RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (+/- 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:
- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;
Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência
que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.
Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral
de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.
O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de
6 a 10 K ohms por metro.
A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5x0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)
Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro
A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro
Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor
Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura
Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K , deve ser substituído.
Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.
Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
C. da bobina = 1,54; 1º cil = 4,87; 2º cil = 4,53; 3º cil = 3,21 e 4º cil = 2,53 K
MEDIÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO
Velas Novas na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K
Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência,
isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente:V 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para
cada cilindro.
06.12.13
waldir
A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (+/- 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:
- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;
Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência
que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.
Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral
de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.
O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de
6 a 10 K ohms por metro.
A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5x0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)
Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro
A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro
Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor
Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura
Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K , deve ser substituído.
Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.
Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
C. da bobina = 1,54; 1º cil = 4,87; 2º cil = 4,53; 3º cil = 3,21 e 4º cil = 2,53 K
MEDIÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO
Velas Novas na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K
Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência,
isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente:V 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para
cada cilindro.
06.12.13
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 480
- Registrado em: 15 Jan 2010, 14:15
- Cidade: SUMARÉ
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
Cara, muito bom seu tópico.
Abraço. :smt023
Abraço. :smt023
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
Waldir, não é preciosismo não... Isso é lógica... faz todo o sentido, se o sistema ficar equilibrado o motor terá um funcionamento muito mais uniforme.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
Qual deve ser a resistência entre o pino central da tampa do distribuidor e a ponta de grafite interna dele? Eu medi aqui e deu 50k ohms.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
Amigos,
Desde a semana passada tenho sentido cheiro de álcool pelo escapamento.
Poderia ser mistura rica, mas não mexi no potenciômetro do CO ainda está em 1,52 VDC
Juntamente com isso tenho percebido que o PTC tem ficado ligado de 10 a 12 min,
isto significa que o líquido de arrefecimento está demorando para atingir 83ºC
Hoje resolvi buscar pelo defeito.
Imaginei que a VT está travando um pouquinho aberta. Tenho nos meus guardados uma Wahler usada que troquei por trocar (prevenção ...)
troquei a dita cuja.
Aproveitando o motor frio fui verificando as velas Bosch que coloquei em 04.12.13 (há 6 meses)
Medi a do 1º cilindro resistência 5,05 K
Medi a do 2º cilindro resistência 5,00 K
Medi a do 3º cilindro resistência 19,80K
Medi a do 4º cilindro resistência 7,71 K
Por achar essa discrepância optei por não checar a resistência dos cabos de vela.
Decepção, a vela Bosch aumentou demais a resistência e isto significa menor poder de faíscamento e combustível sem queimar. :smt011 :smt021
Como tenho um jogo novo de velas NGK green plug, substituí todas.
Por ter trocado a VT vou ficar sem saber corretamente se o atraso no aquecimento era a VT ou o motor funcionando com 3 velas e meia ?
Estou inclinado ao poder de fogo a menor que não transferia calor (70%) para o liquido de arrefecimento.
O PTC voltou a desligar com 7 minutos por observação do led piloto que instalei quando restabeleci o funcionamento há alguns anos.
A VT que tirei, vou dar uma limpada e guardar para qualquer eventualidade. Mas, vou também comprar uma nova da Wahler e deixar de espera, além de mais um jogo de velas.
Desde a semana passada tenho sentido cheiro de álcool pelo escapamento.
Poderia ser mistura rica, mas não mexi no potenciômetro do CO ainda está em 1,52 VDC
Juntamente com isso tenho percebido que o PTC tem ficado ligado de 10 a 12 min,
isto significa que o líquido de arrefecimento está demorando para atingir 83ºC
Hoje resolvi buscar pelo defeito.
Imaginei que a VT está travando um pouquinho aberta. Tenho nos meus guardados uma Wahler usada que troquei por trocar (prevenção ...)
troquei a dita cuja.
Aproveitando o motor frio fui verificando as velas Bosch que coloquei em 04.12.13 (há 6 meses)
Medi a do 1º cilindro resistência 5,05 K
Medi a do 2º cilindro resistência 5,00 K
Medi a do 3º cilindro resistência 19,80K
Medi a do 4º cilindro resistência 7,71 K
Por achar essa discrepância optei por não checar a resistência dos cabos de vela.
Decepção, a vela Bosch aumentou demais a resistência e isto significa menor poder de faíscamento e combustível sem queimar. :smt011 :smt021
Como tenho um jogo novo de velas NGK green plug, substituí todas.
Por ter trocado a VT vou ficar sem saber corretamente se o atraso no aquecimento era a VT ou o motor funcionando com 3 velas e meia ?
Estou inclinado ao poder de fogo a menor que não transferia calor (70%) para o liquido de arrefecimento.
O PTC voltou a desligar com 7 minutos por observação do led piloto que instalei quando restabeleci o funcionamento há alguns anos.
A VT que tirei, vou dar uma limpada e guardar para qualquer eventualidade. Mas, vou também comprar uma nova da Wahler e deixar de espera, além de mais um jogo de velas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4204
- Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
- Cidade: Matao
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
.
Acredito relevante a informação que obtive a pouco tempo :
Ao testar os cabos de velas é importante também verificar a continuidade nesta escala do multímetro :
observei que antes de medir a resitencia , é legal medir a continuidade, e mais, medir a continuidade e com multimetro nesta escala acima, movimentar o cabo, formando um arco para cima e para baixo, muitas vezes ele da continuidade, da resistencia, mas com a vibraçao do carro ele mostra que esta " quebrado " em algum ponto no meio, e se nao fizer este movimento nao é possivel verificar esta " quebra " interna do cabo.
abraços
Acredito relevante a informação que obtive a pouco tempo :
Ao testar os cabos de velas é importante também verificar a continuidade nesta escala do multímetro :
observei que antes de medir a resitencia , é legal medir a continuidade, e mais, medir a continuidade e com multimetro nesta escala acima, movimentar o cabo, formando um arco para cima e para baixo, muitas vezes ele da continuidade, da resistencia, mas com a vibraçao do carro ele mostra que esta " quebrado " em algum ponto no meio, e se nao fizer este movimento nao é possivel verificar esta " quebra " interna do cabo.
abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
DÉCO,
obrigado por complementar.
obrigado por complementar.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4204
- Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
- Cidade: Matao
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
.
Que é isso cara, nao tem que agradecer, EU que tenho que agradecer sua dedicaçao e generosidade de compartilhar seus conhecimentos conosco , " tamu junto "
abraço
Que é isso cara, nao tem que agradecer, EU que tenho que agradecer sua dedicaçao e generosidade de compartilhar seus conhecimentos conosco , " tamu junto "
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...