Tirei os carpetes do porta-malas e do interior do carro, para uma boa inspeção, limpeza e recuperação de algo que seja necessário.
Vamos dar uma olhada neles.
Os tapetes do porta-malas estão imaculados. Estavam apenas bem sujos.
Dei uma aspirada para tirar a sujeira mais grossa, antes de lavá-los.

Dando aquela lavada forte com muito sabão, muita água. Nessa hora aí eu tava enxaguando o bicho

Aqui dá pra vcs terem uma idéia da sujeira. Parecia café escorrendo dos tapetes. Impressionante.

Que preguiça de arrancar esse carpete...

Aqui uma panorâmica do carpete. Minha primeira avaliação foi positiva, mas achava que onde o se descansa o pé do motorista estivesse já sem pelos. Além disso, pode-se perceber uma descoloração na parte do passageiro traseiro (lado direito). Nessa parte descolorada, creio que alguém deva ter limpado com algum produto de limpeza forte que o descolorou, e inclusive ajudou a causar ferrugem embaixo do carpete justamente nesta parte (a única parte do assoalho que eu encontrei sinais de ferrugem). Teria sido água sanitária ou algo do gênero, que causou essa descoloração e a oxidação no assoalho. Tudo teoria, claro.
Por sorte, a parte onde descansa o pé do motorista não tinha falta de pelos, e sim excesso de sujeira. Era tanta sujeira que se formou uma crosta entre os pelos, que sinceramente, creio que foi isso que preservou aquela parte. Vamos ver em fotos adiante.

Essas partes para os pés do motorista, todos intactos

Essa foto é boa porque mostra parte do carpete que fica debaixo do console e outra parte que fica exposta. Não notamos uma diferença muito grande de preservação entre essas partes.

Aqui fica bem claro. É perceptivel a linha que separa a parte do carpete embaixo do console e a exposta. Praticamente iguais.

A parte onde se apoia o pé. Deu um bom trabalho limpar aquela placa de sujeira que estava aí. Taquei meio frasco de veja antes de começar a lavagem do carpete e deixei agindo uma meia hora. Depois, fiz a lavagem da área com sabão em pó dissolvido em água e uma escova de nylon não muito dura para não arrancar pelos do carpete. Ficou ótimo, limpou sem danificar e a área está absolutamente preservada.

Aqui a parte manchada.

Aqui um escorrido mais forte

Vou tentar tingir com esse produto aí. Mas nesse caso, terei que tingir todo o carpete, não só uma parte. Vamos ver como vai ficar.

Uma dica de limpeza que talvez vcs já saibam.
Eu aspirei, lavei, deixei secar completamente e aspirei de novo o carpete do carro, e ainda assim continuava saindo areia do meio das fibras do carpete. Isso tava me deixando bem putto. Me lembrando de um filme em que vi o cara batendo o tapete de sua casa no varal (ah, vi isso em desenho animado também...kkk), resolvi testar. Daí, coloquei o carpete no varal, deixando o lado do fundo do carpete para fora, peguei uma vassoura e comecei a sentar o casssete no carpete. Impressionante a quantidade de areia que caiu dele. Ficou completamente limpo.
Os cintos de segurança dianteiros estão 100%. Retraem completamente. Os lavei e guardei.
Os cintos traseiros, as fivelas são uma fonte de preocupação. Tem pontos de oxidação. E um dos cintos deve ter sido esquecido para fora do carro e raspou no asfalto até comer a cinta de nylon e destruir a fivela e seu acabamento plástico (foto abaixo). Estou a procura de um cinto.

E os outros dois cintos. Em condições regulares, com oxidação. Também quero trocar essas fivelas.


Se alguém tiver o jogo e quiser fazer uma proposta, pode enviar MP ou mandar mail.
Enquanto isso, o Monzão tá aguardando ser chamado para a funeca e pintura (que é a parte que agora mais interessa).