O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
- coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Não tenho grandes novidades:
Agora tarde tentei soltar o coletor de escape, mas esbarrei na falta de uma chave tipo “L” 13 mm que sirva para a retirada dos parafusos da parte de baixo, amanhã vou providenciar.
E também tem dois parafusos da parte de cima (parafusos do coletor) que estão com a cabeça sextavada avariada e a chave gira direto, vou ter de arrumar uma forma de retirar eles.
Se não conseguir retirar estes parafusos vou soltar os parafusos do primeiro estagio do escape e levo num torneiro pra tirar os parafusos do coletor.
Só para completar; desisti do kit de chaves soquetes, estas chaves eu já tenho quase todas e na verdade o que preciso é apenas a chave para dar o aperto no cabeçote, então vou comprar o torquímetro que postei La atrás (se alguém tiver umas dicas de uso me passa ai, por favor) e uma chave soquete sextavado 19 mm, com encaixe 3/4” (ainda estou na dúvida se compro esta ou a de 1/2”) e longa, o ruim é que não achei nenhuma da marca Gedore.
Se alguém tiver(se não me engano o Savio tem) um torquímetro destes me explica se posso usar as duas medidas de encaixe 3/4” e 1/2”, pois de um lado é uma medida e do outro é outra, pelas imagens o encaixe de 3/4” fica abaixo (olhando de frente para o “mostrador” de escala), meu medo é comprar a chave com encaixe de 1/2” e ter de apertar o cabeçote com o torquímetro de cabeça para baixo e não ter um torque “exato”.
Achei um site que explica muito bem o principio de funcionamento de torquímetro e de goniômetro, que vale a pena dar uma lida:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/ ... imetro.swf
Agora tarde tentei soltar o coletor de escape, mas esbarrei na falta de uma chave tipo “L” 13 mm que sirva para a retirada dos parafusos da parte de baixo, amanhã vou providenciar.
E também tem dois parafusos da parte de cima (parafusos do coletor) que estão com a cabeça sextavada avariada e a chave gira direto, vou ter de arrumar uma forma de retirar eles.
Se não conseguir retirar estes parafusos vou soltar os parafusos do primeiro estagio do escape e levo num torneiro pra tirar os parafusos do coletor.
Só para completar; desisti do kit de chaves soquetes, estas chaves eu já tenho quase todas e na verdade o que preciso é apenas a chave para dar o aperto no cabeçote, então vou comprar o torquímetro que postei La atrás (se alguém tiver umas dicas de uso me passa ai, por favor) e uma chave soquete sextavado 19 mm, com encaixe 3/4” (ainda estou na dúvida se compro esta ou a de 1/2”) e longa, o ruim é que não achei nenhuma da marca Gedore.
Se alguém tiver(se não me engano o Savio tem) um torquímetro destes me explica se posso usar as duas medidas de encaixe 3/4” e 1/2”, pois de um lado é uma medida e do outro é outra, pelas imagens o encaixe de 3/4” fica abaixo (olhando de frente para o “mostrador” de escala), meu medo é comprar a chave com encaixe de 1/2” e ter de apertar o cabeçote com o torquímetro de cabeça para baixo e não ter um torque “exato”.
Achei um site que explica muito bem o principio de funcionamento de torquímetro e de goniômetro, que vale a pena dar uma lida:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/ ... imetro.swf
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Coy, eu tive um torquímetro assim, muito parecido, mas larguei para trás na mudança. E não me lembro mais das medidas. Mas é fácil. Quando o torquímetro chegar, vá com ele até a loja de ferramentas e experimente o soquete adequado, para então adquiri-lo.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Existe tb um adaptador para 1/2 e 3/4.
Normalmente soquetes maiores são encaixe 1/2 e os menores 3/4, mas como disse, um adaptador resolve
http://busca.lojadomecanico.com.br/?bus ... 520soquete
Para soltar o coletor de escape tive um pouco de trabalho por parafusos apertados em demasia e cabeça querendo danificar. Joguei muito WD40 e tirei. Se a cabeça estiver muito danificada, tente um alicate de pressão.
O que me deu bastante trabalho foi soltar os 2 parafusos que prendem o tubo de descarga. Esse tive que meter muito WD40 e também maçarico GLP. Só quando ficou bem quentinho que soltaram.
Um extensor tb é necessário
http://busca.lojadomecanico.com.br/Busc ... e+extensor
Normalmente soquetes maiores são encaixe 1/2 e os menores 3/4, mas como disse, um adaptador resolve
http://busca.lojadomecanico.com.br/?bus ... 520soquete
Para soltar o coletor de escape tive um pouco de trabalho por parafusos apertados em demasia e cabeça querendo danificar. Joguei muito WD40 e tirei. Se a cabeça estiver muito danificada, tente um alicate de pressão.
O que me deu bastante trabalho foi soltar os 2 parafusos que prendem o tubo de descarga. Esse tive que meter muito WD40 e também maçarico GLP. Só quando ficou bem quentinho que soltaram.
Um extensor tb é necessário
http://busca.lojadomecanico.com.br/Busc ... e+extensor
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Não seria ao contrario?eduardo_saura escreveu:Existe tb um adaptador para 1/2 e 3/4.
Normalmente soquetes maiores são encaixe 1/2 e os menores 3/4, mas como disse, um adaptador resolve
http://busca.lojadomecanico.com.br/?bus ... 520soquete
repare o que diz a descrição deste adaptador:
• Medidas: 3/4" (F) x 1/2" (M)
Sendo a ponta fêmea com diâmetro maior.
Eu estou acompanhando a sua luta.
A questão é que quero logo comprar junto com o torquímetro pela Loja do Mecânico.Savio Almeida escreveu: Mas é fácil. Quando o torquímetro chegar, vá com ele até a loja de ferramentas e experimente o soquete adequado, para então adquiri-lo.
Aqui no Rio a unica loja que achei esta chave longa (tem de ser a longa, se não não encaixa em todos os parafusos do cabeçote) esta R$67.00 e no site Loja do Mecânico custa R$ 34.00.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Sim, sim, ao contrário.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Uma dica também é depois de esquentar dar umas marteladas na cabeça do parafuso, e ir forçando ele nos dois sentidos, de aperto, e desaperto, bate, esquenta, gira... aos poucos ele sai...
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Vale lembrar que o aquecimento vai dilatar o parafuso e vai prendê-lo no bloco que está mais frio, portanto contraído.vrsilva escreveu:Uma dica também é depois de esquentar dar umas marteladas na cabeça do parafuso, e ir forçando ele nos dois sentidos, de aperto, e desaperto, bate, esquenta, gira... aos poucos ele sai...
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Mas é só aquecer o bloco, e se quiser teve usuário aqui que inclusive colocou gelo na cabeça do parafuso...
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