que fiz;
-Achei outro ponto que não dava continuidade, era o conector que fica proximo a bateria, troquei-o e substitui os fios que vem dos 2 relês até neste conector;
-Isolei tudo com espaguete e mangueira novas e pimba, tudo funcionando como original.
Qualquer dúvida aí é só postar que sempre tem gente boa aqui para ajudar, APROVEITO PARA DEIXAR AQUI MEUS AGRADECIMENTOS AOS COMPANHEIROS (LUIS CARLOS,SÁVIO, WALDIR ) que não me deixaram na mão quando precisei lá no meu tópico.Valeuuu!!!
-Lembrando que meu carro é automático Classic 91 mas não faz diferença isso pois é tudo igual, só muda ser tiver ou não A/C;
-Os relês estão na caixa de fusível na frente L/D e L/E ref. K17 1° velocidade e K18 2° velocidade;
-O k17 arma a ventoinha ao acionar o A/C pela chave seletora; ele é alimentado no comando pela linha 15 que sai do pos chave;
-A linha 15a pós chave é exclusiva para o relé k18 e K17 e alimenta a carga destes relés; onde tive problema que não chegava energia nesses relês, dai substituir o fio e pronto;
_Dos relês vai até o R12 (resistor de baixa velocidade) fica atrás da ventoinha é um cartuchinho branco com 2 fios ligados ( é o mesmo da S10);
-Com o relê armado(K18) a energia não passa pelo R12 que é só de baixa; faça o teste de continuidade com o A/C ligado até o R12 foi o que fiz;
-Achei outro ponto que não dava continuidade, era o conector que fica proximo a bateria, troquei-o e substitui os fios que vem dos 2 relês até neste conector;
-Isolei tudo com espaguete e mangueira novas e pimba, tudo funcionando como original.
Qualquer dúvida aí é só postar que sempre tem gente boa aqui para ajudar, APROVEITO PARA DEIXAR AQUI MEUS AGRADECIMENTOS AOS COMPANHEIROS (LUIS CARLOS,SÁVIO, WALDIR ) que não me deixaram na mão quando precisei lá no meu tópico.Valeuuu!!!
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Eu tive problema com alternador no meu Monza GLS 94/95, vindo de Pompéia, SP, para a capital, em um verão, anos atrás.Monza com A/C de fábrica, se a luz não funcionar as ventoinhas interna e externa não funcionam. A embreagem eletromagnética do compressor do A/C também não funciona.
Até já contei essa história aqui mais de uma vez.
Eu percebi que havia problemas quando o ar condicionado parou totalmente de funcionar, nem ventilava mais.
Parei em um posto da estrada, a uns 200 Km de São Paulo, e o eletricista verificou que o alternador não estava gerando carga. A luz de bateria acendia bem fraquinha, nem dava pra ver com a claridade do meio dia.
Resolvi arriscar e ir até a casa de um irmão meu, que mora em Parada de Taipas.
Dei azar, pois peguei um tremendo engarrafamento na Castelo, que me deixou preocupadíssimo.
Mas o que eu queria contar é que nessas horas todas, com o engarrafamento citado, o motor não aqueceu, isto é, o eletroventilador foi acionado sempre que necessário.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Luiz, desligue o motor logo após acionar a ventoinha e ligue somente o contato de ignição. Vai perceber que as ventoinhas não vão funcionar. Se já houve excitação para o alternador gerar carga, mesmo não gerando, as ventoinhas irão funcionar.
Pode também soltar o fio da lâmpada no alternador e verifique se nessa condição as ventoinhas funcionam até o motor entrar em alta rotação.
Faça os mesmos testes com Monza sem ar condicionado. Vai ver que as ventoinhas funcionam mesmo ligando apenas o contato de ignição.
Esse sistema deve ser algum tipo de proteção ao circuito elétrico do carro, para evitar excesso de corrente no momento da partida e o condutor deixou o A/C ligado. Então, embreagem eletromagnética do compressor e ventoinhas são desativadas até o motor funcionar e carregar a bateria.
Já vi essas suas histórias e foi também quando postei a mesma dica.
Eu também já tive problemas com reguladores e a ventoinha funcionou, bem como já tive problemas com lâmpada do painel e ventoinha só funcionava depois do motor entrar em alta rotação.
Uma das vezes que o alternador deu problema, foi intermitente e fui e voltei a Birigui, que fica a 530Km da capital paulista. Rodei mais de 1000km assim pois fui e voltei em um fim de semana de feriado prolongado e o defeito se manifestou no início da Rodovia Castelo Branco. Fiquei mais preocupado com o carro parar por falta de carga e a bateria não ser o suficiente para manter tudo funcionando. Felizmente, havia momentos que funcionava e carregava novamente.
O momento ficou tenso na volta, quando peguei chuva e precisava ligar o limpador. Deu tudo certo e ao chegar em casa fiz a troca do regulador de tensão.
Abs,
Carlos Freire
Pode também soltar o fio da lâmpada no alternador e verifique se nessa condição as ventoinhas funcionam até o motor entrar em alta rotação.
Faça os mesmos testes com Monza sem ar condicionado. Vai ver que as ventoinhas funcionam mesmo ligando apenas o contato de ignição.
Esse sistema deve ser algum tipo de proteção ao circuito elétrico do carro, para evitar excesso de corrente no momento da partida e o condutor deixou o A/C ligado. Então, embreagem eletromagnética do compressor e ventoinhas são desativadas até o motor funcionar e carregar a bateria.
Já vi essas suas histórias e foi também quando postei a mesma dica.
Eu também já tive problemas com reguladores e a ventoinha funcionou, bem como já tive problemas com lâmpada do painel e ventoinha só funcionava depois do motor entrar em alta rotação.
Uma das vezes que o alternador deu problema, foi intermitente e fui e voltei a Birigui, que fica a 530Km da capital paulista. Rodei mais de 1000km assim pois fui e voltei em um fim de semana de feriado prolongado e o defeito se manifestou no início da Rodovia Castelo Branco. Fiquei mais preocupado com o carro parar por falta de carga e a bateria não ser o suficiente para manter tudo funcionando. Felizmente, havia momentos que funcionava e carregava novamente.
O momento ficou tenso na volta, quando peguei chuva e precisava ligar o limpador. Deu tudo certo e ao chegar em casa fiz a troca do regulador de tensão.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP