2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
fabio_souza
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Gosto muito de ver seu tópico,vc faz um serviço bem feito e com todos os detalhes,dando assim um bom exemplo para mim e para varios outros monzeiros que desejam dar aquele trato no carro,ainda não começei esse desmonta e monta no meu pq ainda to mexendo na mecanica que na verdade ja acabou pq até sexta feira chega o carburador brosol 2E 0km que comprei pro monzão fica 0km de mecânica,dai sim vou partir pra essa etapa da restauração tomando como exemplo sua total dedicação ao carro :smt023
Eu não tenho um carro,tenho um MONZA!
-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
Nãããõooo Déco! Monza sem "Nhooommmm" não é monzaDÉCO escreveu:.
Pra variar serviço de primeira, capricho nos detalhes, e com certeza o resultado será perfeito !!!
Até o momento nao posso acrescentar nada mais do que os amigos ja disseram sobre as laterais de porta, somente detalhes eletricos : Voce ja estudou a viabilidade de instalar um casal de travas eletricas de 5 fios para poder usar mais recursos que elas proporcionam : travamento ao ligar o carro, destravamento ao desligar, conectividade com alarmes modernos etc... (logico, embalando e guardando as originais) e isto é apenas sugestão, e nao impactaria na originalidade do carro, e o preço é muito baixo, cerca de 10 conto cada trava (fora o frete) no ML.
Eu vi vc citando que "revisou" o sistema de abertura interna do porta malas e deve ja ter alimentado ele com 12V direto para nao ter que ligar a chave para aciona-lo (pra mim uma falha neste sistema quando original), e com a instalaçao de uma relê que custa uns 12 conto vc aciona o porta malas pelo alarme.
sem querer mas ja sendo repetitivo, sei do seu interesse é em manter tudo original, porem, estas ideias (que as vezes ja foram até feitas) sao apenas para aumentar o conforto sem impactar na originalidade do carro, afinal nada disso vai "aparecer"
abraço Chico !
-
S h E e Q u O
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
David,
Pensei, mesmo, na manta asfáltica, mas para a porta do lado esquerdo. Por fora, ela tem um ponto de corrosão e, provavelmente, por dentro, a forração original anti ruído já deve estar toda detonada. Já na porta do lado direito (foto) pretendo deixar a manta original, porque ela está bem colada e assentada no lugar.
Vou caprichar mais nas fotos depois da limpeza e voltamos a quebrar a cabeça sobre este item.
Creio que teremos surpresa quando eu passar para a outra porta :smt017
Valeu pelo apoio. Abraço! :smt023
Pensei, mesmo, na manta asfáltica, mas para a porta do lado esquerdo. Por fora, ela tem um ponto de corrosão e, provavelmente, por dentro, a forração original anti ruído já deve estar toda detonada. Já na porta do lado direito (foto) pretendo deixar a manta original, porque ela está bem colada e assentada no lugar.
Vou caprichar mais nas fotos depois da limpeza e voltamos a quebrar a cabeça sobre este item.
-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
S h E e Q u O escreveu:David,
Vou caprichar mais nas fotos depois da limpeza e voltamos a quebrar a cabeça sobre este item.![]()
Minha opinião é que você vai tirar o interior já faria um "caça a ferrugem e derivados" para ficar 100% assim você só vai gastar 1 vez e após isso fazia um bom revestimento em feltro com manta asfáltica(inclusive no teto).
-
S h E e Q u O
"Fala mais sobre isso: qual é código dessa manta, quanto custa, em quais carros é usada, etc."
Caro Dimitri,
Esta manta vem em placas auto colantes retangulares, contendo uma área um pouco menor do que a de uma folha de papel sulfite. Ela tem cerca de 2 ou 3mm de espessura, fabricada com um material firme, impermeável, com a consistência de um papelão duro. Esta manta é pregada na lataria igual a um adesivo e a finalidade dela é eliminar ou, pelo menos, diminuir ruído ou vibrações da carroceria, portas etc. Você pode colocar no assoalho antes de pintar o carro (ou a qualquer tempo), na face interna das laterais e na parte de dentro das portas. Esta forração preta que você vê por dentro da porta direita do meu Monza tem esta finalidade e caso esta forração preta estivesse esfarelando, rachada ou com problemas de infiltração de água pela parte de trás, comprometendo a lataria, eu a substituiria pela manta asfáltica, que tem o mesmo efeito da forração original.
Código do produto: não me lembro do código. Mas basta pedir pela "manta asfáltica" que o vendedor sabe o que é.
Carros que usam: original de fábrica, creio que todos, nos mais variados locais da lataria, a critério do fabricante. Mas, em uma restauração ou reforma, fica à critério do proprietário. Nos meus carros, eu só coloco se for para substituir a peça original desgastada que demanda substituição, para não sair da originalidade.
Preço: Faz um bom tempo que eu comprei duas caixas contendo 04 mantas. Paguei, na época, cerca de R$30,00 cada caixa.
Exemplos da manta asfáltica que eu utilizei na restauração do Maverick:

Eu usei duas, uma ao lado da outra, na face interna da lateral esquerda, dentro do porta mala, pois a original havia se descolado da lataria. No assoalho do porta malas, coloquei, internamente, uma fila de 04 mantas, no lado direito, na parte da lataria que passa acima do escapamento/abafador, onde costumava esquentar bastante, já que as originais haviam se soltado. Mas, no assoalho do porta malas, instalei as mantas antes de pintar a lataria, conforme o padrão original deste local.
Espero ter tirado as suas dúvidas, mas, de qualquer forma, pode perguntar tudo o que você deseja saber sobre o material.
Abraço :smt023
Caro Dimitri,
Esta manta vem em placas auto colantes retangulares, contendo uma área um pouco menor do que a de uma folha de papel sulfite. Ela tem cerca de 2 ou 3mm de espessura, fabricada com um material firme, impermeável, com a consistência de um papelão duro. Esta manta é pregada na lataria igual a um adesivo e a finalidade dela é eliminar ou, pelo menos, diminuir ruído ou vibrações da carroceria, portas etc. Você pode colocar no assoalho antes de pintar o carro (ou a qualquer tempo), na face interna das laterais e na parte de dentro das portas. Esta forração preta que você vê por dentro da porta direita do meu Monza tem esta finalidade e caso esta forração preta estivesse esfarelando, rachada ou com problemas de infiltração de água pela parte de trás, comprometendo a lataria, eu a substituiria pela manta asfáltica, que tem o mesmo efeito da forração original.
Código do produto: não me lembro do código. Mas basta pedir pela "manta asfáltica" que o vendedor sabe o que é.
Carros que usam: original de fábrica, creio que todos, nos mais variados locais da lataria, a critério do fabricante. Mas, em uma restauração ou reforma, fica à critério do proprietário. Nos meus carros, eu só coloco se for para substituir a peça original desgastada que demanda substituição, para não sair da originalidade.
Preço: Faz um bom tempo que eu comprei duas caixas contendo 04 mantas. Paguei, na época, cerca de R$30,00 cada caixa.
Exemplos da manta asfáltica que eu utilizei na restauração do Maverick:

Eu usei duas, uma ao lado da outra, na face interna da lateral esquerda, dentro do porta mala, pois a original havia se descolado da lataria. No assoalho do porta malas, coloquei, internamente, uma fila de 04 mantas, no lado direito, na parte da lataria que passa acima do escapamento/abafador, onde costumava esquentar bastante, já que as originais haviam se soltado. Mas, no assoalho do porta malas, instalei as mantas antes de pintar a lataria, conforme o padrão original deste local.
Espero ter tirado as suas dúvidas, mas, de qualquer forma, pode perguntar tudo o que você deseja saber sobre o material.
-
S h E e Q u O
A intenção é mais ou menos esta mesmo David, principalmente no assoalho. No teto, por ora, não pretendo mexer, pois estou com receio de rasgar o tecido, que ainda está bem assentado no lugar. Assim, penso, por ora, apenas em higienizá-lo. Mas, como toda restauração é uma caixinha de surpresas, vou inspecionar melhor o forro e, se necessário for, terei, mesmo, que retirá-lo, sendo uma ótima ideia recorrer ao procedimento que você mencionou.daviddiniz escreveu:S h E e Q u O escreveu:David,
Minha opinião é que você vai tirar o interior já faria um "caça a ferrugem e derivados" para ficar 100% assim você só vai gastar 1 vez e após isso fazia um bom revestimento em feltro com manta asfáltica(inclusive no teto).
:smt023
-
S h E e Q u O
Fábio, obrigado pelo apoio. Assim como você, eu também dei prioridade para a parte mecânica, para só depois passar para os acabamentos internos. Quando chegar a hora dos acabamentos, abra um tópico específico e embarcaremos todos em sua restauração. Uma mão lava a outra e ambas lavam o rostofabio_souza escreveu:Gosto muito de ver seu tópico,vc faz um serviço bem feito e com todos os detalhes,dando assim um bom exemplo para mim e para varios outros monzeiros que desejam dar aquele trato no carro,ainda não começei esse desmonta e monta no meu pq ainda to mexendo na mecanica que na verdade ja acabou pq até sexta feira chega o carburador brosol 2E 0km que comprei pro monzão fica 0km de mecânica,dai sim vou partir pra essa etapa da restauração tomando como exemplo sua total dedicação ao carro :smt023
Lembre-se sempre de que as suas críticas e sugestões, assim como as de todos os amigos Monzeiros, são sempre bem vindas e oportunas aqui neste tópico. São elas que garantem o sucesso de cada etapa das mais variadas restaurações que temos feito aqui no forum.
-
S h E e Q u O
Déco,
Cheguei a pensar em instalar novos dispositivos de vidro e trava elétricos mais modernos mesmo, mas eu não havia pensado tão rápido quanto você com toda esta riqueza de detalhes. A abertura da mala eu apenas liguei os plugues que estavam soltos. Não tinha pensado neste detalhe da chave. Nos vidros, eu queria colocar uma máquina mais rápida. Na trava, um motor mais silencioso. O que me faz muito falta no meu Monza é aquele dispositivo que saiu apenas nos 88 em diante, que é um relé temporizador que permite você abrir ou fechar os vidros com controles elétricos em até 1 minuto após ser desligada a chave (chave de ignição). Vou ver o que o eletricista me diz sobre a máquina. Provavelmente terei que trocá-la no lado direito. Se isso for necessário, eu já gostaria de trocar o lado esquerdo também, para garantir a equivalência do funcionamento (velocidade de subida e descida dos vidros, ruídos característicos do mecanismo etc). A partir daí, passarei às opções dos novos dispositivos.
Mas, e aí, como vão os preparativos para a praia? Já conseguiu trocar a embreagem
Valeu pelo apoio!
Abraço
Cheguei a pensar em instalar novos dispositivos de vidro e trava elétricos mais modernos mesmo, mas eu não havia pensado tão rápido quanto você com toda esta riqueza de detalhes. A abertura da mala eu apenas liguei os plugues que estavam soltos. Não tinha pensado neste detalhe da chave. Nos vidros, eu queria colocar uma máquina mais rápida. Na trava, um motor mais silencioso. O que me faz muito falta no meu Monza é aquele dispositivo que saiu apenas nos 88 em diante, que é um relé temporizador que permite você abrir ou fechar os vidros com controles elétricos em até 1 minuto após ser desligada a chave (chave de ignição). Vou ver o que o eletricista me diz sobre a máquina. Provavelmente terei que trocá-la no lado direito. Se isso for necessário, eu já gostaria de trocar o lado esquerdo também, para garantir a equivalência do funcionamento (velocidade de subida e descida dos vidros, ruídos característicos do mecanismo etc). A partir daí, passarei às opções dos novos dispositivos.
Mas, e aí, como vão os preparativos para a praia? Já conseguiu trocar a embreagem
Valeu pelo apoio!
Abraço